Músculos do corpo humano

O que é coordenação motora fina e grossa

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 13 dezembro 2019
O que é coordenação motora fina e grossa

A coordenação motora é a capacidade que temos de usar e controlar nossos músculos para realizar determinada atividade física ou movimento, como gatinhar, dançar, pular corda, escrever, bordar, etc. Dentro desta categoria distingue-se a coordenação motora fina e grossa, mas o que significa isso? De forma a responder à sua dúvida, preparámos este informativo artigo umComo.com.br. Continue lendo para descobrir o que é coordenação motora fina e grossa.

Também lhe pode interessar: Intersexualidade: o que é e tipos

Passos a seguir:

1

Nossa coordenação motora é estimulada e desenvolvida desde cedo e sem que tenhamos consciência disso. Começa em bebês quando tentamos pegar um objeto, quando gatinhamos, quando começamos a caminhar, etc.

2

Quando chega a hora de crianças irem para a escola, sua coordenação motora é colocada à prova através de exercícios como colorir um desenho, contornar linhas, fazer ginástica, etc.

O que é coordenação motora fina e grossa - Passo 2
3

Para distinguir as diferentes atividades físicas que partem da coordenação motora, criaram-se dois grupos: a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa.

4

A coordenação motora fina está relacionada com as atividades que requerem o movimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Esses movimentos são delicados e específicos, tais como desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, etc.

O que é coordenação motora fina e grossa - Passo 4
5

Por outro lado, a coordenação motora grossa diz respeito a atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, resultando em movimentos maiores. É o caso de caminhar, saltar, correr, subir e descer escadas, dançar, rastejar, etc.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é coordenação motora fina e grossa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Adelaide Alves Fagundes
Fiquei muita feliz pelas informações obtidas.Foi de grande valia.Um forte abraço e obrigado.
jaqueline cristina
estou muito agradecida por esse estudo maravilhoso top #cê acredita
A sua avaliação:
Anália Neta
Foi de grande valor para a minha pessoa o curso da pós que estou fazendo vou trabalhar especificamente com esses modalidade . Obrigada pela contribuição !
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Anália! Valeu pelo comentário ;) Continue nos acompanhando!
Bianca
Quando foi publicado?
A sua avaliação:
Adailma
Para a educação infantil na fase de alfabetização é de suma importância e eu tenho interesse em aprender mais sobre a coordenação motora grossa e fina para ajudar minhas crianças e essas informações p mim está sendo muito importante. Claro 5 estrela.....
Domélia Amélia dos Santos Cipriano
Como se avalia a motricidade completa nas crianças deficientes?
1 de 3
O que é coordenação motora fina e grossa