Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta


Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta

O câncer de garganta é um dos mais comuns, e quando detectado a tempo as expectativas de cura são de 90%, na maior parte dos casos a doença demora a ser descoberta, por isso é importante conhecer um pouco mais acerca dela, os seus sintomas e fatores de risco. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os primeiros sintomas do câncer de garganta e damos-lhe toda a informação básica sobre esta doença.

Foto: becomesingers.com

Instruções
  1. O câncer de garganta pode começar nessa zona e estender-se até às cordas vocais, laringe, esôfago, parte de baixo do pescoço, etc. Depois de surgir nesta zona e de se estender pelos outros órgãos do corpo o prognóstico fica mais complicado, daí a importância de o detectar a tempo e para o seu avanço.

  2. Um fator de risco importante neste tipo de câncer são os hábitos e fatores ambientais. Fumar e mascar tabaco e consumir álcool em excesso são determinantes, mas além disso, o Vírus do Papiloma Humano ou VPH é um dos principais responsáveis por este tipo de câncer. Transmitido através do sexo oral representa um fator de risco.

  3. A maior parte dos pacientes de câncer são homens adultos de 50 anos. Eliminar o consumo de tabaco, controlar a ingestão de álcool, ter uma dieta saudável e usar proteção durante o sexo oral são as principais recomendações para o prevenir, no entanto se é fumador passivo ou ativo, recomenda-se que vá ao médico uma vez por ano para uma revisão de descarte.

  4. Os principais sintomas de câncer de garganta são:

    - Perda de voz ou rouquidão persistente, que não melhora passado 1 ou 2 semanas de tratamento.

    - Dor de garganta, inclusivamente depois de tomar medicamento, não melhora depois de 1 ou 2 semanas.

    - Dor e desconforto no pescoço que podem vir acompanhados de nódulos nessa zona.

    - Tosse que pode vir acompanhada de sangue em algumas ocasiões.

    - Sons estranhos ao respirar e dificuldades para o fazer de forma adequada, o que pode produzir fadiga e cansaço.

    - Em casos mais avançados, dificuldade em engolir e perda de peso.

  5. Um número significativo de casos de câncer de garganta complica-se por não serem detectados a tempo, daí a importância de diminuir ou eliminar os fatores de risco, fazer exames de saúde completos uma vez por ano e ir ao médico perante qualquer sinal ou possível sintoma.

  6. Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta , recomendamos que entre na nossa categoria de O câncer.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta :


25 comentários


19-10-2014 disse:
Não foi muito util porque não está muito explicado :/
09-10-2014 disse:
Devido uma tosse grande que tive , alguma coisa prejudicou minha garganta do lado esquerdo, quando falo muito minha voz some e dói muito como se estivesse cortado as cordas vocais...tomei varios remedios a tosse diminuiu, mas quando vem a tosse fico com falta de ar e falando as vezes a voz corta devido uma dor que aparece no lado esquerdo da garganta...vou no otorrino somente terça da proxima semana...
28-09-2014 disse:
como saber se tenho cancer de garganta
28-09-2014 disse:
ola. tenho 43 anos e sinto uma leve dor na garganta,junto co uma leve dor de cabeça,esses são os únicos sintomas que vem me chamando atenção,como faço para diagnosticar se algo estar errado? Obrigada.
28-09-2014 disse:
olá boa noite tirando duvidas tenho 40 anos completado no dia 05/ 09/2014 meço 1,72 alt peso 86 kg nunca fumei bebo socialmente as vezes fico semanas sem ingerir álcool mas tenho notado que sinto dores na garganta ao espirrar ou quando assoo o nariz dores como se estivesse tendo câimbras tipo nos músculos não tenho abito de ir ao medico mas isto tem mim preocupado como podes tirar minha preocupação e que medico devo procurar. sem mais meu mito obrigado
24-09-2014 disse:
ola! me chamo maria,gostaria de tirar uma duvida estou sentindo, alguma coisa me encomodar no pescosço, Doi um pouco como se fosse uma glándula, no lado esquerdo só que estou com medo de ir ao medico o que devo fazer?
12-08-2014 disse:
Tenho sentido incomodos na garganta abaixo do queijo de ambos os lados. Tenho ficado roca com frequencia, mas realizei uma videolaringoscopia há menos de um ano e estava tudo normal. Será que é possível que seja um cancer de garganta
12-09-2014 disse:
não, fique tranquilo, vc fez os exames e não deu nada....
11-08-2014 disse:
Gostei, só não ficou claro uma coisa: quem nunca fumou e nunca tomou bebida alcoólica e já teve outros tipos de câncer (metástases), pode vir a ter o de garganta, tanto primário como metastático? Obrigada!
04-08-2014 disse:
Caros, tenho 48 anos, saudável, 15 quilos acima do peso, 1,78kg 105 kg, não fumante, não diabético nem hipertensivo, se possível gostaria que me indicasse qual melhor profissional a procurar , a uns dois anos surgiu um pigarro, não sei se é o melhor termo a ser usado, o que acontece na realidade é como se houvesse algo na garganta e me provoca a tossir (não tenho garganta arranhando ou dor de garganta) quando isso ocorre sai uma secreção como se fosse um catarro, diferente do mesmo (fluido, sem rugosidades em geral) , a textura é meio estranha, geralmente é como várias bolinhas aglutinadas na mesma coloração amarelada, aparentemente sem cheiro, isso se tornou comum, algo como umas 4 a 5 vezes ao dia, principalmente durante a madrugada ou ao acordar...ocorre que hoje me surpreendi com a coloração que ficou vermelho negro...muito parecido com o sangue que a poucos dias saia do meu nariz em mais uma crise de sinusite mais séria, (como sangue velho) não que elas sejam freqüentes, mas me mudei para o norte e aqui já tive dois resfriados fortes e consequentemente ao assuar o nariz saia esta secreção vermelho negro como sangue velho, (como se estivesse a muito tempo lá de alguma crise anterior) bom quando ela saia do nariz, sabia que era da sinusite, agora quando tenho esse pigarro e sai da garganta fiquei preocupado, e quero ir a um profissional mais indicado! Detalhe a um mês peguei esta última gripe e consequente crise de sinusite pois estou reformando uma sala, e tem muita poeira, inalei muito pó (lixei parede de concreto velha, madeira, trabalhei neste último mês sem parar com muito produto ( massa corrida cal e agora verniz e thiner, a tinta e verniz não me deixa tonto nem com mal estar....porém acho que exagerei no contato e fiquei preocupado, pois nunca aconteceu isso, começou no início da noite, logo após terminar dois armários de madeira com verniz e thinner, a agora de madrugada voltou a acontecer! Espero que possa me dar uma luz, se pode ser alergia ou um câncer de garganta, devo procurar com urgência um otorrino? Obrigado?
15-07-2014 disse:
Foi de grande importância ter informações a respeito dos primeiros sintomas de câncer de garganta muito obrigado.
15-07-2014 disse:
Olá Jaime, obrigada nós pela sua visita :) Estamos sempre ao seu dispor!
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom