Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta

Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta

O câncer de garganta é um dos mais comuns, e quando detectado a tempo as expectativas de cura são de 90% na maior parte dos casos. A doença demora a ser descoberta, por isso é importante conhecer um pouco mais acerca dela, os seus sintomas e fatores de risco. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta e damos-lhe toda a informação básica sobre esta doença.

Whatsapp 8 Twitter 5 Google +
Instruções
  1. O câncer de garganta pode começar nessa zona e estender-se até às cordas vocais, laringe, esôfago, parte de baixo do pescoço, etc. Depois de surgir nesta zona e de se estender pelos outros órgãos do corpo o prognóstico fica mais complicado, daí a importância de o detectar a tempo e parar o seu avanço.

  2. Um fator de risco importante neste tipo de câncer são os hábitos e fatores ambientais. Fumar, mascar tabaco e consumir álcool em excesso são determinantes, mas além disso, o Vírus do Papiloma Humano ou VPH é um dos principais responsáveis deste tipo de câncer. Transmitido através do sexo oral representa um fator de risco destacado. Se quer conhecer mais acerca da sua forma de transmissão, consulte o nosso sobre qual é a relação entre o sexo oral e o câncer de garganta.

  3. A maior parte dos pacientes de câncer de garganta são homens adultos com mais de 50 anos. Eliminar o consumo de tabaco, controlar a ingestão de álcool, ter uma dieta saudável e usar proteção durante o sexo oral são as principais recomendações para o prevenir, no entanto se é fumador passivo ou ativo, recomenda-se que vá ao médico uma vez por ano para uma revisão de descarte.

  4. Os principais sintomas de câncer de garganta incluem:

    • Perda de voz ou rouquidão persistente, que não melhora passada 1 ou 2 semanas de tratamento.
    • Dor de garganta, inclusive depois de tomar medicamento, não melhora depois de 1 ou 2 semanas.
    • Dor e desconforto no pescoço que podem vir acompanhados de nódulos nessa zona.
    • Tosse que pode vir acompanhada de sangue em algumas ocasiões.
    • Sons estranhos ao respirar e dificuldades para o fazer de forma adequada, o que pode produzir fadiga e cansaço.
    • Em casos mais avançados, dificuldade em engolir e perda de peso.
  5. Um número significativo de casos de câncer de garganta complica-se por não serem detectados a tempo, daí a importância de diminuir ou eliminar os fatores de risco, fazer exames de saúde completos uma vez por ano e ir ao médico perante qualquer sinal ou possível sintoma.

    Deixar de fumar reduz de forma considerável o risco de sofrer desta doença, por isso se tem este hábito é recomendável deixá-lo para garantir o seu bem-estar.

  6. No caso de apresentar algum dos sintomas de câncer de garganta que referimos anteriormente, é importante que consulte um médico para que este o examine e indique o tratamento a seguir.

    Deve ter em conta que, dependendo da evolução da sua doença, a forma de tratar este câncer pode ser com a quimioterapia ou a radioterapia ou, também pode incluir algum cirurgia para tentar remover o tumor.

  7. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de O câncer.

Conselhos
  • Perante qualquer incômodo na garganta que se prolongue por mais de uma semana, é conveniente ir ao médico.
  • Os sintomas do câncer de garganta podem ser também sintomas de qualquer outra condição na zona, como inflamações e infeções, por isso o melhor é consultar o seu médico para que este lhe faça o diagnóstico adequado.
Whatsapp 8 Twitter 5 Google +

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta :


83 comentários


01-02-2016 disse:
Eu tenho 22 anos Bebo Socialmente e Fumo .uns 3 meses pra ca estou sentindo Um nó na Garganta Uma Dor no Pescoco , estou nao sinto dor nada, Passei ao medico ele olho minha garganta e ele disse que era Stres estou com mto medo :( alguem Pode me Ajudar o nó vem passa e volta
31-01-2016 disse:
Sinto encômado na garganta mais do lado direito acompanhado de tosse seca ja uns 3 meses,não tenho febre não fumo beber o normal
19-01-2016 disse:
Comecei agora mesmo a dor leve na garganta do llado direito encomoda muito sou fumante de cigarro menta
15-12-2015 disse:
bolas pequenas na gargan ate na faringe e normal pouco rouca parece alergias sinto todos os sintomas pode sr outra coisa ou o cancer tenho isso a 6 anos
25-11-2015 disse:
eu estou com um caroço no pescoço a mais ou menos a um ano não sinto dor como normal não fiquei rouca mais fico preocupada pois eu usava corega mais parei de ussar
25-11-2015 disse:
Sinto incômodo qnd engulo saliva aí paresse q tem algo na garganta isso já tem algum tempo ..não sinto mais nada ..só isso...oq pode ser
22-01-2016 disse:
Também tenho este incomodo que aparece quando diminui a temperatura.
01-02-2016 disse:
Celia estou sentindo o msm estou com medo! Tenho 22 anos meu pescoso doi e estou sentindo um no na garganta Fui ao medico ele dise que é Stres estou mto com medo, so que issoo ja faz uns 3 meses ;(
23-11-2015 disse:
Como não confundir o câncer com a inflamação?
13-11-2015 disse:
MINHA GARGANTA ESTÁ DOENDO AS VEZES E MINHA VOZ FICANDO COM ROQUIDÃO ISSO SIGNIFICA CÂNCER ?
26-10-2015 disse:
Amanheci com dor no pescoço do lado direito e alguma coisa q parece q esta presa na garganta q esta me incomodando muito o q pode ser isso?
11-11-2015 disse:
qual foi o diagnóstico ? melhorou? eu acordei assim ontem, estou preocupado
23-11-2015 disse:
lucimara estou do mesmo jeito , só que os sintomas já duram quase 3 meses , já fui ao otorrino e ele disse ser refluxo ,dia 3/12 tenho consulta com o gastro e dia 15/12 exame de naso-laringo-laringoscopia , estou com suspeitas... pois incomoda muito sinto que está descendo em direção ao peito . tenho 35 anos , não fumo e nem bebe ! muito estranho. vc já melhorou ?
25-10-2015 disse:
Meu namorado depois de um día de muita cerveja acordou com umas dores de garganta insuportavel e com o corpo todo quente e dificuldads na fala uk pode ser gente me ajudem porfavor
20-10-2015 disse:
nossa nao sabia que cigarro causa isso pena que pai nao para de fumar a toneai meu pai nem liga que ele morro pis ja ta sei fala kkkkkk meu sonha vai se realizar viva meu pai vai morrer mais valeu assi mesmo
11-12-2015 disse:
Katiana pelo Amor de Deus vai estudar ' é impossivel decifrar o que vc escreveu... ""a toneai meu pai nem liga que ele morro pis ja ta sei fala kkk ""
18-10-2015 disse:
Eu sinto dor Na garganta e uma tosse dor de cabeca a quatro anos ja fui a medico to tomando remedio. A. Dor vai e volta. Mas essa semana ta pior. As vezes em tossir cuspo sargue
02-10-2015 disse:
to com uma duvida que está me deixando preocupado, a 6 dias acordei com dor leve no lado direito da garganta e quando aperto doe um pouco quase no meio do pescoço. só que não sinto febre nem sintomas de gripe nem rouquidão afinal nada de sintomas virais não tenho tosse fui ao medico ele falou que minha garganta estava só um pouco vermelha tomei os medicamentos e não estou vendo melhorar no caso. não sou fumante. será que vcs podem me ajudar. [será que estou com inicio de câncer de garganta?]
30-01-2016 disse:
Também estou com esse sintoma. Amanheci assim dia 24jan, e era uma dor intensa. Com os dias foram diminuindo, mas hoje (30jan), ainda sinto um incomodo, e decidi pesquisar algo na net. Também não fumo e nem bebo, e to achando muito estranho, porque não tenho outros sintomas. Irei ao médico semana que vem pra se tem um diagnóstico mais preciso.
27-09-2015 disse:
Estou com um caroço no final da lingua meio amarelado e tipo uma pelinha meia enbraquicada sera que tenho câncer?
19-09-2015 disse:
Estou com algo me incomodando na garganta. Não doi. Já fiz endoscopia e deu esofagite. Como tratar? Já mudei a alimentaçaõ, mas o incomodo ainda continua.Por favor me ajudem pois estou preocupada. Muito obrigado pela atenção
17-09-2015 disse:
Nossa eu tou sentido um nódulo na garganta mais não tou sentido dor só tou encomodada... alguém pode mi ajudar. ..
20-08-2015 disse:
Boa noite, eu tou sentir sabor doce no meio da garganta, parece que comi algo com muito açúcar. Podes ser câncer de garganta?
18-08-2015 disse:
quando tem cancer de garganta, a pessoa fica cuspindo gosma direto, vezes seguidas?
11-08-2015 disse:
to com uma encomoda dor na garganta o que devo fazer nessa ocasiao para nao poder me preocupar com pensamentos besta tipo como cancer tenho hj 30 anos
16-07-2015 disse:
Boa noite meu pai tem 58anos fuma a mais de vinte anos bebe a mais de vinte anos tabem ele tem vários problemas agora fais um mês que ele não consegui comer nada só sopa ainda batinda no liquidificador e com ajuda de água pra ajuda desse ele perdeu pezo foi no médico e o médico deu só omeprazol pró estômago mais está com quize dias e não melhorou nada ?
13-07-2015 disse:
Eu sinto d duas semana como tivesse. Co cabelo na garganta. Oque pode ser
09-07-2015 disse:
eu estou com ferimento na gargante mais nao sinto dor nem desconforto nem perda de de voz nem avermelhamento no rosto o que isso.
01-07-2015 disse:
QUAL TRATAMENTO UMA PESSOA QUE TEM CANCER NA GARGANTA FAZ ,ELA CORRE RISCO DE MORRER E TEM PRASOS PARA ESSA DOENÇA E COMO ELA VIVE COM ISSO?
29-06-2015 disse:
Gostei bastante.
30-06-2015 disse:
Oi Marina, que bom saber que foi do seu agrado! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando o site :)
26-06-2015 disse:
Minha garganta doe e cossa o q sera doe so de um lado
26-06-2015 disse:
Estou muito preucupada mnha garganta doe e ficar ardendo
15-06-2015 disse:
Estou muito preocupada, a alguns dias eu pegava no pescoço e tava doendo.. E agora quando vou engolir começa doer. la dentro.. Oq pode ser isso?
10-06-2015 disse:
estou com problema para engolir os alimentos, tudo o que eu como demora para descer para o estomago fico intalada tenho que tomar agua, e agora parece que tem alguma coisa parada na garganta e isso esta me encomodando fica raspando e estou ficando sempre com o estomago embrulhado ruim com ancia de vomito Estou com assustada com esses sintomas por favor voce pode me responder este e-mail
11-07-2015 disse:
Ola goretti silva tudo estou com o mesmo sistoma seu. Vc foi ao médico tem algum resultados disso. Estou muita preocupado, estou indo médico segunda feira, se vc sobre de alguma coisa sobre isso mim passe pra mim fasso mim um favor. Obrigado.
31-05-2015 disse:
Tenho uma ardência constante, ou seja um desconforto na garganta e as vezes parece que é na lingua, já fui ao otorrino e ao dentista mas eles não souberam me informar o que poderia estar causando este desconforto e ardência, não tem íngua e nem sangra . O que pode ser a causa. ME ajudem por favor. Tenho feito tratamento pra fungo ´mas não está surtindo o efeito esperado.
31-05-2015 disse:
Tou sentindo enconodo na garganta ... De uma hora pra outra ! Estou gripada mas já gripei e nunca sentir algo parecido e como fosse um então ! As coisas parece que não desce direito ! Qual exame fazer pra saber ?
27-05-2015 disse:
nao sei
03-05-2015 disse:
O canser de garganta sai uma gosma trasparente.e nodulo acima da tiroide
21-04-2015 disse:
to com minha garganta fais um ano enfexionada nao sara com remedio nenhun e doi muito dos lados estao cortadas uma aberturae sinto andar dentro da garganta tempo todo doi muito o meu pescoso e agora apareceu na linga umas bolinha brancas e sento q etem alguma coisa solta dentro da garganta qando eu respiro qe sera isso
19-04-2015 disse:
ola,as vezes cuando estou adormecendo acordo com aquela agonia parece que ta tapando minha carganta fico alguns segundos sem ar depois consigo respirar normal,queria ter algum comentario se alguem souber o que e estou preocupado obrigado..
06-04-2015 disse:
doctor desd q fiquei grávida,que escarro muito,sinto muita cocegas no seio da boca e a garganta no principío está enbranquisada.O q será?
30-03-2015 disse:
Sinto tipo. Uma ardencia no pescoço Doi as vezes e cancer e tem uma ferida na minha gengiva q nao sara. Tenho 17 anod
29-03-2015 disse:
estou asustada pois sou fumante e a alguns meses primeiro comecei a ter afitas na lingua bem no canto da lingua bem proximo da garganta e doia muito aponto deu não conseguir comer nada e agora a mas ou menos 2 meses sinto uma dor orivel na garganta e ja percebi um caroço tipo ingua eu tomo tandrilaquis e a dor para e depois de auguns dias volta e tenho ronquidão vcs podem me dar uma orientação por favor obrigada
24-03-2015 disse:
Pode ter câncer com 24 anos?
21-03-2015 disse:
TO sentindo uma dor de garganta orrivel e parece que tem uma pequena bolinha na minha garganta que não deixa nada passar quando passa , passa arranhando ,e tem mais ou manos duas semanas , já tomei um antibiotico e paracetamol mais não adianta. e mau filho de 5 anos vira e mexe esta com a garganta emflamada .pode ser algum sitoma dele também de câncer de garganta .
27-02-2015 disse:
quas sao us primeiro sintomas de cancer na garganta sempre uma ves no ano fico gripada e roca sempre fico 3 dias ou 4
02-02-2015 disse:
Adorei a postagem
03-02-2015 disse:
Oi Deisinha, muito obrigada! ;)
25-01-2015 disse:
foi detectado a travez de ultrassom um Nodulo na garganta so que o Medico me encaminhou para o Endocrinologista não sabemos ainda se e benino ou maligno pois a consulta esta marcada para o próximo dia 3/do 2 sinto muita secura e me incomoda bastante ja faço uso de puran 50 ja faz 6 anos que uso preciso de mais informações.
02-07-2015 disse:
Eu tambem estou com esses sitomas mas toda vez que vou medico ele so passa antibiotico e no melhora nada alguem pode mim informa um remedio pra essas dores orrivel que no passr
23-01-2015 disse:
tenho nódulos da tireode e estou me sentindo incomodada com minha garganta que esta arranhando direto ,estou preocupada não sei que exame fazer . pode me ajudar
12-12-2014 disse:
EU TENHO 21 ANOS E TO COM ALGO QUE ESTA ENCOMODANDO MINHA GARGANTA MAIS EU FUMAVA NAO MT MAIS FUMAVA
19-11-2014 disse:
BOM DIA A MINHA VÓ ESTA COM CANCER NA GaRGANTA.EU GOSTARIA DE SABER SE ISSO FOI CONSEQUENCIA Do CIGARRO? obrigado pela atenção.
13-11-2014 disse:
õla não foi util pois meu irmao tem uns caroços no pescoso tem 33 anos fuma e bebe e queria imagens de caroços ou foto de gente com cancer de laringe pra ver se e nao t ive essa resposta obrigado
31-10-2014 disse:
senti coceira na garganta tossi uma ou duas vezes ,quando o ar do meu pulmão saiu, eu não consegui respirar por uns 30 segundos ,minha garganta trancou, eu vi a morte foi terrível,me ajudem por favor estou com medo de acontecer de novo e eu morrer.
19-10-2014 disse:
Não foi muito util porque não está muito explicado :/
07-01-2015 disse:
claro q ta bem explicado
09-10-2014 disse:
Devido uma tosse grande que tive , alguma coisa prejudicou minha garganta do lado esquerdo, quando falo muito minha voz some e dói muito como se estivesse cortado as cordas vocais...tomei varios remedios a tosse diminuiu, mas quando vem a tosse fico com falta de ar e falando as vezes a voz corta devido uma dor que aparece no lado esquerdo da garganta...vou no otorrino somente terça da proxima semana...
28-09-2014 disse:
como saber se tenho cancer de garganta