Partilhar
Partilhar em:

A canela aumenta a pressão arterial? Descubra aqui!

Hoje em dia, ainda temos muitas dúvidas sobre quais alimentos e hábitos podem beneficiar ou prejudicar o nosso organismo, mas ainda bem que a medicina não pára e continua pesquisando sobre tudo o que está relacionado com a saúde e o bem-estar. Existem muitas ervas, plantas e especiarias que nos ajudam de formas diferentes. Talvez uma das dúvidas mais frequentes é como a canela afeta a nossa pressão sanguínea, uma especiaria muito aromática utilizada tanto na cozinha como na medicina natural durante séculos. Se estiver se perguntando se a canela aumenta a pressão arterial, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra se é verdade ou se é um mito.

Também lhe pode interessar: Quais alimentos aumentam a pressão arterial

O que é a canela e quais são os seus usos

A canela ou Cinnamomum verum é uma especiaria utilizada há muitos séculos, obtida da casca de uns arbustos originários da ilha de Sri Lanka, que atualmente são cultivados em mais lugares, por exemplo, na Índia e em outros lugares do continente asiático. Desde que se conhece foi utilizada de diversas formas, na realidade, antigamente era usada como moeda de troca por ser uma das especiarias mais procuradas e, atualmente, é utilizada tanto na cozinha, principalmente em sobremesas e doces, como na medicina natural de diversas formas.

Esta especiaria é muito conhecida por ser realmente aromática e também pelo seu sabor doce e característico. Além disso, é conhecida também pelas suas propriedades afrodisíacas, sua capacidade para regular a menstruação, acalmar as dores e incômodos que provoca e por suas propriedades digestivas que aliviam a acidez estomacal e ajudam nas digestões pesadas. Se quiser saber melhor quais são as propriedades da canela, convidamos você a ler este artigo onde conhecerá todas elas.

A canela aumenta a pressão ou não?

Pode ser que tenha ouvido alguma vez que a canela aumenta a pressão, que acelera o ritmo cardíaco e que, por isso, é ruim para quem sofre de hipertensão. Certamente, até poucos anos atrás não havia estudos que esclarecessem este aspecto sobre as propriedades desta famosa especiaria mas, desde a última década, alguns médicos da Georgetown University e da Associação de Diabetes de Israel realizaram diversos estudos e fizeram muitos testes para descobrir como esta especiaria afeta o nosso organismo. Os resultados demonstraram que a canela não atua tão diretamente nos níveis de açúcar no sangue como se acreditava, mas afeta sim a pressão sanguínea. Mais especificamente, os médicos chegaram à conclusão de que a canela ajuda a baixar a pressão e não o contrário!

Por isso, a canela é boa exatamente para quem sofre de hipertensão, mas não é recomendável para quem é hipotenso. Se acha que pode ter hipotensão é muito importante consultar o seu médico, pois ele confirmará o diagnóstico e indicará o tratamento a seguir. Além disso, também recomendamos que leia este artigo para conhecer como tratar a hipotensão arterial.

É importante dizer que, caso seja hipertenso, tomar canela seja da forma que for não é uma solução permanente nem deve ser usada para substituir a medicação receitada pelo seu médico especialista. Simplesmente, trata-se de um alimento que podemos incluir na nossa dieta para ajudar na medicação receitada pelo médico para conseguir o objetivo de reduzir a pressão sanguínea. Se sabe (ou acha) que sofre de hipertensão, consulte seu médico o quanto antes e, além disso, pode ler este artigo para saber como tratar a hipertensão arterial.

Diferentes formas de tomar canela

Agora que já sabe que a canela não aumenta a pressão, mas sim reduz, vai gostar de saber como pode tomar a canela caso não seja hipotenso. A canela pode ser tomada de muitas formas diferentes em pratos frios, quentes, sólidos ou líquidos, não importa; só é necessário que goste do seu cheiro e do seu sabor pois é muito forte e muita gente acha deliciosa, mas outros não gostam muito. Se não gosta mas quer se beneficiar das suas propriedades, sempre pode tomar em comprimidos que pode encontrar em alguns centros dietéticos e ervanários.

Para quem gosta do seu sabor, a canela oferece uma infinidade de possibilidades na cozinha e poderá encontrá-la facilmente em supermercados e ervanários tanto em pó, como em pau ou óleo essencial. Pode tomar um chá de canela ou polvilhar por cima de um chá, ou ainda pode optar por fazer algumas sobremesas deliciosas com esta especiaria tão antiga; experimente os irresistíveis brownies de canela, você vai adorar. Além disso, se também procura perder alguns quilos, recomendamos que siga os conselhos que encontrará neste artigo sobre como emagrecer com canela. Estas receitas tão fáceis servirão para ajudar você a obter todos os benefícios da canela, ao mesmo tempo que desfruta de todo o seu sabor.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A canela aumenta a pressão arterial? Descubra aqui!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (7)

Escrever comentário sobre A canela aumenta a pressão arterial? Descubra aqui!

7 comentários
Cleonice Neris Mendes
Boa tarde,eu sou hipertensa,mas quando faço uso da canela na minha alimentação,fico com falta de respiração e uma pressa ,batimento cardíaco fora do normal,o mesmo acontece com o gengibre.Pode me explicar o porque?
Gilberto dos Santos Gilberto dos Santos c Gilberto dos Santos
Excelentes Informações
Jorge Luiz De Araújo
Sou hipertenso,posso consumir canela nos alimentos?
Editor umComo.com.br
Oi Jorge! A canela é boa exatamente para quem sofre de hipertensão, mas não é recomendável para quem é hipotenso.
JOSE ROBERTO DE CASTRO
EU TOMO BANHO DE CANELA TODOS OS DIAS PARA ATRAIR SORTE COM LOURO E CRAVO TENHO PRESSÃO ALTA TOMO REMÉDIO SE EU TOMAR BANHO COM A CANELA PODE IR PARA OS PORO E ABAIXAR MUITO A MINHA PRESSÃO PORQUE AS VEZES SINTO QUEDA DE PRESSÃO PODE SER A CANELA QUE FICOU NO MEU CORPO
Maria julia
gosto imenso da vossa maneira de informar as pessoas ,acerca de qualquer pergunta; assim, k estou muito grata por isso visto k, sou hepertensa ,tomo medecinas,mas costo muito de usar a canela em doces , em liquados ,enfim;, adoro o aroma e o sabor da canela;por isso muito obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom que pudemos ajudar. Continue acompanhando os nossos artigos e rápidas melhoras!
Arminda Fajardo
Será que a canela faz subir a tensão arterial
Editor umComo.com.br
Oi Arminda! A resposta à sua pergunta pode ser encontrada no texto.
Misael Alencar
Zapper de doutora hulda é verdade? ou seja eletroterapia em 15 hertz, 2,5 khertz e 30 khertz.
Achei seu site muito interessante e bem fundamentado. É em site assim que eu passo acreditar. porque sei que são horas de pesquisas a procura da verdade. Parabéns!!!

1 de 4