Partilhar

Álcool em gel funciona?

Por Letícia Lima. 16 março 2020
Álcool em gel funciona?

Uma das recomendações oficiais da Organização Mundial de Saúde frente a pandemia do COVID-19 é a higienização das mãos com água e sabão e desinfetantes à base de álcool. Mesmo assim, são muitas as pessoas que se perguntam se o álcool em gel funciona.

Neste artigo do umCOMO explicamos quando o álcool mata vírus e desinfeta as mãos. Mostraremos, também, um passo a passo para a limpeza correta ao lavar as mãos e daremos uma receita muito fácil para fazer seu próprio desinfetante de mãos caseiros.

Também lhe pode interessar: Como fazer álcool em gel caseiro

Álcool em gel funciona?

Sim, álcool mata o coronavírus quando usado corretamente. O uso de água e sabão e desinfetante à base de álcool é uma recomendação oficial da OMS [1]. Eliminar os germes e bactérias que se acumulam nas mãos e entre os dedos não é só recomendável para prevenir o COVID-19, como também muito eficaz na prevenção de infecções gastrointestinais, constipações, gripes e outros vírus. Para desinfetar suas mãos o aconselhável é lavá-las com água e sabão e utilizar álcool em gel como complemento, ou para quando você estiver fora de casas.

O álcool é um potente antisséptico que tem um grande poder bactericida e é capaz de eliminar até 90% das bactérias que se encontram nas mãos. Para isso, sua concentração deve ser de no mínimo 70%.

Álcool em gel mata vírus

O álcool é antisséptico, isto é, tem a capacidade de destruir germes e evitar sua proliferação. É um produto que inibe o crescimento de bactérias e destrói os microrganismos que podem ser encontrados na pele e que podem colocar sua saúde em risco. Além disso, o álcool tem um amplo espectro de atuação, podendo ser bactericida e viricida, por isso se trata uma das melhores opções que podemos usar para desinfetar.

Outro motivo pelo qual o álcool desinfeta é porque contém etanol, um componente que possui uma atividade viricida maior que os outros tipos de álcool. Esses são alguns dos elementos que tornam o álcool antisséptico um dos melhores produtos desinfetantes:

  • Sua ação é rápida;
  • Não faz mal à pele;
  • O tempo de duração do seu efeito é suficiente para permitir sua ação desinfetante.
Álcool em gel funciona? - Álcool em gel mata vírus

Receita de desinfetante para as mãos com álcool

Nos últimos dias, a existência dos géis desinfetantes para mãos está sendo afetada pela avalanche de pessoas dispostas a comprar um deles. A recomendação oficial da OMS é optar por produtos certificados por um fabricante, Mas, caso já não esteja disponível devido à alta demanda, sugerimos essa receita de desinfetante para as mãos com álcool

Estes são os ingredientes necessários:

  • 8 colheradas de aloe vera (babosa);
  • 90 ml de álcool isopropílico concentrado a 70%, no mínimo;
  • 15 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 5 gotas do seu óleo essencial de preferência (esse é opcional, já que é apenas para aromatizar o gel desinfetante).

Como fazer desinfetante para as mãos com álcool

O preparo é muito fácil, siga apenas esses simples passos:

  1. Em um recipiente de vidro, adicione a babosa e adicione os 90 ml de álcool (6 colheres, aproximadamente);
  2. Adicione os óleos essenciais, não sendo necessário seguir uma ordem específica;
  3. Mexa devagar, sem agitar;
  4. Vire a mistura num pote com dosificador e assim você poderá levá-lo na bolsa ou na mochila para qualquer lugar.

Sugerimos a leitura complementar do post que explica como fazer álcool em gel caseiro.

Higiene das mãos

Para desinfetar as mãos você pode lavá-las com água e sabão ou aplicar uma solução alcoólica como o álcool em gel ou outro tipo de desinfetante de mãos.

Lavar as mãos é fundamental para prevenir infecções, inclusive as provocadas pelo coronavírus. Usar géis desinfetantes não é uma má opção caso estivermos fora de casa, mas se você tiver a oportunidade de lavar as mãos, deixe o álcool em gel como um complemento, já que eles não eliminam a sujeira, só desinfetam.

Quando é recomendável lavar as mãos? É certo que nesses últimos dias todos aumentamos a frequência com que lavamos as mãos, mas de fato há certos momentos em que é quase obrigatório lavá-las. Esses são os mais importantes:

  • Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz;
  • Se estiver a menos de um metro de alguém que tenha tossido, espirrado ou assoado o nariz;
  • Depois de ir ao banheiro;
  • Depois de utilizar o transporte público ou chegar da rua;
  • Antes de comer.

Como lavar as mãos corretamente

No umCOMO queremos mostrar também um passo a passo sobre como lavar as mãos de maneira correta para que fiquem bem limpas. Tome nota!

  1. Molhe as mãos e co dade suficiente do sabão que você está acostumado a usar;
  2. Esfregue as palmas das mãos por pelo menos 5 segundos;
  3. Coloque a mão direita em cima da mão esquerda, entrelaçando os dedos. Esfregue Comoo dorso da esquerda contra a palma da mão direita. Faça o mesmo na ordem inversa;
  4. Junte as palmas das mãos, entrelace os dedos e esfregue bem;
  5. Pegue o polegar de uma mão com a palma da mão contrária e esfregue em movimentos circulares. Repita na outra mão e, em seguida, faça o mesmo com cada dedo;
  6. Enxague bem as mãos;
  7. Seque com uma toalha ou papel descartável.

Você pode conferir mais dicas e orientações sobre esse assunto em nosso artigo Truques para limpar as mãos.

Álcool em gel funciona? - Higiene das mãos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Álcool em gel funciona?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. OMS. Preguntas y respuestas sobre la enfermedad por coronavirus (COVID-19). Disponível em: <https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/q-a-coronaviruses/>. Acesso em 16 de março de 2020.
Bibliografia
  • OMS. Preguntas y respuestas sobre la enfermedad por coronavirus (COVID-19). Disponível em: <https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/q-a-coronaviruses/>. Acesso em 16 de março de 2020.

Escrever comentário sobre Álcool em gel funciona?

Álcool em gel funciona?
1 de 3
Álcool em gel funciona?

Voltar ao topo da página