Desinfetantes

Álcool em gel funciona?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Álcool em gel funciona?

Uma das recomendações oficiais da Organização Mundial de Saúde frente a pandemia do COVID-19 é a higienização das mãos com água e sabão e desinfetantes à base de álcool. Mesmo assim, são muitas as pessoas que se perguntam se o álcool em gel funciona.

Neste artigo do umCOMO explicamos quando o álcool mata vírus e desinfeta as mãos. Mostraremos, também, um passo a passo para a limpeza correta ao lavar as mãos e daremos uma receita muito fácil para fazer seu próprio desinfetante de mãos caseiros.

Também lhe pode interessar: Como fazer álcool em gel caseiro

Índice

  1. Álcool em gel funciona?
  2. Álcool em gel mata vírus
  3. Receita de desinfetante para as mãos com álcool
  4. Higiene das mãos

Álcool em gel funciona?

Sim, álcool mata o coronavírus quando usado corretamente. O uso de água e sabão e desinfetante à base de álcool é uma recomendação oficial da OMS [1]. Eliminar os germes e bactérias que se acumulam nas mãos e entre os dedos não é só recomendável para prevenir o COVID-19, como também muito eficaz na prevenção de infecções gastrointestinais, constipações, gripes e outros vírus. Para desinfetar suas mãos o aconselhável é lavá-las com água e sabão e utilizar álcool em gel como complemento, ou para quando você estiver fora de casas.

O álcool é um potente antisséptico que tem um grande poder bactericida e é capaz de eliminar até 90% das bactérias que se encontram nas mãos. Para isso, sua concentração deve ser de no mínimo 70%.

Álcool em gel mata vírus

O álcool é antisséptico, isto é, tem a capacidade de destruir germes e evitar sua proliferação. É um produto que inibe o crescimento de bactérias e destrói os microrganismos que podem ser encontrados na pele e que podem colocar sua saúde em risco. Além disso, o álcool tem um amplo espectro de atuação, podendo ser bactericida e viricida, por isso se trata uma das melhores opções que podemos usar para desinfetar.

Outro motivo pelo qual o álcool desinfeta é porque contém etanol, um componente que possui uma atividade viricida maior que os outros tipos de álcool. Esses são alguns dos elementos que tornam o álcool antisséptico um dos melhores produtos desinfetantes:

  • Sua ação é rápida;
  • Não faz mal à pele;
  • O tempo de duração do seu efeito é suficiente para permitir sua ação desinfetante.
Álcool em gel funciona? - Álcool em gel mata vírus

Receita de desinfetante para as mãos com álcool

Nos últimos dias, a existência dos géis desinfetantes para mãos está sendo afetada pela avalanche de pessoas dispostas a comprar um deles. A recomendação oficial da OMS é optar por produtos certificados por um fabricante, Mas, caso já não esteja disponível devido à alta demanda, sugerimos essa receita de desinfetante para as mãos com álcool

Estes são os ingredientes necessários:

  • 8 colheradas de aloe vera (babosa);
  • 90 ml de álcool isopropílico concentrado a 70%, no mínimo;
  • 15 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 5 gotas do seu óleo essencial de preferência (esse é opcional, já que é apenas para aromatizar o gel desinfetante).

Como fazer desinfetante para as mãos com álcool

O preparo é muito fácil, siga apenas esses simples passos:

  1. Em um recipiente de vidro, adicione a babosa e adicione os 90 ml de álcool (6 colheres, aproximadamente);
  2. Adicione os óleos essenciais, não sendo necessário seguir uma ordem específica;
  3. Mexa devagar, sem agitar;
  4. Vire a mistura num pote com dosificador e assim você poderá levá-lo na bolsa ou na mochila para qualquer lugar.

Sugerimos a leitura complementar do post que explica como fazer álcool em gel caseiro.

Higiene das mãos

Para desinfetar as mãos você pode lavá-las com água e sabão ou aplicar uma solução alcoólica como o álcool em gel ou outro tipo de desinfetante de mãos.

Lavar as mãos é fundamental para prevenir infecções, inclusive as provocadas pelo coronavírus. Usar géis desinfetantes não é uma má opção caso estivermos fora de casa, mas se você tiver a oportunidade de lavar as mãos, deixe o álcool em gel como um complemento, já que eles não eliminam a sujeira, só desinfetam.

Quando é recomendável lavar as mãos? É certo que nesses últimos dias todos aumentamos a frequência com que lavamos as mãos, mas de fato há certos momentos em que é quase obrigatório lavá-las. Esses são os mais importantes:

  • Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz;
  • Se estiver a menos de um metro de alguém que tenha tossido, espirrado ou assoado o nariz;
  • Depois de ir ao banheiro;
  • Depois de utilizar o transporte público ou chegar da rua;
  • Antes de comer.

Como lavar as mãos corretamente

No umCOMO queremos mostrar também um passo a passo sobre como lavar as mãos de maneira correta para que fiquem bem limpas. Tome nota!

  1. Molhe as mãos e co dade suficiente do sabão que você está acostumado a usar;
  2. Esfregue as palmas das mãos por pelo menos 5 segundos;
  3. Coloque a mão direita em cima da mão esquerda, entrelaçando os dedos. Esfregue Comoo dorso da esquerda contra a palma da mão direita. Faça o mesmo na ordem inversa;
  4. Junte as palmas das mãos, entrelace os dedos e esfregue bem;
  5. Pegue o polegar de uma mão com a palma da mão contrária e esfregue em movimentos circulares. Repita na outra mão e, em seguida, faça o mesmo com cada dedo;
  6. Enxague bem as mãos;
  7. Seque com uma toalha ou papel descartável.

Você pode conferir mais dicas e orientações sobre esse assunto em nosso artigo Truques para limpar as mãos.

Álcool em gel funciona? - Higiene das mãos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Álcool em gel funciona?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. OMS. Preguntas y respuestas sobre la enfermedad por coronavirus (COVID-19). Disponível em: <https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/q-a-coronaviruses/>. Acesso em 16 de março de 2020.
Bibliografia
  • OMS. Preguntas y respuestas sobre la enfermedad por coronavirus (COVID-19). Disponível em: <https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/q-a-coronaviruses/>. Acesso em 16 de março de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Álcool em gel funciona?