Melhorar a saúde natural

Bicarbonato com limão serve para quê? - Principais usos

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 2 julho 2020
Bicarbonato com limão serve para quê? - Principais usos

Para cada problema doméstico ou de saúde existem soluções e promessas de tratamentos caseiros. É muito comum que essas fórmulas envolvam o uso de bicarbonato de sódio. A substância é um composto mineral de hidrogênio, oxigênio, sódio e carbono traduzida quimicamente como NaHCO₃. Se sozinho o bicarbonato já promete milagres, quando misturado com limão surge mais uma infinidade de propriedades dessa aliança de substâncias. Neste artigo o umCOMO comenta os usos mais conhecidos do bicarbonato e esclarece: bicarbonato com limão serve para quê?

Também lhe pode interessar: Como fazer banho de assento com bicarbonato

Índice

  1. Bicarbonato faz mal para a saúde?
  2. Bicarbonato com limão emagrece?
  3. Limão com bicarbonato cura câncer?
  4. Limão com bicarbonato tira manchas da pele?

Bicarbonato faz mal para a saúde?

Você verá que o consumo de bicarbonato pode ser indicado para diferentes problemas de saúde ou soluções estéticas. O que não significa que o seu consumo seja 100% saudável e a solução para todos os problemas. O limão em grande parte das vezes é apenas uma estratégia para deixar o sabor mais agradável.

Repare que na maioria dos casos, seja para aliviar uma dor de garganta ou melhorar o incômodo da acidez estomacal, o bicarbonato nunca é indicado como um tratamento a longo prazo e sim como uma alternativa caseira que não substitui a avaliação de um especialista.

O consumo a longo prazo de bicarbonato de sódio pode mascarar sintomas mais graves e não levar a um diagnóstico preciso do problema. Portanto, o bicarbonato não faz mal à saúde se for usado com moderação e se você não estiver dentro do quadro de contraindicações.

Contraindicações do bicarbonato de sódio

Na gestação, principalmente, o bicarbonato só deve ser usado quando indicado por um médico, já que pode aumentar a pressão arterial. Quem tem deficiência de cálcio no organismo ou usa complementos de cálcio também deve pedir uma recomendação médica antes, assim como pessoas como pessoas com problemas respiratórios, renais ou pressão alta.

  • Gestantes
  • Alérgicos a bicarbonato
  • Problemas de respiração
  • Doenças renais graves
  • Baixos níveis de cálcio
  • Pressão alta
  • Problemas cardíacos
  • Crianças menores de 6 anos

Efeitos colaterais do bicarbonato

Seja tomado com limão ou apenas com água, as reações colaterais devem ser observadas e sempre comentadas com um médico. Os efeitos mais comuns são náusea, gases e inchaço. Apesar de ser raras, existem alergias a essa substância. É por isso que qualquer reação estranha deve ser comunicada o quanto antes a um médico.

Bicarbonato com limão emagrece?

Um dos usos mais comentados e questionados da combinação bicarbonato de sódio e limão é no auxílio do emagrecimento. Embora haja inúmeras dietas online que recomendem o consumo de bicarbonato de limão, existem poucas explicações sobre a atuação dessa mistura no organismo, muito menos artigos científicos.

As explicações mais conhecidas justificam a combinação alcalina do limão e bicarbonato para ajudar a desinchar o corpo. A fórmula mais comum é a da proporção do suco 3 limões, para 1 litro de água e 1 colher de bicarbonato de sódio e tomar um copo em jejum.

Portanto, não existe garantia de que o bicarbonato com limão emagrece. Segundo relatos online de pessoas que aderiram a essa fórmula, o ideal é aliar o bicarbonato com limão a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos. Assim como, não fazer disso um hábito a longo prazo, conforme os efeitos colaterais citados anteriormente.

Limão com bicarbonato cura câncer?

No mesmo bonde do bicarbonato com limão para emagrecer vem a história de fazer desse consumo um hábito para prevenir ou até curar o câncer. A explicação que balançou a internet também usava como base a teoria da alcalinidade dessa combinação, alegando que o pH do nosso corpo não deve ser ácido, caso contrário poderia favorecer o desenvolvimento de câncer.

Apesar de ser verdade que a combinação limão e bicarbonato é alcalina ela não é a mais indicada para prevenir, muito menos para curar câncer. Quanto à prevenção, é possível fazer isso através de uma dieta alcalina, que produz sobre o corpo os mesmos efeitos que o bicarbonato com limão teoricamente produziria, só que de uma maneira muito mais saudável e equilibrada.

Já no caso da cura do câncer, só um médico pode te ajudar com essa questão, já que estamos falando de um problema com infinitas variantes e graus de complicações. Em suma, o limão com bicarbonato não cura câncer.

Veja também: Como fazer banho de assento com bicarbonato para equilibrar o pH vaginal

Limão com bicarbonato tira manchas da pele?

Alguns dos tratamentos estéticos mais populares com bicarbonato envolvem a remoção de manchas. O sucesso desses truques dependerá totalmente do tipo de pele e do grau de evolução da mancha. Ainda assim, se os procedimentos forem executados corretamente, estes truques podem ser experimentados sem oferecer riscos à saúde de pele.

Bicarbonato com limão para espinhas

Nesse caso, o que o bicarbonato com limão faz é secar a pele e consequentemente a espinha ou a mancha vermelha:

  1. Prepare uma mistura com suco de meio limão, 2 colheres (sopa)de água e 2 colheres (sopa) de bicarbonato, ou em quantidades que formem a consistência de uma pasta;
  2. Aplique a mistura sobre a espinha ou mancha e massageie por no máximo 2 minutos;
  3. Depois, deixe agir por 5 minutos;
  4. Lave bem o rosto e retire a mistura;
  5. Aplique um creme hidratante;
  6. Repita esse ritual até 3 vezes por semana por no máximo duas semanas;
  7. Para informações ainda mais detalhadas, consulte o artigo sobre como tirar manchas de acne com bicarbonato.

Limão com bicarbonato nas axilas

De acordo com o nosso artigo sobre como usar o bicarbonato para clarear as axilas, você deve seguir este procedimento:

  1. Misture 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio com o suco de 1/2 limão e se necessário água até que se forme uma pasta;
  2. Aplique sobre as axilas limpas e secas e deixe agir por 10 minutos;
  3. Lave com água morna e sabonete neutro;
  4. Repita esse ritual duas vezes por semana até que as axilas clareiem o quanto você deseja, mas não se estenda por mais do que 1 mês.

Bicarbonato com limão: clareamento

O branqueamento dental também é um grande conhecido dentre as propriedades da combinação do bicarbonato com limão. Para aderir, basta escovar os dentes com o suco de meio limão e 1 colher (sopa) de bicarbonato duas vezes por semana, por no máximo um mês. De preferência, converse com seu dentista antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bicarbonato com limão serve para quê? - Principais usos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos

  • Antes de aplicar o bicarbonato na pele, sempre teste em uma região pequena para saber se você não é alérgico (a).
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Bicarbonato com limão serve para quê? - Principais usos