Los peligros de la adicción

Cantores que morreram com 27 anos

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 9 agosto 2023
Cantores que morreram com 27 anos

Muitas vezes as celebridades passam uma imagem de que a vidas delas é apenas fama, glamour e dinheiro. Que o estrelato os blinda de alguma forma dos dramas e dos problemas que as pessoas comuns ou anônimas passam. Mas a realidade claramente não é assim.

Não é porque uma pessoa alcançou reconhecimento por ter sucesso na carreira de cantor ou ator que ela deixa de conviver com problemas reais que permeiam a vida dos seres humanos. Muito pelo contrário. A fama, a falta de privacidade e a publicidade dos atos dessas pessoas deixa a realidade delas muito mais intensa.

Essa pode ser uma das razões, aliada a outros fatores, que contribuem para que algumas dessas celebridades acabem morrendo tão jovens e no auge da sua carreira. Neste artigo do umCOMO, vamos relembrar junto com você alguns cantores que morreram com 27 anos e tentar desvendar se há alguma explicação que justifique o mistério que ronda esta idade específica.

Também lhe pode interessar: Como deixar de fumar com o Champix

Índice

  1. Maldição dos 27
  2. Clube dos 27
  3. Jim Morrisom morreu aos 27 anos?
  4. Outros cantores que morreram aos 27 anos
  5. Cantores brasileiros que morreram com 27 anos

Maldição dos 27

O impacto que as ideias e as atitudes de cantores e atores têm em seu público e em seus fãs gera uma enorme pressão nessas celebridades. Aliado a isso, uma vida e uma carreira extremamente intensas contribuem para aumentar o esgotamento emocional e físico dessas pessoas.

Para suportar toda essa carga, muitos deles recorrem a remédios antidepressivos, soníferos, álcool, drogas e outros entorpecentes. Em alguns casos, chega uma hora que toda essa pressão e o abuso dessas substâncias cobram um preço no organismo da pessoa. São muitos os casos na música internacional e nacional de cantores e cantoras que sucumbiram à intensidade do ritmo de vida e vieram a morrer nesta idade.

Muitos cantores começam a carreira e alcançam o estrelato muito jovens e essa pressão da fama se fez sentir mais cedo. Mas uma idade em especial chama a atenção dos fãs e cria uma aura de mistério com relação a ela: os 27 anos. Ainda, a frequência com que essas mortes precoces aconteceu foi maior nas décadas de 60 e 70, mas não se extinguiu nas décadas seguintes.

Apesar da superstição que envolve esta faixa etária, não há nenhum fator que comprove que os 27 anos esteja mergulhado em alguma maldição[1]. Tudo parece não passar de uma infeliz e triste coincidência. Inclusive, a maioria dos artistas do meio musical não morreu aos 27.

Clube dos 27

Mistério, maldição ou coincidência, fato é que o conjunto de artistas que morreram com 27 anos gerou e gera bastante curiosidade nos fãs que passaram a agrupá-los no chamado Clube dos 27. O conceito nasceu na década de 1970, quando vários ícones do rock morreram em um curto intervalo de tempo. Todos eles deixaram um legado de suas músicas e personalidades.

Quem faz parte do clube dos 27

  • Brian Jones: um dos fundadores do The Rolling Stones, Jones era compositor e multi-instrumentista. Levava seu estilo de vida de sexo, drogas e rock and roll ao extremo. Foi encontrado morto pela namorada no fundo da piscina de sua casa. A verdadeira causa da morte permanece até hoje um mistério que inclui a teoria de que ele teria sido assassinado pelo seu empreiteiro.
  • Jimi Hendrix: lendário cantor e guitarrista foi encontrado morto em um quarto de hotel, em 1970, asfixiado no próprio vômito e a autópsia encontrou nove tipos de soníferos em sua corrente sanguínea, além de uma quantidade enorme de vinho[2].
  • Janis Joplin: super talentosa e dona de uma voz inconfundível, Janis estourou como cantora e compositora no final dos anos 60. Ela viveu uma fase conturbada em seus relacionamentos e teve dificuldades em se livrar do vício em heroína que acabou levando-a à morte por overdose.
  • Jim Morrisom: até hoje as razões de sua morte geram questionamentos, como veremos a seguir.

Jim Morrisom morreu aos 27 anos?

Um dos membros mais icônicos do clube dos 27 é o vocalista da banda psicodélica Jim Morrison. Sua morte causou tamanha comoção que Jim virou uma lenda. Ele foi a personificação do lema “sexo, drogas e rock and roll”.

Em 1971, Jim Morrison foi encontrado morto na banheira do seu apartamento em Paris e, assim como nos casos de Brian Jones e Jimi Hendrix, a causa da morte é envolta em mistério até hoje. O registro oficial revela um ataque cardíaco[3]. No entanto, cinquenta anos após a sua morte ainda são fortes as teorias de overdose e assassinato.

Outros cantores que morreram aos 27 anos

Kurt Cobain

Outro roqueiro ícone deste grupo é o vocalista da banda Nirvana, que sofreu muito com a dependência de drogas e pressão social devido a sua fama. Em 1994, Kurt cometeu suicídio em sua casa, segundo a polícia. Essa versão é contestada por parte dos fãs que defendem que o ídolo foi assassinado.

Amy Winehouse

Dona de um timbre espetacular, Amy alcançou rápido a fama com seu talento e estilo vintage. Contudo, a vida amorosa conturbada, a exploração pejorativa da sua vida íntima e os vícios em drogas e álcool levaram a cantora inglesa de seus fãs. Em 2011, após um período de abstinência, Amy ingeriu uma quantidade muito grande de álcool que a levou a ter uma parada cardíaca fatal.

Cantores brasileiros que morreram com 27 anos

Ícone da música brega e soul brasileira, o cantor Evaldo Braga fez muito sucesso na década de 70, mas morreu de acidente de carro em 1973, também aos 27 anos.

Apesar de não ser brasileiro, o cantor sul-africano André Petrorius morou no Brasil e foi aqui que fundou, na década de 80, a banda Aborto Elétrico que, mais tarde, daria origem as bandas de rock brasileiro Capital Inicial e Legião Urbana. Petrorius também era dependente químico e morreu de overdose na Alemanha em 1988.

Quem não lembra do hit “Só love” da dupla Claudinho e Buchecha, grande sucesso na década de 90 e início dos anos 2000? Pois a ascensão da dupla foi interrompida em 2002 quando Claudinho morreu em um acidente de carro na Via Dutra, meses antes de completar 27 anos.

Os cinco integrantes do fenômeno musical Mamonas Assassinas morreram na faixa dos 25 a 28 anos em um trágico acidente de avião em 1996 quando estavam em turnê pelo Brasil.

Estrelas expoentes da música sertaneja atual, Cristiano Araújo e Marilia Mendonça também são dois cantores que morreram tragicamente perto dos 27 anos. Cristiano sofreu um acidente automotivo fatal em 2015, aos 29 anos de idade, e Marília não sobreviveu à queda de um avião que a levava para um show, aos 26 anos.

Outro expoente da música brasileira que morreu ainda jovem, mas já na casa dos 30, foi o cantor Cazuza, veja neste outro artigo Como Cazuza morreu e outros detalhes que envolvem o falecimento deste espetacular artista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cantores que morreram com 27 anos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Referências
  1. MALDIÇÃO. ARTISTAS QUE MORRERAM AOS 27. Disponível em: <https://lifestyle.sapo.pt/fama/noticias-fama/artigos/maldicao-artistas-que-morreram-aos-27-anos#:~:text=Amy%20Winehouse%20e%20Kurt%20Cobain,verificado%20no%20mundo%20das%20celebridades./>. Acesso em 04/08/2023.
  2. CLUBE DOS 27. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/blog/clube-dos-27/>. Acesso em 04/08/2023.
  3. CLUBE DOS 27. RELEMBRE OS ARTISTAS QUE MORRERAM AOS 27 ANOS. Disponível em: <https://www.terra.com.br/diversao/musica/clube-dos-27-relembre-os-artistas-que-morreram-aos-27-anos,e586b1d1988098591d4b4da3a4ec1079sdbl9avz.html/>. Acesso em 04/08/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cantores que morreram com 27 anos