Transtorno bipolar

Causas do transtorno bipolar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Causas do transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma doença mental, também conhecida como doença maníaco-depressiva, onde o afetado apresenta mudanças de humor incomuns, podendo passar de muito alegre ou animado a muito triste ou deprimido sem uma razão aparente. Caracteriza-se pela alternância de episódios maníacos e episódios depressivos, e requer um tratamento e controle médico para a vida inteira com o objetivo de diminuir os sintomas e melhorar a vida pessoal e social do paciente. Para que conheça mais detalhes, no seguinte artigo de umComo mostramos a você quais são as causas do transtorno bipolar, assim como os seus sintomas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Como tratar o transtorno bipolar

Índice

  1. Causas e fatores de risco do transtorno bipolar
  2. Sintomas do transtorno bipolar
  3. Tratamento do transtorno bipolar

Causas e fatores de risco do transtorno bipolar

As causas exatas do transtorno bipolar são desconhecidas; no entanto, os especialistas assinalam que poderia ser consequência de um conjunto de fatores neurobiológicos e psicossociais. Desta forma, mostramos a seguir os que se destacam como possíveis fatores de risco que levariam uma pessoa a sofrer desta doença:

  • Genética: é uma doença hereditária e um transtorno que acontece com mais frequência em pessoas com antecedentes familiares da mesma. De fato, observou-se que quem tem um familiar direto com transtorno bipolar conta com até 10 vezes mais possibilidades de desenvolver uma doença psiquiátrica.
  • Alterações bioquímicas nos neurotransmissores cerebrais. Os neurotransmissores são substâncias químicas que permitem a boa comunicação entre os neurônios e quando se produz um desequilíbrio neles, isso influencia diretamente no desenvolvimento de transtornos do estado de humor, inclusive de bipolaridade. Este desequilíbrio também pode ser causado, em outros casos, por uma produção irregular de hormônios.
  • Fatores ambientais: passar por acontecimentos vitais negativos como a morte de um ser querido, a perda de trabalho, a perda de uma relação afetiva, o abuso, a depressão, etc., pode ser um fator de risco para ser bipolar.
  • Mudanças físicas no cérebro: apesar de não saber com certeza de que forma influencia no desenvolvimento da doença, estudos demonstram que os bipolares apresentam algumas mudanças na estrutura do cérebro.
Causas do transtorno bipolar - Causas e fatores de risco do transtorno bipolar

Sintomas do transtorno bipolar

Foi comprovado que a bipolaridade é um transtorno psiquiátrico que afeta da mesma forma homens e mulheres, e que começa com maior frequência entre os 15 e os 25 anos de idade. Quando se tem esta doença, a pessoa possui mudanças intensas no estado de humor, produzidas em períodos diferentes chamados de "episódios de estado de ânimo". Uma pessoa bipolar pode ter episódios maníacos, depressivos ou mistos, ou seja, uma combinação de sintomas dos dois anteriores.

Durante os episódios maníacos, o afetado pode manifestar sintomas como:

  • Estar muito alegre ou animado.
  • Estar muito nervoso ou alterado.
  • Falar muito rápido de muitas coisas diferentes.
  • Estar inquieto ou muito sensível.
  • Pouca necessidade de sono.
  • Comportamentos imprudentes e sem autocontrole.
  • Crenças falsas em si mesmo e estar mais ativo do que o habitual.

Nos episódios depressivos são comuns os seguintes sintomas:

  • Estar muito triste ou deprimido.
  • Ter muitas preocupações e sentir-se vazio.
  • Problemas de concentração.
  • Perda de interesse em atividades.
  • Inatividade.
  • Estar cansado.
  • Dificuldade para dormir.
  • Pensamentos suicidas.

Entre os dois, os episódios depressivos são mais frequentes que os maníacos, mas nem todas as pessoas com transtorno bipolar apresentam o mesmo padrão e os mesmos sintomas.

Causas do transtorno bipolar - Sintomas do transtorno bipolar

Tratamento do transtorno bipolar

O transtorno bipolar não tem cura mas o tratamento é fundamental para diminuir os sintomas e conseguir que os episódios maníacos e depressivos sejam menos frequentes e intensos. Além disso, ajudará a prevenir que o afetado possa chegar a se machucar em um determinado momento ou evitar que tenha pensamentos suicidas.

No geral, o tratamento é baseado na ingestão de medicamentos chamados estabilizadores do estado de ânimo, assim como antipsicóticos ou antidepressivos. Além disso, é fundamental que o paciente se submeta a psicoterapia, procure ajuda em grupos de apoio e se sinta apoiado pelos seus familiares e/ou amigos. Se os medicamentos não derem os resultados esperados, pode ser recomendada a terapia eletroconvulsiva (TEC).

Para mais detalhes, aconselhamos que leia o artigo Como tratar um bipolar.

Causas do transtorno bipolar - Tratamento do transtorno bipolar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas do transtorno bipolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Causas do transtorno bipolar