Depressão do trabalho: o que é, sintomas e como superá-la


A depressão tem um impacto emocional e físico devastador no ser humano. Existem muitos tipos de depressão, por isso, é importante detectar qual delas uma determinada pessoa sofre para tratá-la de forma adequada. O mesmo acontece no caso da depressão do trabalho, um problema que afeta cada vez mais pessoas no ambiente profissional.
A depressão do trabalho é um estado mental e emocional profundo que afeta negativamente como você vive no ambiente de trabalho e no restante da vida cotidiana. Para saber mais sobre "Depressão do trabalho: o que é, sintomas e como superá-la", no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
O que é depressão do trabalho
Esse tipo de depressão vai muito além da sensação de estar exausto pelo trabalho. Trata-se de um estado emocional e mental muito profundo que afeta negativamente a maneira como você experimenta seu ambiente de trabalho e o restante da sua vida. Não é uma simples reação temporária aos desafios normais do trabalho, mas sim um tipo de condição clínica cujo impacto pode ser duradouro na sua saúde mental e física.
Se você tem depressão do trabalho, sentirá que cada dia é como uma montanha quase impossível de escalar. A falta de motivação é enorme para levantar de manhã e enfrentar suas tarefas profissionais. Até mesmo atividades que antes te animavam e interessavam agora parecem monótonas e exaustivas.
Você pode sentir uma sensação constante de desapego e apatia, misturada com uma autocrítica crescente e um sentimento de inutilidade. Além do seu desempenho no trabalho, a depressão do trabalho também afeta sua saúde em geral, podendo acabar destruindo pouco a pouco sua autoestima e a confiança que você tinha em si. Como consequência, pode influenciar seus relacionamentos interpessoais e a capacidade de aproveitar a vida fora do ambiente profissional.
Sintomas da depressão do trabalho
É complicado identificar a depressão do trabalho, pois seus sintomas podem se confundir com fadiga ou estresse, muito comuns no ambiente profissional. No entanto, aqui estão alguns de seus sinais característicos:
- Dificuldades para se concentrar;
- Perda de interesse em tudo relacionado às tarefas do trabalho;
- Mudanças significativas nos padrões de apetite e sono;
- Irritabilidade e sensação persistente de tristeza.
Se esses sintomas durarem várias semanas e começarem a afetar sua vida cotidiana, é muito importante buscar ajuda profissional, como a de um psicólogo. Caso contrário, as consequências podem se agravar. O melhor é agir a tempo e não relativizar o problema, achando que ele desaparecerá com o passar dos dias.
E quais são as causas da depressão do trabalho? A falta de controle e autonomia, as altas exigências profissionais, a falta de apoio social no trabalho, o desequilíbrio entre o âmbito profissional e a vida pessoal, um ambiente tóxico ou de assédio moral e a falta de reconhecimento e recompensa são algumas das razões que podem provocá-la.

Como superar a depressão do trabalho
O primeiro passo para superar a depressão do trabalho é admitir o que você sente e a necessidade de ajuda profissional. Não tenha medo de conversar com familiares, amigos ou profissionais de saúde mental sobre seus sentimentos. Às vezes, apenas expressar suas sensações já ajudará a aliviar parte da carga emocional que você carrega.
Coloque-se nas mãos de profissionais. Será a melhor decisão que você pode tomar para se recuperar. Há muitos psicólogos que já trataram casos semelhantes ao seu sobre depressão do trabalho, por isso saberão compreender seus sentimentos e serem empáticos para buscar uma solução para essa situação.
Outras decisões para superar a depressão do trabalho são:
- Estabelecer limites saudáveis em favor da sua saúde mental. Aprenda a dizer "não" quando considerar necessário e defina limites claros entre sua vida pessoal e profissional. Uma desconexão adequada do trabalho ajudará a recarregar as energias e a reduzir o estresse;
- Priorize o autocuidado. Dedique tempo às atividades que te fazem sentir bem. Faça exercícios regularmente, passe tempo ao ar livre, medite e cuide das relações com familiares e amigos: essas ações simples contribuem para o seu bem-estar emocional;
- Busque mudanças no ambiente de trabalho. Se há aspectos do trabalho que são fonte de estresse e depressão do trabalho, converse com seu chefe ou com o departamento de Recursos Humanos (RH) para tentar encontrar soluções, como ajustes nos prazos, mudança de responsabilidades ou redistribuição de tarefas;
- Pense na opção de mudar de emprego. Se você já tentou várias soluções como as anteriores e ainda sente que seu trabalho atual impacta negativamente sua saúde mental, talvez seja o momento de considerar outras oportunidades profissionais que se ajustem melhor aos seus valores e necessidades. Lembre-se sempre de que, apesar da importância de trabalhar, nenhum emprego está acima da sua saúde física e mental.
Também recomendamos a leitura do nosso artigo sobre "Estresse laboral: o que é, sintomas e tratamento".
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Depressão do trabalho: o que é, sintomas e como superá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.
- chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.imss.gob.mx/sites/all/statics/salud/estreslaboral/1erjornada/01-Depresion-Baja-Rendimiento.pdf
- chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.redalyc.org/pdf/4577/457745517008.pdf