Desmaios

Como agir diante de um desmaio

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 agosto 2019
Como agir diante de um desmaio
Imagem: salud.cienradios.com.ar

Um desmaio ou síncope é o que se conhece tecnicamente como uma perda de consciência, normalmente breve, que se produz por uma queda da pressão arterial, diminuindo a irrigação cerebral. Ainda que às vezes possa se tratar de um simples desfalecimento, um desmaio também pode ser sintoma de outros problemas de saúde, sobretudo em casos de pessoas com doenças crônicas, hipertensas, diabéticas, mulheres grávidas, mal nutridas, etc. No seguinte artigo de umComo queremos ajudar com uma série de conselhos para saber como agir diante de um desmaio e conhecer um mínimo de primeiro socorros que podem ser de grande ajuda para a pessoa afetada.

Passos a seguir:

1

Na tarefa de agir diante de um desmaio, em primeiro lugar, leve em conta que, caso veja que uma pessoa que se encontra a seu lado desfalece e dá tempo de reagir, mova-se com rapidez e fique ao lado da queda, tentando proteger sua cabeça, pescoço e nuca o tempo todo. Com isso, evitará uma queda súbita e as possíveis lesões graves que poderiam ocorrer.

2

No entanto, se não pode evitar a queda e a pessoa já desmaiou e se encontra estendida no chão, o primeiro que deve fazer é examinar seu estado geral para comprovar se existem feridas ou lesões graves. É fundamental que se notar que existe fratura, não tente mover a pessoa. Ainda assim, se há feridas graves, será conveniente tentar conter a possível hemorragia. Em qualquer uma destas situações é imprescindível chamar e avisar os serviços médicos oportunos.

3

Se não existe fratura e o afetado respira com normalidade, deve agir colocando-o durante uns minutos em posição lateral de segurança para evitar que em caso de vômito, este fosse direto para os pulmões. Depois, pode se deitar de barriga para cima com as pernas esticadas e ligeiramente elevadas sobre alguma superfície para favorecer e estimular a irrigação sanguínea.

4

Afrouxe a roupa apertada ao redor do pescoço e da cintura e tente que o ambiente próximo do afetado seja fresco, aberto e tranquilo, impedindo que se aglutinem ali outras pessoas. Em caso de estar em um lugar fechado, abra portas e janelas.

5

Quando o afetado estiver totalmente consciente, peça que permaneça durante mais alguns minutos deitado, pois um levantamento repentino pode ser a causa de outro desmaio.

6

Para agir diante de um desmaio corretamente, é fundamental manter a calma o tempo todo e não proporcionar nenhum tipo de alimento ou líquido à pessoa afetada.

7

Ainda que em muitas ocasiões os desmaios possam ser leves como um simples desfalecimento, sempre é recomendável visitar nosso médico para comprovar que tudo está bem, sobretudo caso se produzam desmaios recorrentes, pois podem ser sintoma de outros problemas de saúde mais graves.

Veja também: Quanto tempo dura um desmaio? - Sintomas e causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir diante de um desmaio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: salud.cienradios.com.ar
Como agir diante de um desmaio