Partilhar

Como aliviar a coceira vaginal

Por Sara Viega. Atualizado: 18 julho 2017
Como aliviar a coceira vaginal

Todas nós já sofremos alguma vez de coceira vaginal, algo muito desconfortável que pode fazer com que cocemos de forma contínua e involuntária causando lesões na pele da área afetada. A coceira na zona íntima pode aparecer por vários motivos, desde algo leve, como entrar em contato com algum agente irritante ou como consequência da depilação, até outras condições que requerem uma medicação específica como as infecções por fungos, bacterianas ou de transmissão sexual. Não hesite em ir ao médico para cuidar da sua saúde íntima e siga os conselhos que damos a você neste artigo de umComo para aliviar a coceira vaginal.

Também lhe pode interessar: Como evitar a coceira vaginal
Passos a seguir:
1

A coceira vaginal pode ser causada por diferentes fatores, portanto convém saber quais são para poder iniciar o tratamento mais adequado, pois apesar de que às vezes seja uma coceira leve que facilmente pode desaparecer, outras é necessário tomar algum tipo de remédio. Assim, as causas mais comuns da coceira vaginal costumam ser:

  • Agentes irritantes: o uso de sabonetes, cremes, loções femininas, lavagens vaginais, lubrificantes, desodorantes íntimos, etc.
  • Depilação: o crescimento do pelo na zona íntima, depois da depilação, pode causar coceira.
  • Estresse: em estados de estresse pode aparecer coceira vaginal.
  • Menopausa: nesta etapa, as paredes vaginais ficam mais finas e secas, o que pode provocar o aparecimento de coceira na zona íntima.
  • Infecções por fungos: a candidíase vaginal é a infecção por fungos mais comum, que além da coceira provoca sintomas como corrimento vaginal esbranquiçado, espesso e abundante, irritação da vulva, ardência ao urinar e incômodos ao manter relações sexuais.
  • Infecções bacterianas: a vaginose bacteriana é a infecção deste tipo mais frequente, manifesta-se por meio de sintomas como corrimento abundante de cor esbranquiçada ou acinzentada e com um cheiro desagradável, irritação, coceira e ardência vaginal e ao urinar.
  • DST: as infecções de transmissão sexual, como gonorreia, herpes genital, clamídia, etc., também provocam coceira vaginal entre outros sintomas.

Como pode ver as causas da coceira vaginal são muito diversas, por isso se além da coceira observar qualquer outro tipo de alteração em sua zona íntima ou corrimento vaginal, será fundamental que vá ao médico ou ginecologista para fazer uma revisão abrangente e tratar o problema de maneira adequada.

Como aliviar a coceira vaginal - Passo 1
2

Para aliviar a coceira vaginal é importante que adote uma série de medidas que têm a ver com a sua higiene íntima e com seus hábitos de vida, desta forma poderá prevenir a sensação de coceira ou evitar que ela se agrave. É por isso que recomendamos:

  • Evitar as lavagens vaginais frequentes e lavar todos os dias a zona vaginal só com água e um sabão íntimo específico, que seja diferente ao que usa para o resto do corpo.
  • Evitar usar sabonetes agressivos, desodorantes femininos e cremes perfumados.
  • Limpar a zona vaginal sempre de frente para trás após fazer as necessidades.
  • Manter a área vaginal sempre seca e trocar a roupa úmida o mais rápido possível após nadar ou fazer exercício.
  • Usar roupa interior de algodão, deixando de lado os tecidos sintéticos.
  • Fazer um uso adequado de absorventes íntimos, trocando-os com frequência e sem usar por mais tempo que o aconselhado.
  • Evitar o uso de calças excessivamente justas que provoque atrito e favoreça uma acumulação de umidade na zona íntima.

Além destas regras, também aconselhamos que enquanto sentir coceira, evite manter relações sexuais, o melhor é esperar a opinião do médico e seguir as suas indicações. No caso de ter relações, não se esqueça de lavar muito bem a zona íntima antes e após o ato para evitar que a situação piore ou dê origem a uma infecção mais grave.

Como aliviar a coceira vaginal - Passo 2
3

Se for um coceira leve que não venha acompanhada de outros sintomas que indiquem a existência de uma infecção vaginal, pode usar alguns remédios naturais para acalmar a coceira e se sentir melhor e mais cômoda.

Um dos mais eficientes é o óleo de árvore de chá, um produto antibacteriano muito potente recomendando para tratar casos de vaginose bacteriana e para aliviar a coceira vaginal. Só tem que acrescentar umas 12 gotas deste óleo na água da banheira ou molhar uma gaze com ele e aplicar diretamente sobre a área afetada.

Como aliviar a coceira vaginal - Passo 3
4

Entre as plantas medicinais, também encontramos bons aliados para acalmar a coceira na zona vaginal, e as que dão maior alívio são a sálvia, arnica, calêndula, tomilho e hamamélis. Se quiser comprovar os seus efeitos, só precisa preparar um chá com duas colheres de chá desta planta na água, coar a mistura e, quando estiver morno ou frio, fazer uma lavagem da zona afetada com a infusão obtida.

Para outros tratamentos naturais, dê uma olhada na nossa lista de Remédios caseiros para coceira nas partes íntimas.

Como aliviar a coceira vaginal - Passo 4
5

Por último, mencionamos um dos remédios caseiros mais populares para tratar as infecções vaginais: o iogurte. É um alimento probiótico, portanto, o seu conteúdo de bactérias é perfeito para equilibrar a flora vaginal e, assim, aliviar a coceira vaginal. Aplique duas colheres de chá de iogurte natural na região dolorida ou irritada, deixe atuar por alguns minutos e retire com água morna. Pode fazer este tratamento duas vezes por dia para notar a melhoria.

Sugestão: É normal a pomada ginecológica sair?

Como aliviar a coceira vaginal - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a coceira vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como aliviar a coceira vaginal

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Isamara de Souza Correia
Olá, comecei com uma coçeira na vagina, fui no ginecologista ele disse que é candidíase, me receitou 2 comprimidos fluconazol e uma pomada nitrato de miconazol (passar durante uma semana). Já tem 4 dias que estou passando a pomada e continua coçando, é normal ficar coçando mesmo passando a pomada??!
Editor umComo.com.br
Oi Isamara! Sim, é natural que isso aconteça. Não esqueça de, além de seguir as indicações do médico direitinho, fazer uma boa higiene íntima e secar bem a zona genital depois de lavar. Rápidas melhoras!
Isamara de Souza Correia
Muito obrigada, estou seguindo todas as orientações. É pq incomoda muito essa coçeira. Por isso que fiquei um pouco preocupada.
Editor umComo.com.br
Oi Isamara! Recomendamos que você siga as orientações do artigo direitinho para notar melhorias.
edenisiasueli dos santos
como faço para conseguir dormir bem tendo coçeira vaginal
Editor umComo.com.br
Oi! Você experimentou as dicas do texto?
maria helena
A minha vagina cossa muitooque posso fazer para aliviar a cosseira,
Licieti
Tenho. Corrimento amarelo mau cheiro coceira na vagina tenho. Isso direto. Todo. Mês. Tenho. Que. Toma itraconazol e normal. Ter. Isso. Direto. Tem. Algum tratamento o médico me falo. Que não oque. Faso. Pra. Acaba com isso

Como aliviar a coceira vaginal
1 de 6
Como aliviar a coceira vaginal

Voltar ao topo da página