PARTILHAR

Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas

Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas

Quando você sente coceira nas partes baixas, a primeira coisa que você faz é olhar se não tem ninguém por perto para que você alivie o comichão sem constrangimentos. Afinal, coçar as partes íntimas em público não é um gesto dos mais bem aceitos pela sociedade. Fato é que para você estar sentindo esse incômodo alguma coisa está errada! Para te ajudar a se aliviar, o umCOMO reuniu um remédio caseiro para coceira nas partes íntimas para diferentes possibilidades da causa do problema.

Também lhe pode interessar: Alergia na vagina: como curar

Remédio caseiro para coceira no saco

Quem já viu um homem coçar o saco em público deve entender que é para ele ter feito aquilo na frente de todo mundo é porque a sensação estava realmente insuportável. Os motivos podem ser variados e alguns deles têm remédios que prometem aliviar a sensação. Se você tem o costume de aparar os pelos da região, o crescimento deles pode ser o motivo dessa coceira. Mesmo assim, você deve considerar outras possibilidades como chatos, fungos, infecções ou bactérias.

Remédio caseiro para coceira no saco escrotal por chatos: água e limão

A incidência de chatos, ou piolhos, é um motivo conhecido por causar coceira nas partes íntimas. Além da coceira, eles têm como sintomas uma ardência na zona íntima e marcas de picadas que podem ser azuis ou vermelhas. Uma das principais fomas de contágio é pelo contato sexual.

O tratamento ideal deve ser feito com acompanhamento médico e o uso de produtos específicos. Mas, em caso de emergência experimente

Um remédio caseiro conhecido para esse tipo de problema é preparar uma solução de 2 litros de água com o suco de 2 limões e lavar a região 3 vezes por dia. Após usar a solução com limão, enxague com água corrente e seque bem.

Para evitar que isso aconteça novamente, siga os conselhos do artigo Como prevenir piolhos na zona pubiana.

Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas - Remédio caseiro para coceira no saco

Remédio caseiro para coceira nos testículos por fungos: vinagre branco

Fungos são outra causa comum de coceira nas partes íntimas. Eles podem ser de candidíase ou de outros tipos de fungos. Para aliviar o problema de forma natural, um remédio caseiro para coceira nos testículos conhecido é o vinagre branco:

  1. Dilua 2 colheres (sopa) de vinagre branco em em uma quantidade de água que seja suficiente para lavar a região;
  2. Lave o pênis e os testículos pelo menos duas vezes por dia com essa mistura até que os sintomas;
  3. Prefira dormir sem cueca para manter a região mais arejada;
  4. Inclua alimento probióticos na sua dieta para regularizar a flora da sua zona íntima;
  5. Para outras dicas, confira o artigo Como tratar fungos nos pênis.

Tratamento caseiro para coceira na virilha

A coceira na virilha tantos dos homens, quanto das mulheres, pode aparecer por diversas causas que podem estar relacionadas a depilação, alergias, chatos ou micoses. Manter a higiene íntima corretamente é o pré-requisito básico para combater e evitar esses problemas independente da causa.

No caso de irritação por depilação, o importante é manter-se hidratado com cremes neutros e evitar roupas apertadas. Quando a coceira se manifesta por alergia e você sabe a causa, suspenda o uso do fator alérgico imediatamente e procure um médico.

Remédio natural para micose na virilha com água salgada

A micose é uma causa muito comum para esse tipo da incômodo nas partes íntimas. Trata-se de uma espécie de fungo que pode se manifestar na nossa pele quando estamos com a resistência baixa ou as condições de temperatura e umidade favorecem a proliferação deles.

O tratamento convencional para micose na virilha faz o uso de pomadas antifúngicas ou medicamentos por via oral. Na emergência da coceira insuportável, você pode tentar um remédio caseiro para micose na virilha com banho de água salgada:

  1. Prepare uma banheira ou bacia com a proporção de 1 colher (sopa) de sal para cada litro de água;
  2. Sente-se na banheira ou bacia e fique de molho por pelo menos 10 minutos;
  3. Seque bem a região com toalhas limpas e repita esse ritual até notar melhora nos sintomas.

Coceira na virilha por assadura

Apesar de ser um velho conhecido, é comum esquecermos-nos da existência do talco. Quando a causa da coceira na virilha são assaduras, aposte em pomadas para assaduras e queimaduras como Bepantol e Hipoglós e use talco regularmente para evitar o reparecimento da coceira no saco e na virilha.

Para tratamento convencional e outras dicas, aprofunde-se com o artigo Como acabar com a coceira na virilha.

Remédios caseiros para coceira nas partes íntimas femininas

A coceira nas partes íntimas femininas é sinal de que tem algo errado. Isso pode ser um sintoma de candidíase, ou outras infecções por fungos, DSTs, infecções bacterianas, menopausa, estresse, alergias ou menopausa. Isso significa que nem todas as coceiras podem ser resolvidas com o mesmo tratamento, sendo que algumas só podem ser solucionadas por um médico.

Extra: Tudo o que você precisa saber sobre ginecologia natural

Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas com vinagre

O vinagre é conhecido por aliviar a coceira causada por fungos, incluindo o da candidíase. Sua ação consiste em aproveitar o seu pH ácido para regularizar o pH da vagina. Você pode usar o vinagre como remédio natural para coceira nas partes íntimas da seguinte forma:

  1. Prepare uma solução em uma banheira ou bacia com a proporção de 4 colheres (sopa) de vinagre para cada 1/2 litro de água morna;
  2. Sente-se na bacia ou banheira e fique de molho nessa solução por 15 minutos;
  3. Enxágue com água corrente repita o tratamento diariamente até 3 vezes por dia enquanto os sintomas persistirem.
Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas - Remédios caseiros para coceira nas partes íntimas femininas

Remédio caseiro para coceira nas partes intimas na gravidez

Se a candidíase já é um problema comum entre as mulheres, ela é ainda mais comum durante a gestação devido às mudanças hormonais desse período que alteram a flora vaginal. O remédio caseiro para coceira nas partes íntimas com vinagre, explicado anteriormente, também pode ser usado no período da gravidez.

Outra solução conhecida é o óleo da árvore do chá:

  1. Dilua 3 gotas de óleo da árvore do chá em 1 copo de água filtrada;
  2. Antes de dormir, aplique essa mistura na zona íntima com uma seringa sem agulha;
  3. Deixe atuar durante a noite e repita esse ritual por 5 dias.

Para outras alternativas naturais, confira o artigo sobre Remédios naturais para a candidíase na gravidez.

Remédios caseiros para candidíase vaginal

O Fluconazol é o remédio para coceira nas partes íntimas mais conhecido quando a causa da coceira da na vagina é a candidíase. Se você suspeita de candidíase e é adepta dos tratamentos naturais, de acordo com o artigo sobre Remédios caseiros para candidíase, você pode tentar as seguintes técnicas:

  • Aumentar o consumo de alho e cebola para se beneficiar de suas propriedades antifúngicas;
  • Utilizar um absorvente interno embebido em iogurte natural sem açúcar (por até 3 horas, 3 vezes por dia) para regular a flora vaginal ;
  • Banho de assento com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água), duas vezes ao dia;
  • Tomar 1 copo de água misturado com 3 gotas de óleo de orégano para se beneficiar de sua ação antifúngica.

Remédios caseiros para coceira no ânus

Também conhecido como prurido anal, esse é um problema recorrente em homens e mulheres e pode ter muitas causas diferentes e graus de irritação. Manter a higiene da região com água e sabão é primordial para não agravar a situação e evitar outras incidências. Dependendo da causa dessa coceira, será preciso realizar um tratamento convencional.

Como tratamento natural, recomenda-se investir em alimentos que evitam a diarreia, o banho de assento com água e sal, já citado neste artigo, e tentar algum destes remédios caseiros:

Vinagre de maçã para coceira no ânus

A ação antifúngica do vinagre de maçã também pode ser usada para tratar coceira anal. Você pode realizar os banhos de assentos explicados nos itens anteriores ou tomar uma mistura de 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã em um copo de água e beber duas vezes por dia até que o incômodo desapareça.

Alho para coceira no ânus

O alho é conhecido por suas propriedades curativas. Seu consumo pode eliminar vermes intestinais que causam esse tipo de coceira. Para consumi-lo, você pode comer até 3 dentes de alho cru por dia ou tomar uma infusão de alho diariamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Eduardo Jinguilo
Tenho motivos de agradecer o vosso favor por gentileza de nos proporcionar a vossa melhor experiência no tratamento e prevenção das doenças para o bem estar da nossa saúde e muito mais
O meu muito obrigado espero que continue nesta senda.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Eduardo, ficamos feliz em ajudar! Esperamos que você continue nos acompanhando. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Rogerio Massosso
É muito bom
A sua avaliação:
JORGE MOTA
Faz muitos anos que sofro de uma coceira no saco escrotal que vai até o ânus. Já fiz uso de todos os tipos de cremes dermatológicos, omcilon, trok-n, nistatina, cetoconazol, clotrimazol etc. e nada disso resolveu meu problema. Gostaria que indicasse algo que realmente funcionasse definitivamente. Grato.
silva
Pode ser um eritrasma, e deve ser tratado com antibioticos em forma de creme (eritromicina)!
Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas
1 de 3
Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas

Voltar ao topo da página ↑