Partilhar

Como aliviar dor de artrose no joelho

Por Pés Sem Dor. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar dor de artrose no joelho
Imagem: websta.me

A artrose, chamada também de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações causando o desgaste da cartilagem das mesmas. Para além disso, esta condição também ataca outros componentes das articulações como os ligamentos, o líquido e a membrana sinovial. O aparecimento de artrose aumenta à medida que a idade avança, sendo mais frequente em mulheres a partir dos 50 anos de idade. A artrose pode afetar qualquer articulação, sendo os joelhos um dos mais afetados. Se está procurando saber como aliviar dor de artrose no joelho, em umComo vamos dar-lhe algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como fazer sucos para a artrose
Passos a seguir:
1

Antes de mais é preciso saber reconhecer a artrose, para que possa agir o quanto antes e conseguir retardar a progressão da doença bem como aliviar os seus sintomas. Os sintomas da artrose no joelho são dor no joelho que piora normalmente no final do dia ou ao fazer algum tipo de atividade como caminhar, correr ou outro tipo de exercício. Inchaço, sensação de calor e limitação de movimentos no joelho também são outros dos sintomas da artrose no joelho. Também existe a possibilidade de ocorrer uma deformação no joelho.

2

Perante os sintomas indicados acima, deve recorrer ao seu médico para que lhe indique o tratamento adequado a seguir. Não existe uma cura para a artrose, por isso os tratamentos existentes têm o objetivo de diminuir a dor, retardar a progressão da doença e manter a função e movimento da articulação. O seu médico poderá prescrever-lhe medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios ou narcóticos.

3

Terapias como a fisioterapia ou terapia ocupacional também podem ser sugeridas pelo seu médico. Na fisioterapia você terá uma rotina de exercícios que terão como objetivo reforçar a musculatura dessa articulação, o que por sua vez pode ajudar a aliviar a dor de artrose no joelho. Enquanto que na terapia ocupacional você aprenderá formas de fazer as suas tarefas do dia a dia sem forçar as articulações do joelho.

4

Para além dos tratamentos que o seu médico indicar, existem alguns métodos que você poderá fazer em casa para aliviar a dor de artrose no joelho. Um dos remédios naturais é o chá de gengibre, pois esta planta conta com propriedades anti-inflamatórias e funciona como um termogênico natural. Para preparar o chá de gengibre, coloque duas colheres de sopa de gengibre previamente descascado para ferver em 1 litro de água. Adicione uma fatia de laranja ou de limão, como preferir, e deixe por cerca de 15 minutos. Depois deixe esfriar, coe e adoce com um pouco de mel. Pode tomar duas xícaras de chá de gengibre por dia para sentir um alívio da dor de artrose no joelho.

Como aliviar dor de artrose no joelho - Passo 4
Imagem: vegkitchen.com
5

Outro dos tratamentos naturais que poderá fazer para aliviar a dor de artrose no joelho é o chá de semente de sucupira. As sementes desta planta ajudam a amenizar a dor causada pela artrose bem como ajudam a regenerar as articulações. Para fazer o chá de semente de sucupira, esmague 6 sementes de sucupira e adicione a 1 litro de água a ferver. Deixe por 5-10 minutos, deixe esfriar e coe. Beba este chá ao longo do dia. Você também pode encontrar a sucupira em forma de cápsulas, em lojas de produtos naturais. No caso das cápsulas, deverá seguir as indicações de posologia da embalagem.

Como aliviar dor de artrose no joelho - Passo 5
Imagem: sossobriedade.com.br
6

Para aliviar a dor de artrose no joelho, também pode colocar uma bolsa de água quente em cima do joelho por 15 minutos. Tomar um banho quente também pode ajudar a aliviar a dor a inflamação do joelho.

Como aliviar dor de artrose no joelho - Passo 6
Imagem: healthmeup.com
7

Outra planta medicinal que pode utilizar para aliviar a dor de artrose no joelho é a unha de gato, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Prepare um chá desta planta e beba duas vezes ao dia para notar a diferença.

8

Ter artrose no joelho não significa deixar de parte o exercício físico, muito pelo contrário ele é importante para prevenir a limitação de movimentos e proteger a articulação. O que deve evitar são os exercícios de alto impacto. Caminhadas, natação e ciclismo são alguns dos exercícios recomendáveis para quem sofre de artrose nos joelhos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar dor de artrose no joelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Antes de utilizar qualquer método indicado acima com plantas medicinais, consulte sempre primeiro o seu médico. Principalmente se estiver tomando medicamentos, pois a interação entre plantas medicinais e medicamentos pode causar efeitos indesejados e complicações.
  • Dependendo do estágio da artrose, o seu médico pode indicar um tratamento cirúrgico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
24 comentários
VIRGINIA
canela de velho resolve as dores de artrose ou nao adianta nada alguem pode me dizer se toma essa canela de velho obrigada
Valcir
Valcir. Meu Deus sinto muitas dores nas articulações tenho artrose é insuportável a dor espero que alivia mesmo obg
A sua avaliação:
jaine
isso ajudou muito meu pai sofre pelas dores da artrose e vou tentar ajuda-lo muito obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Jaine! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
ROBERTO DE OLIVEIRA
onde encontro semente de sucupira
José Vitor Silva de Souza
Gosto de praticar esportes, principalmente aos domingos; foi constatado que tenho artrose no joelho; sinto muitas dores, o que faço para aliviar essas dores!
Iracema Rosa machado
Fiz uma cirurgia no joelho a dois anos coloquei uma protese, mas sinto muita dor ainda. É normal sentir esse desconforto??? e o outro joelho também ja manifaste essa dor.
Mauro Chermont
Agradeço pelas informações recebidas. Gratidão e um abraço fraterno.
Editor umComo.com.br
Oi Mauro! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossas dicas!
A sua avaliação:
luana souza nascimento
minha avó tem artrose e esta morrendo de dor como faço para aliviar a dor dela
A sua avaliação:
Maria celeste silva
Estou com espirao calcareo doi muito o q fazer p aliviar as dores tenho78anos tenho diabete controlada.
cris
Cheguei aqui cheia de ansiedade..pois achava que iria aprender algo novo para aliviar meu sofrimento..Infelizmente, tenho comido gengibre, não só tomado mais tb comido ele cru! Aos montes, tipo uma raiz por dia, quase 1 palmo o tamanho! Tomando sucupira branca do VittalErvas há 1 mês, já tomei 190 capsulas! Nada nada alivia a dor...continuo sem andar normal. Continuarei com aSucupira e tb o oleo dela, pois ambos eu uso. E o gengibre...espero que adiante....mas até agora nada.
Mauro Chermont
Mude também sua alimentação, procure se alimentar de gordura (insaturada: óleo de cocô, manteiga ghee e café, procure ajuda na internet, tem muita gente boa lá, aqui vai uma dica: Flávio Passos. Yôga também é bom. continue praticando exercícios mesmo com a dor, vença a dor, continue firme, eu venço a minha dor todos os dias com exercícios. abraços fraternos!!

Como aliviar dor de artrose no joelho
Imagem: websta.me
Imagem: vegkitchen.com
Imagem: sossobriedade.com.br
Imagem: healthmeup.com
1 de 4
Como aliviar dor de artrose no joelho

Voltar ao topo da página