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Como cuidar do estômago

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar do estômago

O estômago é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois é o responsável por processar os alimentos para obter todos os nutrientes que o ser humano precisa para se manter saudável. Além disso, o estômago é o protagonista do sistema digestivo, o lugar onde começa todo o nosso processo de digestão e o órgão mais sensível às emoções. Para ter uma vida saudável e gozar de boa saúde, é necessário saber como cuidar do estômago: descubra-o aqui, neste artigo de umComo!

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Passos a seguir:
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Para cuidar do estômago, é necessário mastigar bem os alimentos. Quando mastigamos por muito tempo os alimentos, os trituramos bem mais, o que facilita que o estômago os processe mais rapidamente e com menos força, permitindo uma melhor digestão. O ideal é mastigar cada bocado durante pelo menos 30 segundos, caso contrário, é comum que a pessoa se sinta pesada, com sensação de peso e mal-estar após comer.

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Nunca pule o café da manhã se deseja cuidar do seu estômago. Quando o organismo passa muitas horas sem se alimentar, entra em um processo de jejum que prejudica ou danifica o estômago, causando gases, mal-estar e fazendo com que o estômago não digira bem os alimentos que consumirá mais tarde.

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Comprovou-se cientificamente que consumir alimentos muito quentes é nocivo para cuidar do estômago. O excesso de calor ao passar pelo esôfago e chegar ao estômago irrita o trato digestivo e, inclusive, é considerado um hábito comum entre as pessoas que contraíram câncer de estômago. Assim como o calor dos alimentos, o calor e a fumaça do fumo também podem afetar o trato digestivo, além de causar acidez, refluxo e danos.

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Outro conselho para cuidar do estômago é evitar dormir depois de comer. Quando acabamos de nos alimentar, começa em nosso sistema digestivo todo o processo de queima de alimentos e absorção de nutrientes, e para que isto ocorra é necessário que o estômago faça a digestão, a qual é dificultada e se torna bem mais lenta se o corpo entrar em um estado de descanso.

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Se deseja cuidar do estômago, é imprescindível controlar o estresse. Muitas pessoas dizem que o verdadeiro coração do ser humano é o estômago. Isto ocorre devido ao fato de o estômago ser o órgão que mais percebe as emoções, ao ponto de que, quando as pessoas estão negativas, sentirem mal-estar estomacal. O excesso de cortisol resultante do estresse é muito negativo para o estômago e para outros órgãos, o melhor é combater o estresse e os pensamentos negativos com exercícios.

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Cozinhe de forma saudável para cuidar de seu estômago. Não se trata de ingerir apenas vegetais, e sim de não abusar dos condimentos utilizados para temperar os alimentos. O picante, a pimenta e o caril são alguns dos ingredientes que mais dano podem causar ao estômago, já que o irritam e são mais difíceis de processar. Também não deve abusar dos cítricos, que são prejudiciais aos sucos gástricos.

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Para ter uma excelente digestão que permita cuidar do estômago, é recomendável não ingerir líquidos durante as refeições, nem meia hora antes, nem meia hora depois. Pode soar muito difícil, pois estamos acostumados com a refeição acompanhada de alguma bebida, mas isto é muito negativo para que o estômago faça a digestão, pois os sucos gástricos são diluídos e tudo fica mais lento e mais pesado. Se a bebida for gasosa, o panorama piora.

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O consumo de fibra é importantíssimo para cuidar do estômago, pois além de prevenir a prisão de ventre, evita a inflamação abdominal após a refeição, e é mais fácil de processar. Assim, é recomendável diminuir o consumo de álcool, principal e mais comum irritante do estômago: quando quiser tomar licor prefira os que têm menor grau de álcool.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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