Partilhar

Como combater o estresse

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como combater o estresse

O estresse é um problema que acomete a todas as pessoas, a cada dia que passa são mais as pessoas que sofrem diariamente com este estado de tensão, e que não sabem que caminho seguir para o resolver. As causas do estresse podem ser infinitas, desde coisas comuns como não poder resolver um problema no colégio até problemas laborais e pessoais, tudo leva ao estresse. Os sintomas mais comuns são a fadiga, choro sem saber porquê, angústia, depressão, problemas para dormir, se irritar facilmente, falta de concentração, etc. Por isso, neste artigo de umComo explicamos formas de combater o estresse para poder sair desse estado que não quer voltar a viver.

Também lhe pode interessar: Atividades para combater o estresse
Passos a seguir:
1

Comer saudável, de forma equilibrada: este ponto é essencial para manter em ordem a sua mente e corpo, para que não afete a digestão do seu organismo, como também as defesas e o seu sistema nervoso. Lembre-se que o que comemos é uma boa parte do nosso equilíbrio físico e emocional. Se quer saber mais sobre dieta equilibrada, recomendo que leia as bases de uma dieta saudável.

Como combater o estresse - Passo 1
2

Evite se preocupar e controle as emoções. Às vezes em determinados casos não é fácil, mas temos que tentar. Contar até 10, respirar fundo, induzir pensamentos positivos são técnicas que podem ajudar a controlar as emoções.

3

Ter bom bom humor e conversar com os amigos. Ter um bate-papo com os amigos e fazer atividades que gosta, deixa-nos mais relaxados e deixa o estresse longe de nós.

4

Dedique mais tempo a si mesmo e desfrute das coisas que mais gosta. Dedicar tempo à família e às pessoas que queremos também nos ajudará a combater o estresse.

5

Fazer esporte com companhia. Isso não só nos ajudará a lutar contra a preguiça, como também faremos esporte de melhor humor.

6

Descansar adequadamente e dormir no mínimo 8 horas diárias. Dormir pouco ou mal é uma das principais causas do estresse e da ansiedade. Por isso, deverá ir dormir cedo e certificar-se de que as condições de barulho, luz, etc, da casa são as ideais para dormir bem.

7

Não consumir demasiado café e álcool, visto que se tratam de substâncias excitantes que apenas conseguirão aumentar o seu estado de nervosismo e acelerar as suas pulsações. Do mesmo modo, fumar também não será recomendável para combater o estresse.

8

Também existem alguns remédios caseiros para combater o estresse como:

  • Prepare um suco de banana, incluindo meia pera, uns cinco morangos e uma colher de sopa de levedura de cerveja. A forma de preparar o suco é simples: descasque as frutas e verta-as no liquidificador, depois adicione a levedura de cerveja e pronto, já terá o seu suco preparado.
  • Também pode optar por tomar uma infusão extraída das flores de lavanda. A dose recomendada é uma ou duas colheres de sopa de folhas de lavanda por xícara.
  • Outra opção é tomar um bom banho de água quente, agradável, prazeroso, adicionando uma infusão de camomila. Verá como o seu estresse diminui quando mergulhar nesse banho.
  • E, por último recomendo-lhe adicionar umas folhas de manjericão em uma xícara de água fervendo. Depois disso, coe a água e tome a gosto. O aconselhável é tomar uma xícara depois de cada refeições, esta é a dose recomendável.
9

Não se esqueça de consultar e falar com o seu médico, fazê-lo a tempo também é necessário para se livrar o quanto antes do estresse.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater o estresse, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se ainda assim não conseguir combater o estresse, consulte o seu médico.

Escrever comentário sobre Como combater o estresse

O que lhe pareceu o artigo?

Como combater o estresse
1 de 2
Como combater o estresse

Voltar ao topo da página