PARTILHAR

Quais são as propriedades medicinais da camomila

Quais são as propriedades medicinais da camomila

A camomila é uma erva que conta com diferentes variedades, entre as quais duas delas têm excelentes propriedades medicinais. Os seus chás são usados no mundo todo, seja para tomar como bebida, aplicar sobre a pele, o cabelo e inclusive para usar como enxágue bucal. São muitos os benefícios desta erva para a saúde; em umComo.com.br mostramos-lhe exatamente quais são as propriedades medicinais da camomila.

Passos a seguir:
1

A propriedade medicinal mais conhecida da camomila é a que está ligada ao alívio de qualquer condição dos órgãos do aparelho digestivo. É especialmente boa para melhorar a digestão, favorecer a expulsão dos gases intestinais, aliviar dores estomacais, evitar náuseas ou vômitos e para o tratamento de outras doenças como cólicas, gastrites, úlceras gástricas, etc.

Isto deve-se à capacidade da camomila para atuar como relaxante muscular e o seu poder anti-inflamatório que pode ajudar a reduzir a inflamação das mucosas do estômago e do intestino. Além disso, torna-se eficaz para aliviar as flatulências ou gases que se acumulam no trato gastrointestinal e, por sua vez, para evitar o vômito.

Quais são as propriedades medicinais da camomila - Passo 1
2

Por outro lado, tomar um chá de camomila é muito benéfico para aqueles que sofrem de nervosismo e insônia. As suas propriedades sedativas são suaves mas ajudam a aliviar alguns dos sintomas produzidos pela depressão ou o estresse. Deste modo, esta erva medicinal poderá ajudá-lo a conciliar o sono mais facilmente e, portanto, está entre as melhores infusões para dormir.

Quais são as propriedades medicinais da camomila - Passo 2
3

A camomila também ajuda a baixar os níveis altos de colesterol, pois ao conter a vitamina colina favorece a eliminação de gorduras do sangue. Por este motivo, recomenda-se às pessoas com problemas de colesterol que ingiram menos de duas xícaras diárias desta infusão para o regular e situar dentro dos níveis normais de colesterol. Além disso, também será necessário que sigam uma dieta apropriada e evitem todos aqueles alimentos prejudiciais para o colesterol.

Quais são as propriedades medicinais da camomila - Passo 3
4

Outra das propriedades medicinais mais populares da camomila é que ajuda a aliviar as dores menstruais bem como os espasmos que podem ocorrer nos dias anteriores à menstruação. Isto porque a camomila conta com ação estrogênica, as hormonas próprias da mulher, assim como o seu poder calmante.

Quais são as propriedades medicinais da camomila - Passo 4
5

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, a camomila é uma erva muito boa para curar condições ou doenças oculares como podem ser conjuntivites, terçóis, olhos cansados, miopia, etc. Também é ideal para reduzir as dores articulares e utilizá-la como enxágue bucal para aliviar dores de dente ou curar as feridas da boca.

Quais são as propriedades medicinais da camomila - Passo 5
6

A camomila também pode ser útil para o cuidado da pele e do cabelo. Os cremes faciais e nutritivos à base de camomila ajudam a eliminar as impurezas da pele e a tratar as irritações.

Por outro lado, contém propriedades que atuam contra a coceira do couro cabeludo, a descamação e, além disso, deixa um brilho especial no cabelo.

7

Deste modo, embora possa encontrar camomila em qualquer loja de produtos naturais ou inclusive no supermercado, recomendamos que opte por a plantar você mesmo em casa para poder assim aproveitar ao máxima as suas propriedades medicinais. Deste modo, deverá seguir apenas os passos que lhe explicamos no nosso artigo sobre como cultivar camomila e depois secar as suas flores.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades medicinais da camomila, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Ana Luiza
Muito bom
A sua avaliação:
roberto
estou com problema no ouvido acho que esta imtupido vou testar com camomila
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Roberto! Espero que dê certo! Obrigada pelo comentário :)
A sua avaliação:
Liderci souza
A camomila é abencoada.e muito diurética
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Liderci! É isso mesmo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Quais são as propriedades medicinais da camomila
1 de 6
Quais são as propriedades medicinais da camomila

Voltar ao topo da página ↑