Partilhar

Quais são as propriedades medicinais da sálvia

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as propriedades medicinais da sálvia

A sálvia é uma planta de origem mediterrânea muito popular pelas múltiplas propriedades que contém para tratamentos medicinais bem como para fins culinários, cosméticos e inclusive na aromaterapia. Neste artigo de umComo.com.br mostramos em concreto a sua função no campo da medicina. Descubra quais são as propriedades medicinais da sálvia e como você pode aproveitar seus benefícios.

Passos a seguir:
1

A sálvia tem propriedades anti-inflamatórias, por isso ela é recomendada em casos de doenças como reumatismo, artrite, assim como para aliviar as dores musculares. Para além disso, também atua como relaxante muscular, é por isso que alguns esportistas recorrem à sálvia quando sentem os seus músculos doloridos devido a um mau gestou ou um sobreesforço.

2

As mulheres que sofrem de transtornos menstruais e de dores fortes durante o ciclo menstrual, podem aliviá-las com uma infusão de sálvia, pois ajuda a acalmar as dores de cabeça e de barriga, previne a retenção de líquidos e a irritabilidade em geral.

Vale referir que além das infusões, existem outras formas de aproveitar os benefícios da sálvia como através do seu óleo essencial ou tomando-a em cápsulas.

Quais são as propriedades medicinais da sálvia - Passo 2
3

Outra das propriedades medicinais da sálvia é ao nível digestivo. Ela é especialmente indicada para as digestões difíceis, para reduzir a flatulência, a diarreia e o vômito. Dessa forma, uma infusão de sálvia age contra a acidez estomacal e os inchaços abdominais.

4

Graças às suas propriedades antissépticas, a sálvia é usada de modo externo para curar e favorecer as cicatrizações de feridas e úlceras. E com gargarejos é excelente para o tratamento de angina, faringite, gengivite e qualquer inflamação do tipo bucofaríngea.

Quais são as propriedades medicinais da sálvia - Passo 4
5

A sálvia é considerada como um bom hipoglicemiante, isto é, seu uso favorece a diminuição da quantidade de açúcar no sangue. Isto faz com que seja recomendada para tratamentos contra a diabetes.

6

Além disso, a sálvia contém também propriedades termorreguladoras e é muito útil para parar a sudorese excessiva e regular as secreções salivares e lácteas. Entre outras propriedades medicinais da sálvia, destacamos as que servem para combater bactérias, vírus e fortalecer o sistema imunológico.

7

Embora seja possível encontrar sálvia em qualquer loja de produtos naturais, a verdade é que podemos sempre melhorar as suas propriedades benéficas se a cultivarmos em casa. É por isso que em umComo queremos explicar-lhe os passos que deverá seguir para conseguir que as suas plantas cresçam fortes e saudáveis. Deverá apenas seguir as recomendações do nosso artigo sobre como plantar sálvia.

Quais são as propriedades medicinais da sálvia - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades medicinais da sálvia, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades medicinais da sálvia

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
ROSALLICE GUIMARAES
qero saber como faz o cha da salvia
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosallice! Pode aprender a fazer uma infusão de sálvia neste artigo: http://comida.umcomo.com.br/receta/como-preparar-uma-infusao-de-salvia-12484.html
Elaine Franco
A salvia pode ser usada para fazer inalação para sinusite?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Elaine! Talvez a sálvia não seja a mais indicada, mas neste artigo poderá encontrar alguns remédios naturais para tratar a sinusite: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-sinusite-com-remedios-naturais-1437.html
lucileide
Gostaria de ter mais informações de como consumir a salvia e em que quantidade e vezes ao dia deve ser consumida?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucileide! A sálvia pode ser utilizada para diversos fins, ela pode ser aplicada por exemplo no cabelo ou nos dentes. Por isso, dependendo do que você quiser, a sua aplicação deverá ser diferente. Neste link encontrará diversos artigos sobre a utilização da sálvia para diferentes objetivos: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=salvia Espero que seja de ajuda! Obrigada pelo seu comentário :)

Quais são as propriedades medicinais da sálvia
1 de 4
Quais são as propriedades medicinais da sálvia

Voltar ao topo da página