Partilhar

Quais são as propriedades da melissa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as propriedades da melissa

A melissa ou erva-cidreira é uma planta com usos medicinais para tratar diferentes condições e doenças, já que conta com uma série de benefícios para o organismo humano. Esta planta se destaca por suas propriedades para combater problemas relacionados com os nervos, mas são muitas outras as vantagens que oferece. Você poderá descobri-las neste artigo de umComo.com.br sobre quais são as propriedades da melissa.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da spirulina
Passos a seguir:
1

A melissa ajuda a tratar os problemas de nervos, pelo que pode se usar para tratar o estresse, o nervosismo, ansiedade, etc. Está entre as melhores infusões para acalmar a ansiedade pelo fato de contar com propriedades tranquilizantes que nos ajudarão a acalmarmos nas situações em que os nervos são muitos e é difícil para nós manter a calma.

2

Também pode usar esta planta se você sofrer de insônia, já que a erva-cidreira ou melissa conta com leves propriedades narcóticas e ajudará você a pegar no sono. Também pode consultar este outro artigo de umComo sobre quais são as melhores infusões para dormir, no entanto, no caso de estar tomando medicamentos para dormir deverá consultar antes o seu médico.

Quais são as propriedades da melissa - Passo 2
3

Em casos de indigestão ou digestão pesada, a melissa é um bom remédio, já que ajudará a eliminar os sintomas como náuseas e tonturas e favorecerá a correta digestão. Esta erva medicinal tem propriedades sedantes e efeito antiespasmódico que poderá ajudar ao correto funcionamento do trato gastrointestinal.

4

Esta erva também conta com propriedades antiespasmódicas, que para além de serem benéficas para os órgãos internos, podem ser úteis para tratar dores nos músculos. Deste modo, atuará como tônico muscular para relaxar a área em questão e evitar cãibras e espasmos. Para este uso, pode se adicionar uma infusão de melissa à água do banho.

Quais são as propriedades da melissa - Passo 4
5

A melissa ou erva-cidreira serve também para fomentar a sudorese, fato que pode ser muito útil em tratamentos de condições febris, como os resfriados e gripes. Além disso, a ingestão de melissa pode diminuir certas dores como a cervical, lombar ou menstrual.

6

Quanto ao uso externo da melissa, também é possível utilizá-la para a curação de feridas superficiais por ser cicatrizante, assim como também para aliviar picadas de insetos, aplicando diretamente o suco de melissa sobre a área afetada.

Quais são as propriedades da melissa - Passo 6
7

Apesar disso, é importante referir que a melissa também conta com algumas contraindicações, como no caso de pessoas que estejam sendo medicadas com fármacos sedativos. Também não se recomenda o seu consumo a mulheres grávidas ou em período de amamentação, uma vez que pode estimular o útero e provocar abortos ou passar ao leite materno.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da melissa, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades da melissa

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são as propriedades da melissa
1 de 4
Quais são as propriedades da melissa

Voltar ao topo da página