Partilhar

Quais são as propriedades da flor de laranjeira

Por Sara Viega. Atualizado: 14 dezembro 2018
Quais são as propriedades da flor de laranjeira
Imagem: sorbodecolor.com

A flor de laranjeira é muito apreciada tanto no âmbito culinário como no medicinal por suas famosas propriedades terapêuticas. Para se beneficiar de todas elas, podemos elaborar água-de-flor-de-laranjeira, preparar uma infusão ou óleo essencial. Esta flor cresce em três pés-de-fruta diferentes: na laranjeira, no limoeiro e na cidreira, e caracteriza-se por ser de cor branca e desprender um delicado aroma. Se quiser saber quais são as propriedades da flor de laranjeira e começar a se beneficiar de todas elas, não perca este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da equinácea
Passos a seguir:
1

Um dos benefícios mais famosos da flor de laranjeira é o de combater a insônia e as dores menstruais. Isto é assim graças às suas propriedades analgésicas e aromatizantes, que nos permitem pegar no sono com mais facilidade e inclusive aliviar a dor de cabeça. A melhor forma de se beneficiar destas propriedades é através da água-de-flor-de-laranjeira ou da infusão da mesma.

2

Suas propriedades hipnóticas e ansiolíticas também são muito conhecidas. Graças a elas, a flor-de-laranjeira é ideal para combater problemas de ansiedade e nervosismo, assim como indigestões leves. Permite reduzir a dor estomacal e acalmar as náuseas e vômitos.

3

Se for tomada em infusão é aconselhável complementar a flor de laranjeira com outros ingredientes que permitam potenciar suas propriedades, como por exemplo o mel, o limão ou a canela. A mistura desta flor com estes produtos é perfeita para tratar a dor de garganta, combater a tosse e favorecer o correto funcionamento dos rins.

4

Graças ao alto conteúdo de pectina, a flor de laranjeira conta com propriedades antidiarreicas. Este componente permite também equilibrar os níveis de colesterol se complementada com uma dieta adequada para isso.

5

É importante destacar que as mulheres grávidas, menores de seis anos e pessoas com gastrite ou doenças neurológicas como Parkinson não devem tomar óleos essenciais de nenhum tipo, nem de flor de laranjeira.

6

Para preparar a água, infusão ou óleo essencial de laranjeira devem ser colhidas as flores assim que elas abrirem ou pouco antes disso, para depois secá-las. Depois de secas, já podemos usá-las para nos beneficiar de todas as propriedades da flor de laranjeira.

Leia também: Como plantar flor Angélica

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da flor de laranjeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades da flor de laranjeira

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Tereza
Boa noite! Fiquei muito satisfeita em conhecer os benefícios da água de flor de laranjeira pois estou usando e estou gostando. Abraços,
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Tereza, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)

Quais são as propriedades da flor de laranjeira
Imagem: sorbodecolor.com
Quais são as propriedades da flor de laranjeira

Voltar ao topo da página