PARTILHAR

Quais são os sintomas da artrite reumatoide

Quais são os sintomas da artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença degenerativa e crônica que se carateriza por causar inflamações na membrana sinovial das articulações, a qual é responsável por proteger e alimentar as cartilagens. O fato desta membrana se inflamar faz com que o osso se danifique e vão aparecendo erosões, no entanto não se deve confundir a artrite com a artrose, que causa lesões na cartilagem das articulações. Desta forma, gera dor articular e afera especialmente as mulheres a partir dos 40 anos, embora todas possam sofrer dela. Para que a possa detetar o quanto antes, neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas da artrite reumatoide.

Passos a seguir:
1

O mais visível e principal sintoma da atrite reumatoide é a inflamação das articulações e a dor resultante. As zonas mais afetadas por esta doença são:

  • os pulsos;
  • dedos das mãos e pés;
  • cotovelos;
  • ombros;
  • quadris;
  • joelhos;
  • e tornozelos.

Apesar de também provocar dor articular, não se deve confundir com a artrose, uma vez que se tratam de doenças diferentes. É por isso que lhe recomendamos ler o nosso artigo sobre qual é a diferença entre a artrite e a artrose.

Quais são os sintomas da artrite reumatoide - Passo 1
2

Além disso, também é comum que as pessoas que sofrem de atrite reumatoide tenham sensação de rigidez, especialmente no período da manhã, quando ao se levantarem. Esta sensação deverá reduzir à medida que o dia avança.

3

Por causa da artrite também podem aparecer nódulos reumatoides, alguns inchaços sobre a pele, especialmente na parte de trás das mãos ou dos pés. Estes também podem aparecer no interior do organismo.

Quais são os sintomas da artrite reumatoide - Passo 3
4

A inflamação pode conduzir à deformação das articulações, especialmente quando a doença está em fase avançada. O dano na membrana sinovial faz com que os ossos possam mudar de posição e se dê a deformação.

5

Outro sintomas que podem ser observados em pacientes com artrite reumatoide são os seguintes:

  • Febre;
  • Ressecamento das mucosas (olhos, boca,etc.);
  • Fadiga;
  • Formigueiro nas mãos e nos pés;
  • Dor no pescoço.
6

No caso de sofrer de dor articular e outros sintomas, é bom que saiba como se diagnostica a artrite reumatoide para a detetar o quanto antes e, embora se trate de uma doença crônica, pode ser bastante útil saber como tratar a artrite com remédios naturais para tentar amenizar as dores.

Quais são os sintomas da artrite reumatoide - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da artrite reumatoide, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se tem dor articular e outros sintomas, visite o seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Sonia Castro
Fui diagnosticada quando tinha 17 anos com artrite reumatoide, fiz tratamento no H. das Clínicas em São Paulo com cortisona. abandonei o tratamento na fase adulta. Hoje ainda com muitas dores, refiz os exames e nada constou. Como pode ? As dores são as mesmas ou até mais intensas.
Leticia
Boa noite sinto muita dormência nas mãos e nos pés além de dores nas articulações entre a perna e os pés acompanhada de rígidos na perna .
leticia
quem tem artrite pode anda
Quais são os sintomas da artrite reumatoide
1 de 4
Quais são os sintomas da artrite reumatoide

Voltar ao topo da página ↑