Partilhar

Qual é a diferença entre a artrite e a artrose

Qual é a diferença entre a artrite e a artrose
Imagem: askdoctork.com

Em muitas ocasiões, confundimos os termos artrite e artrose, ou inclusive chegamos a pensar que se trata de uma mesma doença das articulações. A verdade é que não é assim e se trata de duas doenças diferentes, pelo que é importante saber diferenciá-las e conhecer as características de cada uma. Para isso, em umComo.com.br explicamos com detalhe qual é a diferença entre artrite e artrose.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da artrite reumatoide

Diferenças entre a artrite e a artrose: onde se produz a lesão

Em primeiro lugar, é necessário destacar que se trata de duas doenças diferentes e a lesão se produz em diferentes pontos da articulação:

  • A artrite é uma doença que se produz ao inflamar a membrana sinovial das articulações, aquela que alimenta, protege e cobre as cartilagens.
  • A artrose também é degenerativa mas aparece por causa do desgaste da cartilagem, que é o tecido elástico que recobre os extremos dos ossos e ambos formam as articulações.

Diferenças entre a artrite e a artrose: a quem afeta

Por outro lado, a questão de afetar, normalmente a pessoas de idade diferente, é outra das diferenças entre artrite e artrose. Enquanto esta última costuma estar associada às pessoas de idade avançada (no mínimo 40 anos), devido ao desgaste progressivo das articulações causado pelo envelhecimento, a artrite pode afetar também pessoas jovens, a partir dos 25 anos.

Diferenças entre a artrite e a artrose: localização

Dessa forma, é frequente que as lesões causadas por cada uma destas doenças se produzam em diferentes localizações.

  • A artrite reumatoide tende a afetar o punho, as articulações e dedos, pés, cotovelo, ombro, quadril, bem como o joelho ou tornozelo.
  • A artrose aparece nas mãos, na coluna, no quadril, joelho e o primeiro dedo dos pés. Dificilmente aparecerá em outras articulações.

Diferenças entre a artrite e a artrose: tipo de dor

A dor de uma e outra doença articular também é diferente, e aquela produzida pela artrose, de tipo mecânico, pode ser melhorada e tratada com medicação, a dor causada pela artrite não melhora com o repouso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre a artrite e a artrose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre a artrite e a artrose

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
aline perira
olá me chamo Nanci, sou portadora de dores reumáticas , artrite reumatóide, artrose, sinais na pela(LÚPUS), dores articulares faço tratamento contínuo a mais oito anos, estou passando por uma crise a quase dois meses não sei mais o que faço vou tentar seguir algumas das orientações do site e comunico se houver alguma melhora e qual foi a melhor das soluçoes, gostaria de ser informada sobre qualquer outras novidades no assunto, obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Aline, muito obrigada pelo seu testemunho e espero que as nossas dicas resultem :) Se quiser estar a par das novidades deste assunto, pode sempre subscrever à nossa newsletter.
Marco Antonio
Segundo meu médico e exames, tenho artrose no joelho direito tens alguma indicação ou noticias sobre um tratamento feito com o plasma de meu propio sangue chamado PRP ??

Qual é a diferença entre a artrite e a artrose
Imagem: askdoctork.com
Qual é a diferença entre a artrite e a artrose

Voltar ao topo da página