Partilhar

Como fazer sucos para a artrite

Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 janeiro 2020
Como fazer sucos para a artrite
Imagem: elgrancatador.com

Os sucos naturais constituem um remédio muito eficiente para aliviar os sintomas da artrite e complementar o tratamento indicado pelo médico. A artrite é uma doença caracterizada pela inflamação das articulações e, portanto, por gerar uma grande dor a quem sofre dela. Entre todas as variáveis desta condição, destacam-se por serem as mais comuns a artrite reumatoide, a osteoartrite, a gota e a tendinite. Para reduzir a dor ao máximo, você deverá fazer exercício regularmente e ter em conta algumas recomendações naturais como a ingestão de sucos. Continue lendo e descubra como fazer sucos para a artrite.

Suco para a artrite de aipo

Um dos melhores remédios naturais para combater os sintomas da artrite é o aipo. Isto é devido ao poliacetileno que o compõe, uma substância com propriedades anti-inflamatórias, e seu alto teor de sódio e potássio, os quais têm a capacidade de eliminar os depósitos de cálcio gerados pela doença. Do mesmo modo, este vegetal é uma grande fonte de vitamina C, essencial para o tratamento da artrite. Para elaborá-lo você precisará de:

  • 6 talos de aipo
  • Água

Você deverá simplesmente lavar bem os talos de aipo, retirar as folhas e cortá-los. Depois, insira no copo do liquidificador e bata. Se você não dispuser deste utensílio, utilize um recipiente de beirada alta e bata com a batedeira. Uma vez triturado, você pode tomá-lo assim mesmo ou acrescentar água para que fique mais líquido. Para mais detalhes, consulte nosso artigo sobre como fazer suco de aipo.

Como fazer sucos para a artrite - Suco para a artrite de aipo
Imagem: mariela.com

Suco para a artrite de cenoura e aipo

Além do aipo, outro vegetal muito eficiente para o tratamento da artrite e para aliviar a dor é a cenoura. Este alimento é altamente rico em vitamina A, vitamina que favorece consideravelmente a saúde das articulações e reforça o sistema imunológico. Se, além disso, combinarmos ambos os produtos, o resultado é um suco excelente para combater os sintomas desta doença. Para prepará-lo você precisará reunir os seguintes ingredientes:

  • 5 cenouras médias
  • 3 talos de aipo

Lave e descasque as cenouras, elimine as pontas e corte-as. Depois, lave os talos de aipo, tire as folhas e corte-os. Introduza tudo em um recipiente de beirada alta ou no liquidificador e bata.

Como fazer sucos para a artrite - Suco para a artrite de cenoura e aipo
Imagem: recetasnaturista.com

Suco para a artrite de mamão e laranja

Graças à eficiente de suas propriedades anti-inflamatórias, o mamão é uma das frutas mais benéficas para os pacientes com artrite. Para potencializar seus efeitos, o ideal é combiná-la com uma fruta cítrica como a laranja, ou o limão na falta dela, devido à sua alta porcentagem de vitamina C. Para preparar este suco para a artrite você vai precisar de:

  • 2 mamões
  • 1 laranja

Esprema a laranja para extrair o suco e reserve-o no copo do liquidificador. Depois, lave os mamões, descasque-os, retire as sementes, pique-os e acrescente ao recipiente para bater tudo.

Como fazer sucos para a artrite - Suco para a artrite de mamão e laranja
Imagem: trucosparaadelgazarrapido.com

Suco para a artrite de alho e limão

O alho conta com propriedades tanto anti-inflamatórias como analgésicas, perfeitas para reduzir as substâncias que provocam a inflamação das articulações e, portanto, a dor da artrite. Para suavizar o sabor deste alimento e potencializar seus efeitos anti-inflamatórios, o mais recomendável é misturá-lo com limão. Deste modo, para preparar este suco você terá de reunir os seguintes ingredientes:

  • 3 dentes de alho
  • 1 limão

Primeiro, descasque os dentes de alho, elimine as pontas e corte-os. Depois, esprema o suco do limão e acrescente-o junto com o alho no liquidificador para batê-lo. Lembre-se que você também pode usar uma batedeira.

Como fazer sucos para a artrite - Suco para a artrite de alho e limão
Imagem: sobretodosalud.com

Suco para a artrite de cerejas

Um dos benefícios mais populares das cerejas é seu alto teor em polifenóis, substâncias com a capacidade de combater a inflamação produzida pela artrite e outras doenças de caráter inflamatório. Um destes polifenóis é a chamada antocianina, químico natural que, além de anti-inflamatório, é um potente antioxidante. Do mesmo modo, as cerejas constituem outra grande fonte de vitamina C, pelo que contêm todos os componentes necessários para reduzir os sintomas da artrite. Para elaborá-lo você deverá simplesmente reunir 150 g de cerejas, ou mais se quiser preparar mais suco, lavá-las, retirar o talo e o caroço, picá-las e batê-las no liquidificador.

Como fazer sucos para a artrite - Suco para a artrite de cerejas
Imagem: mogujatosama.com

Como tomar sucos para a artrite

Na hora de reduzir a dor provocada pela artrite, a vitamina C e compostos antioxidantes desempenham um papel fundamental devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Neste sentido, os sucos anteriores gozam de um elevado nível desta vitamina e eficientes propriedades tanto antioxidantes como anti-inflamatórias e diuréticas, por isso se recomenda sua ingestão em pacientes com artrite. No entanto, com isto não basta. É fundamental complementar os sucos com uma alimentação saudável e equilibrada, com a prática de exercício e o tratamento indicado pelo médico.

O mais recomendável é tomar os sucos pela manhã, assim que acordar. Deste modo, não é aconselhável tomar mais de um por dia. Você pode tomá-los todos os dias sem problema desde que não supere a quantidade estipulada. Quanto à periodicidade, dependerá do tempo que você demore para notar melhoria. É sempre recomendável procurar um especialista para tirar qualquer dúvida sobre a dosagem.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sucos para a artrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Albertina de Souza
Artigos para dores nas articulações, como artroses.

Como fazer sucos para a artrite
Imagem: elgrancatador.com
Imagem: mariela.com
Imagem: recetasnaturista.com
Imagem: trucosparaadelgazarrapido.com
Imagem: sobretodosalud.com
Imagem: mogujatosama.com
1 de 6
Como fazer sucos para a artrite

Voltar ao topo da página