Partilhar

Como exercitar a memória

Por Sara Viega. Atualizado: 9 junho 2017
Como exercitar a memória

Para contar com uma mente saudável e gozar de uma boa memória, à medida que envelhecemos é imprescindível exercitar o cérebro diariamente através de diferentes atividades que aumentem as nossas capacidades cognitivas, além de seguir uma boa alimentação e uma rotina de exercício físico. Preste atenção ao seguinte artigo do umCOMO no qual lhe vamos dar dicas para exercitar a memória na sua vida diária e prevenir a perda de memória precoce, assim como outras condições de caráter degenerativo.

Também lhe pode interessar: Como exercitar a mente
Passos a seguir:
1

Antes de saber que técnicas lhe ajudarão a exercitar a sua memória, é importante que tal como referem os especialistas, aprenda a controlar o estresse e a relaxar a sua mente. Foi demonstrado que o estresse afeta negativamente o funcionamento cerebral, alterando as capacidades cognitivas e favorecendo a perda de memória. É por isso que se recomenda encontrar aquelas atividades que lhe gerem relaxamento e lhe permitam aliviar a tensão acumulada, como pode ser praticar yoga, pilates, taichi, sair para passear, meditar em frente ao mar, receber uma massagem profissional, etc. O essencial é combater o estresse para que o processo de aprendizagem e as habilidades de memória não sejam prejudicadas, assim como a sua saúde em geral.

Como exercitar a memória - Passo 1
2

Além disso, a prática de exercício físico é a chave para aumentar a capacidade cerebral, uma vez que contribui na criação de mais células e conexões cerebrais, o que tem como resultado uma grande capacidade para aprender coisas novas. As aulas de atividades físicas baseadas na repetição de movimentos e para as quais é necessária uma grande concentração são ideais para exercitar a memória e manter a mente completamente ativa.

Como exercitar a memória - Passo 2
3

Adquirir o hábito da leitura é uma das melhores coisas que podemos fazer para exercitar a memória, pois enquanto se lê estimula-se a atividade cerebral, potencia-se a capacidade de aprendizagem e, por conseguinte, atrasa-se e previne-se a perda de memória. Mas para que isto dê resultado é fundamental compreender o que se está lendo, levar o tempo que precisa para reter a informação e tentar lembrar-se dela passadas 24 horas. Também é recomendável ter um dicionário à mão para procurar o significado daquelas palavras desconhecidas e, assim ampliar ao mesmo tempo o vocabulário.

Como exercitar a memória - Passo 3
4

Foi comprovado que as pessoas bilíngues têm uma maior capacidade de memória, e que aprender um idioma novo é uma das melhores técnicas que existem para o treinamento intelectual e melhora a atenção e as habilidades cognitivas. Além disso, qualquer tipo de formação, seja inscrever-se em um curso ou aprender a tocar um instrumento, será algo que desenvolverá a sua memória e o manterá ativo mentalmente, o que se irá refletir também na realização das suas atividades cotidianas.

Como exercitar a memória - Passo 4
5

Dedicar uns minutos por dia a realizar atividades que estimulam a mente como crucigramas, sudokus, sopas de letras, jogos de mesa... também é uma excelente forma de melhorar a sua capacidade para memorizar as coisas. Ao fazer este tipo de exercícios, mantêm-se ativas as neuronas no cérebro e favorece-se a concentração, ambos aspetos fundamentais à medida que se vai avançando na idade.

Como exercitar a memória - Passo 5
6

Existem diversas técnicas e truques simples de colocar em prática que no seu dia a dia irão servir para melhorar a sua memória e lembrar toda aquela informação nova que recebeu ou o que tem de fazer de agora em diante. Algumas das mais eficazes são as seguintes:

  • No momento de ler ou estudar, pode pensar com imagens e visualizar de forma gráfica a informação para se conseguir lembrar depois de tudo. É importante fazer um esquema ou um pequeno resumo para reter mais facilmente aquela informação relevante.
  • Utilizar mnemônicas para se lembrar da informação, como por exemplo associar as palavras para se lembrar de outras com as quais rimem ou formar acrônimos se tiver de memorizar uma lista de palavras. Por exemplo, se tiver de memorizar a lista Casa, Árvore e Semáforo, pode formar a palavra CAS para se lembrar depois dos três termos.
  • Se tem dificuldade para se lembrar em que lugar deixou um determinado objeto, o melhor é manter uma ordem e certificar-se de colocar as coisas sempre no mesmo sítio. Além disso, nesse momento tente se relaxar, fechar os olhos, respirar profundamente e reconstruir tudo aquilo que fez até esse momento.
  • Antes de começar o dia, faça uma lista com tudo aquilo que deve fazer e vá riscando as tarefas à medida que as for fazendo.
  • Utilize uma agenda ou calendário para apontar todas as reuniões ou eventos importantes e leva-a sempre consigo ou situe-a em um local no qual possa vê-la com facilidade.

Para outras técnicas, confira o artigo sobre as melhores técnicas de estudo e memorização.

Como exercitar a memória - Passo 6
7

Além de tudo isso, deve saber que a alimentação tem um papel importante na tarefa de manter a mente saudável e potenciar as funções do cérebro. Há certos alimentos que são excelentes alternativas para melhorar a memória e, entre eles, encontramos os alimentos integrais, os frutos sexos, os mirtilos, o peixe azul e os vegetais como o aipo, o brócolis, a berinjela, a cenoura, a couve e os espinafres. Descubra muitos mais detalhes nos artigos Alimentos que ajudam a melhorar a memória e Como fazer sucos para a memória.

Como exercitar a memória - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como exercitar a memória, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como exercitar a memória

O que lhe pareceu o artigo?

Como exercitar a memória
1 de 8
Como exercitar a memória

Voltar ao topo da página