Partilhar

Como lidar com idosos com demência

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lidar com idosos com demência

A demência ocorre quando uma pessoa, normalmente, já idosa perde a sua capacidade de pensar e raciocinar. Como consequência, os familiares e demais pessoas próximas devem ter uma série de cuidados no dia a dia. Embora o problema se costume associar com doenças, como o Alzheimer, o paciente pode apresentar os sintomas de forma isolada. Para o ajudar a entender melhor a como lidar com idosos com demência confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como falar com pacientes com demência
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para lidar com idosos com demência de modo adequado é sabendo os sintomas que costumam acompanhar o problema. Estar precavido sobre eles vai facilitar o convívio da pessoa com os demais, além de oferecer a ela melhor qualidade de vida. A demência é um quadro progressivo, ou seja, não tem cura e evolui com o tempo. O ritmo da deterioração e a forma como age um idoso com demência varia em cada caso. De qualquer forma, é essencial adaptar-se à nova situação.

Veja também quais são os tipos de demência no nosso artigo.

Como lidar com idosos com demência - Passo 1
2

Um dos sinais mais típicos da demência é a perda de memória, o que faz com que o paciente faça a mesma pergunta várias vezes, não se lembre de onde deixou objetos, nem consiga armazenar informações recentes e se esqueça até mesmo do que acabou de fazer e do nome das pessoas mais próximas. Por isso, é fundamental ter paciência e não levar para o lado pessoal situações que possam ocorrer. Outro sintoma comum é a mudança de humor, o que faz o idoso tornar-se mal-humorado a alegre em uma questão de pouco tempo.

3

Quem está demente fica ainda desorientado, sem saber onde está, que dia é, ano ou horário. A sua personalidade também pode sofrer alterações e o idoso apresentar um tipo de comportamento que não possuía, como se tornar desconfiado, assustado, ansioso e mesmo agressivo, o que pode levar a crises de violência. No momento em que ele se torna violento é quando deve haver os principais cuidados, incluindo, deixar o lugar onde ele fica sem objetos que podem machucá-lo ou que possa pegar para ferir os outros. Também é importante que o local onde ele fique seja bem ventilado e que haja espaço para que possa circular, mas sem aparentar uma prisão.

4

Já nas crises de agressividade é necessário falar pouco com ele, sendo objetivo, retirar pessoas diferentes do local e não o segurar demais ou prendê-lo. O idoso com demência também pode sair de casa e ficar perambulando, colocando a sua vida em risco. Por tudo isso, é necessária a presença de uma pessoa a todo o momento em sua companhia. Muitas vezes, contratar um profissional experiente é preciso, conforme o grau de demência, ou ter duas pessoas próximas que possam estar sempre com o idoso. Em alguns casos, é preciso dar banho no paciente, trocar as suas roupas, alimentá-lo.

Como lidar com idosos com demência - Passo 4
5

Outras dicas para lidar com quem sofre de demência é dar preferências às frases mais simples e curtas, usar gestos para ajudar na compreensão quando necessário e incentivar a prática de atividades físicas leves, que fortalecem o sistema cardiovascular, além de ser importante a idosos que permanecem muito tempo sentados. Existem grupos de apoio a familiares que ajudam pessoas que precisam de conviver com dementes. A troca de experiências e perceber que não está sozinho podem ser motivadores.

Para o ajudar, confira também as dicas que temos para si sobre como falar com pacientes com demência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com idosos com demência, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como lidar com idosos com demência

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vania Costa
Tenho uma excelente convivência com meu pai, atualmente ele tem 98, foi músico durante toda sua vida, por isso canta muito todos os dias, porém ultimamente apesa de estar cego alega vê, paisagens pessoas( cenários que ele via qdo era caçador, pescador ) enfim. A pergunta é , devo fazê-lo entender que tudo não passa de sua imaginação ou finjo estar vendo também???

Como lidar com idosos com demência
1 de 3
Como lidar com idosos com demência

Voltar ao topo da página