Alimentos ricos em fibras

Como fazer farinha de berinjela

Como fazer farinha de berinjela
Imagem: tattoodonkey.com

A berinjela é um dos vegetais que tem sido cada vez mais ligado à perda de peso. Para além disso, este vegetal ajuda a regular o trânsito intestinal, a diminuir os níveis de colesterol LDL a diminuir os riscos de aparecimento de diabetes tipo 2 e ainda ajuda no tratamento de reumatismo e artrite. Ultimamente, a farinha de berinjela tem sido bastante falada, por ajudar a secar aquelas gorduras indesejáveis em pouco tempo, aliada claro a uma dieta equilibrada. A farinha é composta por quarenta por cento de fibra, que incha ao absorver o líquido do nosso organismo. Isto engana assim o nosso cérebro, fazendo-o acreditar que está saciado por alimento. Assim, sentimos menos fome e por conseguinte emagrecemos. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como fazer farinha de berinjela.

Vai precisar de:

  • Berinjelas (a quantidade vai depender da quantidade de farinha que pretender fazer).
  • Forma.
  • Liquidificadora ou processador.
  • Pote bem vedado.
Também lhe pode interessar: Dieta Ravenna cardápio semanal

Passos a seguir:

1

Lembre-se que como a berinjela é composta quase totalmente por água, 1 quilo dela dá apenas para 100 gramas de farinha. Por isso, precisará de bastante berinjela para fazer farinha suficiente. Para fazer a farinha de berinjela tem de começar por desidratar a berinjela. Para isso, deverá cortá-la em rodelas, sem tirar a sua casca.

Como fazer farinha de berinjela - Passo 1
Imagem: entrenalinea.com.br
2

De seguida, terá de colocar as berinjelas em uma forma e levá-las ao forno pré-aquecido por 5 minutos a cerca de 200ºC. Deixe-as ficar no forno por cerca de 2h30 ou até verificar que o vegetal está crocante.

3

Por último, coloque as rodelas de berinjela ressecadas em uma liquidificadora ou no processador. Quando tiver um aspeto como a farinha de mandioca, já estará pronta. Coloque a farinha de berinjela em um pote bem vedado e guarde em um local arejado e fora da luz, como a geladeira.

Como fazer farinha de berinjela - Passo 3
Imagem: empoweredsustenance.com
4

Pode consumir a farinha de berinjela de várias formas, misturada em saladas de frutas, arroz, com iogurtes, cuscuz, entre outras preparações. Também pode utilizar esta farinha na confecção de pão, bolos, biscoitos e outras massas. Lembre-se que como não tem uma boa fermentação, a farinha de berinjela deve ser unida a farinha de trigo. Como a farinha de berinjela não tem um sabor muito marcante, pode usar a sua imaginação para a usar numa infinidade de pratos.

5

O consumo frequente de farinha de berinjela causa a formação de radicais livres, o que pode prejudicar o nosso organismo. Para combater este efeito, você deve aliar ao consumo de farinha de berinjela, frutas cítricas ricas em vitamina C. Pode então complementar com limão, laranja, acerola, kiwi, entre muitas outras.

Como fazer farinha de berinjela - Passo 5
Imagem: papeldeparede.etc.br
6

Para conseguir perder peso de forma correta, deve aliar o consumo de farinha de berinjela com uma rotina de exercício físico e uma alimentação saudável. Para isso, você não precisa ir na academia, a sua própria casa pode ser o local perfeito. Veja as nossas dicas no artigo sobre como emagrecer em casa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer farinha de berinjela, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos

  • Pode encontrar berinjela em supermercados ou lojas de produtos naturais, no entanto deve sempre adquirir de marcas e lojas de confiança.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Gilmeire Aparecida Franco de Lima
Gostaria de saber como posso desidratar a berinjela no microondas, pois tentei fazer no forno por 4 vezes e nenhuma deu certo, antes mesmo de ficar sequinha a berinjela queimava. Obrigada!
Lurdes
Achei as dicas fáceis e rápidas. Vou fazer todas.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lurdes, muito obrigada pelo seu comentário :) Continue nos acompanhando!
Elaine
Berinjela natural e funcional para melhorar colesterol.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Elaine, é isso mesmo! Obrigada por comentar e continue nos acompanhando ;)
Camila
Não gostei. Assei por mais de duas horas e mesmo assim algumas não ficaram crocantes mas com umidade ainda. E as que secaram, queimaram. Muito melhor comprar pronta.
jeanne oliveira
Bebo a água da berinjela. Posso usá-la para fazer a farinha?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Jeanne, com água de berinjela você não conseguirá fazer farinha de berinjela. O melhor é mesmo seguir os passos acima! Obrigada pelo seu comentário :)
Marina
Olá tem algum outro segredo para secar a berinjela sem que ela escureca e fique amarga? Coloquei no fogo a 160 graus, demorou bastante. Algumas ficaram escuras e outras nao secaram completamente.
Anna
Ontém tentei fazer a farinha de beringela, mas parece que elas se queimaram, pois ficaram muito escuras e amargas. Alguma dica para evitar isso?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Anna, da próxima vez experimente colocar o forno a uma temperatura mais baixa, a 180ºC, e vá verificando até que fiquem crocantes. Obrigada pelo seu comentário e continue a visitar-nos ;)
Anna
Obrigada Vanessa, vou tentar...
Vanessa Lopes
Olá Anabel, ficamos muito contentes por ter gostado! :) Aqui: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=cuidar+do+rosto você encontrará várias dicas para cuidar da pele do seu rosto, dependendo do seu tipo de pele. Se tiver mais alguma dúvida, temos todo o gosto em tentar esclarecê-la :)
Anabel
Ola amei o site, super explicado como se faz as receitas. Olha quero muito saber como faco p melhorar a pele do meu rosto, tem um aspecto de casaca de laranja. Quero deixa-la bem lizinha, tipo aspecto de pssego(rsrs). Eu nao tenho mtfacilidade em verificar o e-mail , se puderem me responderpelo facebook(Anabel Oliveira). Mas de qlqr das maneiras o email... *****@hotmail.com. Desde ja agradeco a atencao e aguardo. :-) bjhss
Imagem: tattoodonkey.com
Imagem: entrenalinea.com.br
Imagem: empoweredsustenance.com
Imagem: papeldeparede.etc.br
1 de 4
Como fazer farinha de berinjela