Vegetarianismo

O que um vegetariano não pode comer

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que um vegetariano não pode comer
Imagem: dailymail.co.uk

As pessoas vegetarianas são aquelas que retiram de sua dieta qualquer produto derivado dos animais: carnes e peixes. Há diferentes tipos de vegetarianos e diferentes formas de aproveitar uma dieta vegetariana dependendo dos alimentos que incluir no seu menu.

Em umComo queremos ajudar você a entender um pouco mais em profundidade os hábitos alimentares dos vegetarianos indicando a você o que um vegetariano não pode comer.

Também lhe pode interessar: Alimentos permitidos na dieta vegetariana

O básico da dieta vegetariana

Ser vegetariano, fundamentalmente, significa abandonar por completo de sua dieta a ingestão de alimentos procedentes dos animais. Desta forma, os vegetarianos não comem produtos de carne nem peixes cujas proteínas são substituídas por proteínas de origem vegetal, que podem ser encontradas em ingredientes como o tofu, o glúten, a soja, etc.

Há diferentes tipos de vegetarianos segundo o tipo de alimento que não permitam em sua dieta; deste modo, diferenciamos:

  • Ovo-lacto-vegetarianos: são aquelas pessoas que não comem carne nem peixe, mas que comem ovos e laticínios (queijo, iogurte, leite, etc).
  • Ovo-vegetarianos: evidentemente, não comem nada que venha da carne ou do peixe, mas que consomem ovos ainda que os lácteos não.
  • Lacto-vegetarianos: são o contrário dos anteriores, isto é, nada de carne nem peixe, mas consomem laticínios. Por outro lado, não comem ovos.
  • Veganos: é a opção vegetariana que retira de sua ingestão qualquer alimento de origem animal, isto é, nem carne, nem peixe, nem laticínios, nem ovos.

Portanto, a base do vegetarianismo é não comer carne nem peixe; em relação aos produtos derivados dos animais (laticínios e ovos) há diferentes posturas que determinam o tipo de vegetarianismo que se pratica.

Neste artigo de umComo ajudamos você a saber como fazer um menu vegetariano e usufruir de uma dieta saudável, nutritiva e livre de produtos de origem animal.

O que um vegetariano não pode comer - O básico da dieta vegetariana

Condimentos que você deve ter em conta

Para saber o que um vegetariano não pode comer, além de ter em conta os aspectos básicos desta filosofia alimentar, tem que levar em consideração que nos produtos que consumimos há uma grande variedade de condimentos e ingredientes acrescentados que, muitas vezes, são de procedência animal.

Se você quer se tornar vegetariano é de vital importância que leia os rótulos dos alimentos e preste especial atenção aos ingredientes que configuram no que vai comprar. A seguir, em umComo detalhamos a você alguns condimentos que podem ser de origem animal e, portanto, não pode comer se for vegetariano:

  • Aditivos: os aditivos são adições nos alimentos que servem para aumentar a textura ou o sabor dos ingredientes. Existem aditivos que podem ser vegetais e outros que podem ser de origem animal; você deverá ler com atenção a etiqueta para saber se pode ou não consumir esse produto. Os aditivos mais comuns são o E441, uma gelatina de origem animal, e o E120, um corante que se cria mediante o inseto tatuzinho.
  • Albumina: é um tempero que procede dos ovos, portanto, se você é vegano ou lacto vegetariano, não poderá consumir produtos que tenham essa adição.
  • Álcool: durante o processo final do álcool nas fábricas de engarrafamento usam-se claras de ovo, sangue seco, gelatina ou quitina (procedente dos caranguejos). Pode ser que o processo final do álcool se leve a cabo com ingredientes de origem vegetal, que sempre vem indicado nas etiquetas.
  • Aspic: trata-se de uma gelatina de origem animal que tanto pode proceder da carne como do peixe; qualquer alimento que contenha este aditivo, não é apto para uma dieta vegetariana.
  • Gorduras animais: parece evidente que se põe na etiqueta a palavra "gorduras animais" um vegetariano não pode comer esse produto; mas o que você deve ter em conta é que muitas vezes não se especifica com estas palavras, mas que se podem encontrar variações como "gordura comestível". Este tipo de gorduras está presente principalmente em produtos de docerias e confeitarias industriais.
O que um vegetariano não pode comer - Condimentos que você deve ter em conta

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que um vegetariano não pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: dailymail.co.uk
1 de 3
O que um vegetariano não pode comer