Partilhar

Como fazer Vick Vaporub caseiro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 abril 2017
Como fazer Vick Vaporub caseiro

O Vick Vaporub é uma substância que é usada há muitos anos. A sua consistência em gel ou creme facilitam a sua aplicação, sendo um unguento usado para a congestão nasal que é super popular há muitas gerações. Ele é aplicado através de uma capa generosa no pescoço e no peito ou através do vapor liberado quando é colocado em água fervente. Além disso, o seu aroma de eucalipto e menta tão característicos abrem as fossas nasais e ajudam a melhorar a respiração, sendo muito refrescante quando é aplicado na pele.

Quer saber como fazer o seu próprio vick vaporub? O umCOMO explica como fazer Vick Vaporub caseiro com três receitas muito simples para que você possa aproveitar as suas propriedades sem ter de comprar a versão comercial!

Vick Vaporub com óleo de coco

Na primeira receita, a mais tradicional, vamos ensinar como fazer vick vaporub caseiro com óleo de coco. Na segunda, este ingrediente será substituído por cera de abelha.

Ingredientes

  • 100 ml de óleo de coco. Também pode usar manteiga de amêndoas ou de cacau.
  • 20 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 20 gotas de óleo essencial de menta
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim

Preparação

  1. Derreta o óleo de coco em banho-maria ou no microondas (em intervalos de 10 segundos) até derreter e ficar líquido.
  2. Depois de derreter bem, misture até obter um líquido homogêneo.
  3. Junte os óleos essenciais de alecrim, eucalipto e de menta.
  4. Despeje a mistura em um frasco de vidro e deixe solidificar.
  5. Quando a preparação estiver completamente sólida, o seu Vick Vaporub está pronto. Pode conservar o vick caseiro nesse recipiente por um ano.
Como fazer Vick Vaporub caseiro - Vick Vaporub com óleo de coco

Vick Vaporub caseiro com cera de abelha

Para fazer vick vaporub caseiro com cera de abelha, reúna os seguintes ingredientes:

  • 120 ml de azeite de oliva
  • 240 ml de azeite de coco
  • 170 ml de cera de abelha ralada
  • 30 gotas de óleo essencial de menta
  • 15 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 10 gotas de óleo essencial de acanfora

Preparação

  1. Esta receita é muito mais simples do que a anterior. A única coisa que você tem que fazer é misturar todos os ingredientes da receita (óleos essenciais + cera de abelha) em uma taça ou caçarola pequena que deve colocar sobre outra cheia de água. Assim, pode fazer o banho-maria com todos os ingredientes juntos.
  2. Em fogo baixo, mexa pouco a pouco todos os ingredientes até que a cera se funda por completo.
  3. Depois de derreter tudo e misturar até ficar homogêneo, despeje a mistura em um pote de vidro opaco e deixe solidificar. Esta receita de vick caseiro também pode ser conservada por um ano.
Como fazer Vick Vaporub caseiro - Vick Vaporub caseiro com cera de abelha

Vick Vaporub para bebés

E, para finalizar esse artigo que explica como fazer vick vaporub caseiro, confira essa sugestão que leva apenas 2 ingredientes, adequada para bebés.

Você apenas necessita de 60 ml de óleo de coco e 12 gotas de óleo essencial de eucalipto, embora também possa usar o óleo de lavanda ou de alecrim.

Para esta última receita de vick caseiro, aqueça o óleo de coco o suficiente para ficar quente, mas não fervendo. Em seguida, adicione o óleo essencial de eucalipto (ou um dos outros sugeridos) e misture. Despeje sobre o potinho de cristal e, assim como na receita anterior, deixe solidificar e tampe. O seu vick vaporub natural, simples e adequado para bebés está pronto!

Agora que sabe como fazer vick vaporub, confira 15 formas surpreendentes de usar este produto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Vick Vaporub caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como fazer Vick Vaporub caseiro

Como fazer Vick Vaporub caseiro
1 de 3
Como fazer Vick Vaporub caseiro

Voltar ao topo da página