Partilhar

Como normalizar os níveis de prolactina

Como normalizar os níveis de prolactina
Imagem: salud.kioskea.net

A prolactina é uma hormônio que se encontra tanto em homens como em mulheres e se sintetiza na hipófise ou glândula pituitária, situada no cérebro. Sua função principal é regular a amamentação materna após o parto. Em umComo veremos como normalizar os níveis de prolactina.

Também lhe pode interessar: O que é a prolactina

Níveis normais de prolactina

Os níveis normais de prolactina em homens são de 2 a 19 nano gramas por mililitro.

Em mulheres não grávidas são um pouco mais altos, de 2 a 25 nano gramas por mililitro.

Em mulheres grávidas é quando mais aumentam, no primeiro trimestre os valores vão de 20 a 150 ng/ml, no segundo quadrimestre de 50 a 215 ng/ml e no terceiro de 95 a 560. Nos primeiros dias de amamentação são de 190 a 625 ng/ml.

Hiperprolactinemia

Quando os valores de prolactina são superiores aos normais, se sofre de hiperprolactinemia. As causas podem ser muito variadas, alguns exemplos são:

  • Tumores geralmente benignos na glândula hipófise.
  • Hipotireoidismo.
  • Tomar diferentes remédios como antidepressivos, morfina, primperam, antipsicóticos (haloperidol), anti-hipertensivos (verapamilo), protetores gástricos (ranitidina) ou estrógenos.
  • Anorexia nervosa.

Tratamento da hiperprolactinemia

Para normalizar os níveis de prolactina deve se tratar a causa.

A mais comum são os tumores. Geralmente são benignos e podem ser extraídos com uma operação cirúrgica através do orifício nasal. É uma intervenção com muitos riscos, mas muito habitual. Costuma-se reduzir primeiro o tumor com medicamentos para que seja mais fácil de extrair, e poucos meses após a operação pode se voltar à vida normal, com visitas regulares ao especialista.

Se a causa é alguma doença, como o hipotireoidismo, a anorexia, doenças autoimunes como o lúpus, etc., o tratamento dirige-se para a normalização destas patologias. Assim os níveis de prolactina voltam à normalidade.

Quando a causa é a ingestão de certos medicamentos, se tentarão substituir por outros de efeitos similares receitados pelo médico responsável.

Da mesma maneira, há medicamentos que reduzem os níveis de prolactina. Os agonistas dopaminérgicos são os de escolha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como normalizar os níveis de prolactina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como normalizar os níveis de prolactina

18 comentários
A sua avaliação:
Vania Suely Papaléo
Oi meu resultado do exame "Estradiol"deu 188.70 significa o que ? Não entendi em que fase me encontro 😴
Editor umComo.com.br
isla fernanda
minha prolactina deu 36,2 fiz o beta deu negativo. o medico receitou selene sera que vai resolver?
Maria Elisabete Mota Machado
tenho o valor da prolactina a 9.2 ė normal? e o que tomar para baixar?
Claudio dias ferreira
Como baixar a prolactina no homenajea
simone
queria saber se tevo tomar esse remedio cloridrato de metformina pro meu prolactina que esta em 29.96 que o medico passou o clinico pq esse remedio nao e pra quem e pre diabetico eu nao sou pre diabetico queria saber se tomo ou nao muito obrigado
A sua avaliação:
Alynne
Artigo mais direto e explicado que li até agora. Tenho hipertensão, hipotireoidismo e minha prolactina está em 89. Ainda farei exames...
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Alynne! Valeu pelo comentário. Rápidas melhoras!
isaias de oliveira
olá fiz um exame de prolactina e deu 5.53 tenho 46 anos , gostaria de saber se ta normal ou alto.
fabiana
Bom dia , gostaria de informações sobre a prolactina alta, quais alimentos posso comer??? Mesmo eu fazendo exercício físico qual e o mas recomendado ???
A sua avaliação:
valteci idelfonso
tomo carbamazepina sera que e isso que ta deixando alta minha prolactina ?
A sua avaliação:
valteci idelfonso
o nivel de plolactina em mim ta auto como faço para normaliza-lo

Como normalizar os níveis de prolactina
Imagem: salud.kioskea.net
Como normalizar os níveis de prolactina

Voltar ao topo da página