Desequilíbrio hormonal

Como normalizar os níveis de prolactina

Como normalizar os níveis de prolactina
Imagem: salud.kioskea.net

A prolactina é uma hormônio que se encontra tanto em homens como em mulheres e se sintetiza na hipófise ou glândula pituitária, situada no cérebro. Sua função principal é regular a amamentação materna após o parto. Em umComo veremos como normalizar os níveis de prolactina.

Também lhe pode interessar: Como aumentar os níveis de testosterona

Índice

  1. Níveis normais de prolactina
  2. Hiperprolactinemia
  3. Tratamento da hiperprolactinemia

Níveis normais de prolactina

Os níveis normais de prolactina em homens são de 2 a 19 nano gramas por mililitro.

Em mulheres não grávidas são um pouco mais altos, de 2 a 25 nano gramas por mililitro.

Em mulheres grávidas é quando mais aumentam, no primeiro trimestre os valores vão de 20 a 150 ng/ml, no segundo quadrimestre de 50 a 215 ng/ml e no terceiro de 95 a 560. Nos primeiros dias de amamentação são de 190 a 625 ng/ml.

Hiperprolactinemia

Quando os valores de prolactina são superiores aos normais, se sofre de hiperprolactinemia. As causas podem ser muito variadas, alguns exemplos são:

  • Tumores geralmente benignos na glândula hipófise.
  • Hipotireoidismo.
  • Tomar diferentes remédios como antidepressivos, morfina, primperam, antipsicóticos (haloperidol), anti-hipertensivos (verapamilo), protetores gástricos (ranitidina) ou estrógenos.
  • Anorexia nervosa.

Tratamento da hiperprolactinemia

Para normalizar os níveis de prolactina deve se tratar a causa.

A mais comum são os tumores. Geralmente são benignos e podem ser extraídos com uma operação cirúrgica através do orifício nasal. É uma intervenção com muitos riscos, mas muito habitual. Costuma-se reduzir primeiro o tumor com medicamentos para que seja mais fácil de extrair, e poucos meses após a operação pode se voltar à vida normal, com visitas regulares ao especialista.

Se a causa é alguma doença, como o hipotireoidismo, a anorexia, doenças autoimunes como o lúpus, etc., o tratamento dirige-se para a normalização destas patologias. Assim os níveis de prolactina voltam à normalidade.

Quando a causa é a ingestão de certos medicamentos, se tentarão substituir por outros de efeitos similares receitados pelo médico responsável.

Da mesma maneira, há medicamentos que reduzem os níveis de prolactina. Os agonistas dopaminérgicos são os de escolha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como normalizar os níveis de prolactina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Vania Suely Papaléo
Oi meu resultado do exame "Estradiol"deu 188.70 significa o que ? Não entendi em que fase me encontro 😴
Editor umComo.com.br
isla fernanda
minha prolactina deu 36,2 fiz o beta deu negativo. o medico receitou selene sera que vai resolver?
Maria Elisabete Mota Machado
tenho o valor da prolactina a 9.2 ė normal? e o que tomar para baixar?
Claudio dias ferreira
Como baixar a prolactina no homenajea
simone
queria saber se tevo tomar esse remedio cloridrato de metformina pro meu prolactina que esta em 29.96 que o medico passou o clinico pq esse remedio nao e pra quem e pre diabetico eu nao sou pre diabetico queria saber se tomo ou nao muito obrigado
A sua avaliação:
Alynne
Artigo mais direto e explicado que li até agora. Tenho hipertensão, hipotireoidismo e minha prolactina está em 89. Ainda farei exames...
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Alynne! Valeu pelo comentário. Rápidas melhoras!
isaias de oliveira
olá fiz um exame de prolactina e deu 5.53 tenho 46 anos , gostaria de saber se ta normal ou alto.
fabiana
Bom dia , gostaria de informações sobre a prolactina alta, quais alimentos posso comer??? Mesmo eu fazendo exercício físico qual e o mas recomendado ???
A sua avaliação:
valteci idelfonso
tomo carbamazepina sera que e isso que ta deixando alta minha prolactina ?
A sua avaliação:
valteci idelfonso
o nivel de plolactina em mim ta auto como faço para normaliza-lo
A sua avaliação:
willian do valle
tomar remedios, para pressão alta ha 5 anos. e estou tendo problemas de ereção. minha prolactina esta alta 34. isso pode haver
xxee
Sim amigo tem totalmente a ver! a prolactina alta em nós homens causa falta de libido e problemas de ereção e gorduras na região abdominal. Tenho 21 anos e estou sofrendo disso. O tratamento da prolactina normalmente é feita com remédios ou em casos da prol estiver muito ALTA será necessário uma cirurgia na hipófese. Mas vc disse que está 34, ele lhe dará um remédio e em 1 semana sua ereção e sua libido normalmente terão voltado ao normal.
Lucas
Simplesmente não menciona alimento para abaixar prolactina
Jucilene Vasconcelos
Olá, meu nome é Jucilene Vasconcelos e acabei de fazer uma descoberta maravilhosa. Há mais de um mês estava sentindo dores nas mamas, pois a prolactina estava alta, mesmo tomando o Dostnex, muito caro, e tomando o fitoterápico Vitex. Não estava melhorando. O médico do meu trabalho sugeriu a utilização do fitoterápico óleo de Borragem e foi ótimo. Baixou a prolactina e passou a dor nas mamas. Este óleo em cápsula é adquirido nas farmácias de manipulação. Boa sorte.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jucilene, muito obrigada pelo seu depoimento valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
ROSANGELA
Bom dia eu também tenho prolactina muito alta, já tomei parlodel, dostinex, baixa por um dia depois sobe de novo. Qual foi a dosagem desse óleo de borragem em cápsula que voce tomou. Vou comprar nas lojas de produto naturais vende. Desde já agradeço a sua atenção, fica com deus.
SUELI CARVALHO
boa noite .qual a dosagem do oleo de borragem vc tomou .vou comprar tambem.,obg
Imagem: salud.kioskea.net
Como normalizar os níveis de prolactina