Como normalizar os níveis de prolactina


A prolactina é uma hormônio que se encontra tanto em homens como em mulheres e se sintetiza na hipófise ou glândula pituitária, situada no cérebro. Sua função principal é regular a amamentação materna após o parto. Em umComo veremos como normalizar os níveis de prolactina.
Níveis normais de prolactina
Os níveis normais de prolactina em homens são de 2 a 19 nano gramas por mililitro.
Em mulheres não grávidas são um pouco mais altos, de 2 a 25 nano gramas por mililitro.
Em mulheres grávidas é quando mais aumentam, no primeiro trimestre os valores vão de 20 a 150 ng/ml, no segundo quadrimestre de 50 a 215 ng/ml e no terceiro de 95 a 560. Nos primeiros dias de amamentação são de 190 a 625 ng/ml.
Hiperprolactinemia
Quando os valores de prolactina são superiores aos normais, se sofre de hiperprolactinemia. As causas podem ser muito variadas, alguns exemplos são:
- Tumores geralmente benignos na glândula hipófise.
- Hipotireoidismo.
- Tomar diferentes remédios como antidepressivos, morfina, primperam, antipsicóticos (haloperidol), anti-hipertensivos (verapamilo), protetores gástricos (ranitidina) ou estrógenos.
- Anorexia nervosa.
Tratamento da hiperprolactinemia
Para normalizar os níveis de prolactina deve se tratar a causa.
A mais comum são os tumores. Geralmente são benignos e podem ser extraídos com uma operação cirúrgica através do orifício nasal. É uma intervenção com muitos riscos, mas muito habitual. Costuma-se reduzir primeiro o tumor com medicamentos para que seja mais fácil de extrair, e poucos meses após a operação pode se voltar à vida normal, com visitas regulares ao especialista.
Se a causa é alguma doença, como o hipotireoidismo, a anorexia, doenças autoimunes como o lúpus, etc., o tratamento dirige-se para a normalização destas patologias. Assim os níveis de prolactina voltam à normalidade.
Quando a causa é a ingestão de certos medicamentos, se tentarão substituir por outros de efeitos similares receitados pelo médico responsável.
Da mesma maneira, há medicamentos que reduzem os níveis de prolactina. Os agonistas dopaminérgicos são os de escolha.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como normalizar os níveis de prolactina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.