Partilhar

Como recuperar a voz

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como recuperar a voz
Imagem: tener.com.br

Quando as cordas vocais são forçadas, por falar mais alto do que o normal ou cantar sem técnica, é normal que a voz comece a falhar. Irritações por causa de poluição e substâncias tóxicas, além de problemas respiratórios são outros desencadeadores. Veja com o umComo.com.br como recuperar a voz.

Também lhe pode interessar: Dicas para acabar com a rouquidão

O que fazer para recuperar a voz

A voz pode falhar ou desaparecer por uma série de motivos. Entre eles, está o excesso de tosse, exposição a temperaturas extremas, respiração inadequada e questões emocionais.

Independente do motivo, como recuperar a voz e mesmo evitar que ela falhe ou desapareça exige que as cordas vocais se mantenham sempre hidratadas. Isso é feito através do consumo de água todos os dias.

Também existem alimentos que podem ajudar ou prejudicar a recuperação da voz. A maçã, por exemplo, é uma grande aliada, uma vez que possui propriedade adstringente. Ou seja, é eficiente no tratamento de infecções, além de manter a umidade dos tecidos.

Outra vantagem da maçã, assim como de frutas ricas em fibra, é que a mastigação é estimulada, o que ajuda no fortalecimento da musculatura da garganta. Por outro lado, é melhor evitar o mel, quando a voz falha, pois deixa a saliva espessa, prejudicando a emissão dos sons.

Outra dica para quem precisa recuperar a voz é não sussurrar. Por mais que se pense que isso força menos as cordas vocais, o sussurro exige mais da voz. Assim, o ideal é ficar sem falar o máximo que puder, até que a voz volte ao normal.

Como recuperar a voz - O que fazer para recuperar a voz
Imagem: alinebrito.wordpress.com

Como recuperar a voz

Vale lembrar que quando ocorre a perda total da voz o quadro se denomina afonia, já quando existe apenas uma perda parcial chama-se disfonia.

Se mesmo com os cuidados necessários para recuperar a voz a situação não começar a melhorar em até quatro dias é importante consultar um fonoaudiólogo, otorrinolaringologista ou homeopata.

Algumas pessoas facilmente identificam o motivo da perda de sua voz e, nesse caso, é importante evitar aquilo que desencadeou o problema, como o consumo de álcool em excesso ou de cigarro, os quais também são causas.

Se for devido à tosse de um problema respiratório, o mesmo deve ser tratado. Caso o motivo seja a temperatura baixa, é importante manter o pescoço aquecido, com echarpes e outros acessórios.

Como recuperar a voz - Como recuperar a voz
Imagem: imagens.usp.br

Mais dicas

Um jeito de como recuperar a voz é com chá de gengibre, porque a raiz é uma grande aliada das cordas vocais. Quem conseguir pode até mesmo mascar um pedaço fresco de gengibre.

Outra forma é pingando algumas gotas de óleo essencial da raiz sobre o pescoço. A infusão de tomilho também serve para fazer a voz voltar, sendo que o seu efeito é ainda mais eficiente se receber suco de meio limão. Com a mistura é possível ainda fazer gargarejos.

Outros chás que ajudam são o de sálvia e tanchagem, pois reparam a mucosa da garganta. Para recuperar a voz pode-se ainda fazer um xarope caseiro com duas cebolas, que devem ser fervidas em 500 ml de água por 20 minutos. No líquido, coloque três colheres de mascavo. É possível também dissolver algumas gotas de própolis em água quente e beber ao longo do dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar a voz, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como recuperar a voz

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ernesto Dom Luis
como limpar a voz para soar bem ?

Como recuperar a voz
Imagem: tener.com.br
Imagem: alinebrito.wordpress.com
Imagem: imagens.usp.br
1 de 3
Como recuperar a voz

Voltar ao topo da página