Partilhar

Como saber se estou com infecção intestinal

Por Sara Viega. Atualizado: 5 outubro 2017
Como saber se estou com infecção intestinal

As infecções intestinais são uma das condições mais comuns que podemos ter, principalmente durante a infância, apesar de que adolescentes e adultos também não estão livres de sofrer desta condição. Ela pode ser produzida por um vírus, parasita ou bactéria presente tanto no ambiente como nos alimentos ou água que ingerimos. Prestar atenção aos seus sintomas é fundamental para atuar rapidamente e ir a um especialista, pois no caso de crianças ou pessoas da terceira idade a desidratação converte-se em um perigoso inimigo que atenta contra a saúde. Em umComo.com.br explicamos a você como saber se estou com infecção intestinal, para saber detetar a doença agir o quanto antes se suspeitar de sua existência.

Também lhe pode interessar: Como fortalecer a flora intestinal
Passos a seguir:
1

As infecções intestinais são muito comuns e podem ser causadas por diferentes agentes e condições, entre os quais se destacam:

  • Vírus transmitidos de pessoa para pessoa ou através do ambiente;
  • Bactérias ingeridas através de alimentos que não foram lavados ou tratados adequadamente ou que foram lavados com água não potável. Também podem estar presentes em nossas mãos se não tivermos uma higiene adequada ou nos objetos que entrarem em contato com o solo e depois passarem para a nossa boca;
  • Parasitas presentes em alimentos ou água não potável. Também podem ser transmitidos por meio do contato com fezes ou resíduos infectados.

Aumentar as medidas de higiene, lavar e tratar adequadamente os alimentos, especialmente os de origem vegetal, e lavar sempre as nossas mãos após ir ao banheiro ou após entrar em contato com as fezes de animais é fundamental para prevenir ao máximo as infecções intestinais.

2

Dependendo do tipo de infecção intestinal podem aparecer alguns sintomas ou outros, no entanto, existem algumas características gerais que normalmente se manifestam neste tipo de transtornos.

Algumas das infecções intestinais mais comuns são:

Como saber se estou com infecção intestinal - Passo 2
3

Os sintomas de uma infecção intestinal mais habituais são:

  • Dor de estômago que pode variar de leve a intenso. A dor pode vir acompanhada de uma sensação de espasmo ou agulhadas na zona intestinal. Em alguns casos este sintoma não aparece;
  • Ruídos intestinais;
  • Inflamação abdominal, um sintoma muito comum quando se trata de infecção por parasitas;
  • Diarreia intensa, que pode apresentar mucosidade ou sangue;
  • Náuseas e vômitos;
  • Também pode aparecer febre;
  • Cansaço e apatia;
  • Em alguns casos o paciente pode manifestar uma forte prisão de ventre.
Como saber se estou com infecção intestinal - Passo 3
4

A maior parte das infecções intestinais deve ser atendida por um profissional médico, que é quem realizará os estudos necessários para determinar a causa da infecção e o tratamento adequado. É muito importante manter o paciente hidratado, principalmente quando aparecem vômitos e diarreia fortes. Administrar de forma oral soro caseiro é uma boa forma de ajudar a recuperar os sais e líquidos perdidos.

Diante a suspeita de uma infecção recomenda-se ir ao médico, principalmente quando se tratar de crianças ou idosos, que contam com um sistema imunológico mais delicado. Deve consultar urgentemente um especialista caso:

  • Tenha vomitado 3 ou mais vezes em um dia ou quando os vômitos não pararem depois de 24 horas;
  • A diarreia dure mais de 48 horas ou apresente sangue ou mucosidade;
  • Apareçam outros sintomas como dor abdominal, inflamação ou febre.
Como saber se estou com infecção intestinal - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou com infecção intestinal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como saber se estou com infecção intestinal

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sandra Maria Marques Soares Soares
Estou com muitas náuseas, , mau estar, barriga inchada, arrotos, e cançaso

Como saber se estou com infecção intestinal
1 de 4
Como saber se estou com infecção intestinal

Voltar ao topo da página