Partilhar

Como tirar espinha da garganta

Como tirar espinha da garganta
Imagem: dicascaseiras.com

Quem gosta de peixe deve ter cuidado para não engolir as suas espinhas, ainda mais quando as espécies são pequenas. Porém, se você ingerir por acidente, o umComo.com.br vai ensinar como tirar espinha da garganta.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha roxa no olho

O que fazer

Dificilmente existe alguém que nunca se engasgou com uma espinha de peixe. Por isso mesmo, todo o cuidado é pouco, porém, com os peixes menores fica ainda mais fácil de ingerir por acidente uma espinha.

O primeiro passo de como tirar espinha da garganta é manter a calma e agir com cuidado. Em geral, engolem-se espinhas pequenas e, nesse caso, uma dica é comer uma banana, que pode ajudar na remoção, pois é macia e não vai agredir a garganta e o esôfago.

Um pedaço de miolo de pão, amendoins e cogumelos são outros alimentos sugeridos para ajudar a remover a espinha que foi engolida. A tática pode ser usada no máximo três vezes e não mais do que isso, senão o quadro pode se agravar.

Caso tenha sido ingerida uma espinha grande, o melhor é buscar atendimento médico no pronto-socorro. Além disso, não se deve comer pão e nenhum outro alimento, pois serão feitos exames para tirar a espinha da garganta e o que for ingerido pode atrapalhar.

Se o paciente tiver que passar por uma endoscopia, é preciso que fique seis horas sem comer. No entanto, dependendo do caso o médico pode remover a espinha apenas com o uso de uma pinça.

Como tirar espinha da garganta - O que fazer
Imagem: coxixo.com.br

Sintomas depois de engolir espinha

Quando a espinha passa pela garganta, é normal que a arranhe e, mesmo que siga para o esôfago, estômago e seja eliminada, a pessoa pode ficar com a sensação de que está em sua garanta ainda.

Porém, se a espinha é pequena, o mais comum é que ela seja eliminada sem maiores problemas. Mesmo assim, a irritação na garganta pode incomodar alguns dias. Também é importante lembrar que não se deve tentar tirar a espinha empurrando com o dedo.

Essa atitude pode machucar ainda mais a garanta. Os sinais do quadro ajudam a indicar se a espinha seguiu pelo esôfago ou não. Caso a pessoa sinta dificuldade de engolir alimentos e dor no pescoço ou peito a verdade é que a espinha ainda está na garganta.

Respiração com ruído, dificuldade em respirar e tosse são outros sinais que o problema persiste, sendo urgente buscar ajuda médica. É possível, ainda, que a espinha esteja presa no esôfago. O paciente melhora somente depois que ela é removida.

Leia também: Estalo na garganta quando engulo saliva, o que pode ser?

Como tirar espinha da garganta - Sintomas depois de engolir espinha
Imagem: sfnoticias.com.br

Como evitar engolir espinha

Os cuidados de como tirar espinha da garganta e os sintomas do acidente são os mesmos quando é engolido qualquer objeto. No caso do peixe, é essencial estar atento na hora de comer.

Quem tem facilidade em engolir espinhas pode preferir os peixes com espinhas maiores, em menor quantia ou que não possuam, como o cação. Outra dica é removê-las antes de começar a comer, inclusive, quem possui dentadura e, assim, tem dificuldade em senti-las.

Porém, o mais importante para não ter que tirar espinha da garganta é mastigar bem os alimentos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar espinha da garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Robson
Àqueles que não conseguiram retirar o corpo estranho (espinha de peixe), procurem um atendimento médico.
A sua avaliação:
Maria José Bernardo
Enguli uma espinha de peixe à hora do almoço, ainda não saiu. O que me aconselham
Elizangela
Gente Estou Engasgada com Uma espinha De Peixe,Ja Comi Pão,Tomei Água Gelada Mais Nada Resolveu O Que Eu Fasso? ?
Guilherme
Valeu Paula, essas informações foram muito úteis na hora do sufoco!
Editor umComo.com.br
Oi Guilherme, que bom saber que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)

Como tirar espinha da garganta
Imagem: dicascaseiras.com
Imagem: coxixo.com.br
Imagem: sfnoticias.com.br
1 de 3
Como tirar espinha da garganta

Voltar ao topo da página