Como tomar Glifage
O Glifage é um medicamento cujo princípio ativo é o cloridrato de metformina. Este medicamento, associado a um regime alimentar, atua como um antidiabético, sendo utilizado para o tratamento da diabetes tipo 2 e tipo 1. Para além disso, ele é ainda indicado para o tratamento do síndrome dos ovários policísticos. Este medicamento de uso oral também é comercializado sob os nomes Risidon, Glucophage, Dimefor e Glucoformin. Saiba como tomar Glifage, lendo este artigo de umComo!
Passos a seguir:
O Glifage pode ser utilizado para o tratamento da diabetes tipo 2, isoladamente ou combinado com outros antidiabéticos orais. Já no tratamento da diabetes tipo 1, o Glifage deve ser usado como complementação à insulinoterapia. Isto porque, na diabetes tipo 2 o organismo resiste à ação da insulina no organismo, não conseguindo exercer os seus efeitos. Por isso, a diabetes tipo 2 permite ser tratada apenas com medicamentos antidiabéticos e não com insulina.
Glifage apresenta-se em comprimidos de 500 e 850 mg e 1 g. A posologia da metformina é individual, tendocomo base a tolerância ao produto e a eficácia do mesmo. Os comprimidos de Glifage devem ser tomados junto com as refeições e as doses devem ser divididas ao longo do dia. Por exemplo, se a indicação for tomar 2 comprimidos por dia, deve tomar um comprimido ao café da manhã e outro ao jantar. O tratamento com metformina deve ser iniciado com doses pequenas, podendo ser aumentadas gradualmente. Isto vai permitir uma redução de possíveis efeitos colaterais e identificar qual a dose miníma necessária para o controle da glicemia.
Caso lhe seja prescrito Glifage 500 mg, saiba que a dose diária recomendada é de um comprimido duas vezes ao dia juntamente com as refeições. Caso seja necessário aumentar a dose, deve aumentar em cada semana um comprimido até um máximo de cinco comprimidos, tomados 2 ao café da manhã, 1 ao almoço e 2 ao jantar. Nunca deve exceder as 2500 mg por dia e, crianças nunca devem exceder as 2000 mg.
Para o Glifage 850 mg, a dose diária recomendável é de um comprimido por dia ao café da manhã. Caso seja necessário, a dose pode ser aumentada até 3 comprimidos por dia, aumentando um em cada semana. Adultos não devem exceder uma dose de 2550 mg de metformina e crianças 2000 mg. Quanto à dose recomendada de Glifage 1 g é de um comprimido ao café da manhã e outro ao jantar.
Para o tratamento do síndrome dos ovários policísticos, a dose diária é de normalmente 2 ou 3 comprimidos de 500 mg, divididos por duas ou três tomadas. Esta dose também pode ser aumentada gradualmente, aumentando 1 comprimido de 500 mg em cada semana. Pode ser necessário tomar 850 mg entre 2 a 3 vezes ao dia ou 1 g 1 a 2 vezes ao dia.
O uso de metformina é contra-indicado nas seguintes situações:
- Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula;
- Insuficiência cardíaco congestiva;
- Insuficiência hepatocelular;
- Insuficiência renal funcional ou orgânica;
- Em crianças com menos de 10 anos;
- Grávidas ou em período de amamentação.
Por norma a metformina é uma substância bem tolerada, no entanto em alguns casos pode apresentar os seguintes efeitos colaterais:
- Diarreia;
- Náuseas e vômitos;
- Gosto metálico na boca;
- Dor abdominal.
Estes sintomas costumam ocorrer com mais frequência no início do tratamento com Glifage e, na maioria dos casos tende a diminuir.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Glifage, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.
Conselhos
- Respeite sempre as orientações do seu médico quanto às doses, horários e duração do tratamento com Glifage.
- Nunca suspenda o tratamento com o medicamento sem falar antes com o seu médico.