A saúde das crianças

Como tratar a enurese com remédios caseiros

Como tratar a enurese com remédios caseiros

A enurese é um dos problemas mais frequentes em crianças de até 6 anos, sendo mais comum em meninos do que em meninas. Pode ser apresentada de forma diurna ou noturna e, para muitos pais, representa um problema. Entretanto, embora seja habitual, tem solução. É normal que durante os primeiros anos em que a criança começa a ir sozinha ao banheiro, ela tenha dificuldades em controlar a urina. É importante consultar um especialista e seguir o tratamento recomendado, porém, podemos adotar algumas medidas em casa. Em umComo.com.br, explicamos-lhe como tratar a enurese com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como tratar a escarlatina

Passos a seguir:

1

A enurese pode ter muitas causas, desde uma bexiga pequena, um mau treinamento no uso do vaso sanitário, tensões, medos noturnos, transtornos de sono (como sonambulismo etc.), problemas hormonais, entre outros. O importante é compreender que é bastante comum em jovens e que, em caso de incontinência urinária, a primeira providência deverá ser consultar um especialista para diagnóstico da causa.

2

Os mirtilos são popularmente conhecidos como um dos melhores frutos para a nossa bexiga. Portanto, é muitas vezes usado em casos de cistite, sendo também recomendados como remédio caseiro para combater a enurese. Dê ao seu filho um copo de suco de mirtilos naturais pela manhã e comprove como o quadro irá melhorar.

Como tratar a enurese com remédios caseiros - Passo 2
Imagem: agrotec.pt
3

O dente de leão também é popularmente conhecido por melhorar a incontinência urinária. Pode ser consumido em folhas misturadas com alguma salada ou ensopado, ou em infusão pelo menos duas vezes ao dia. Talvez a melhor forma seja acrescentá-lo a alguma refeição onde o seu filho não perceba a sua presença e administrá-lo uma vez por dia.

Como tratar a enurese com remédios caseiros - Passo 3
Imagem: poderesdaservas.wordpress.com
4

A canela possui um toque adstringente que afeta também o sistema urinário de forma favorável, ajudando a controlar a enurese. Mastigar um pau de canela todas as noites pode ser muito positivo para controlar este problema.

Como tratar a enurese com remédios caseiros - Passo 4
Imagem: kuentro.blogspot.pt
5

Além disso, é importante que a criança exercite a bexiga para fortalecê-la. Uma boa forma de fazê-lo é pedindo-lhe que segure um pouco a urina ao ir ao banheiro, solte-a e volte a segurá-la sucessivamente até que esvazie por completo. Isto tonificará os músculos da área e irá surtir efeitos favoráveis. Caso a criança seja muito pequena, os pais deverão acompanhá-los.

6

Lembre-se de não dar muitos líquidos à criança antes de dormir, em especial evite as bebidas com cafeína pois são diuréticas. Além disso, é importante observar se a criança está indo ao banheiro com frequência, principalmente antes de dormir.

7

Para evitar danos maiores, forre o colchão com plástico para preservá-lo em bom estado. Além disso, você não deve censurar a criança por ter molhado a cama. Isso aumentará a pressão e acabará por agravar o problema. Tenha paciência, positividade e muito apoio para ajudá-lo a lidar com a situação. E caso aconteça, veja as nossas dicas para eliminar a urina de um colchão.

8

Se além da enurese, a criança se queixar de dor ao urinar, tiver incontinência frequente de dia e à noite, acordar com muita sede ou apresentar outros sintomas, como dor no abdômen e febre, é muito importante consultar o pediatra o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a enurese com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Sheine Patrícia João
Olá, gostei do artigo, tenho 14 anos e tenho incontinência urinária os meus pais acham que eu faço isso de propósito, vou tentar mastigar canela, nunca fui muito fã de canela mas faço tudo pra isso parar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Sheine, se você está com este problema, peça aos seus pais para te levarem ao médico e explique para eles que isso é uma questão de saúde que pode e deve ser tratada. Nós, da equipe do umCOMO, te desejamos melhoras e que tudo dê certo :) Um abraço!
Sirlei
Minha filha esta com 17 anos tem incontinência urinaria faz uso de remédio controlado
Anastacia. Gouveia
Boa noite Peco-vos um grande favor, se modem ajudar. Em allumassent recettes caseiras para énurése nô adulto
Imagem: agrotec.pt
Imagem: poderesdaservas.wordpress.com
Imagem: kuentro.blogspot.pt
1 de 4
Como tratar a enurese com remédios caseiros