Partilhar

Como agir no caso de lhe ser oferecido drogas

Por Perla Rossetti. Atualizado: 7 maio 2020
Como agir no caso de lhe ser oferecido drogas
Imagem: Cubasi

O sentimento de liberdade e independência na juventude associado a certas inseguranças criam um ambiente propício para que o jovem aceite usar drogas. Não sabe como lidar com a pressão dos amigos nas festas? Ou é pai e ainda não conversou com seu filho antes do primeiro contato para evitar problemas futuros? Em umComo.com.br você descobre como agir no caso de lhe ser oferecido drogas.

Também lhe pode interessar: A partir de quantos graus é febre em bebê?

Aprenda tudo o que puder

O melhor remédio para qualquer mal sempre é a informação. Exerça o seu direito de não usar nenhuma droga e aprenda tudo o que puder sobre elas antes de que lhe ser oferecida em festas ou na escola.

Se tiver de ensinar aos filhos sobre o mal que elas causam ao corpo. Além de ilegais, drogas como maconha e cocaína são altamente prejudiciais, embora muitas pessoas discordem desse ponto de vista. Mas cerveja e outras bebidas também são drogas e jovens que assistem aos pais consumindo esses produtos em casa, em demasia, certamente estão recebendo um péssimo exemplo.

Ignore a pressão dos amigos

Lembre que os amigos sempre exercerão uma pressão provocadora e que remédios, cerveja e outras bebidas alcoólicas também são drogas. Dê o exemplo. Se você ou seu filho não estiverem fortalecidos e bem informados para lidar com a questão, podem sucumbir ao uso.

A escolha sempre será sua seja de informar-se seja de propor um ambiente de conversa franca, sem preconceitos e de valores morais consolidados como respeito e responsabilidades com o próprio corpo.

Recue e saia de perto das pessoas

É comum nas festas que mesmo os amigos mais interessantes e envolventes sejam usuários de drogas como maconha, cocaína, cerveja e até medicamentos para emagrecimento ou depressão sem receita. Mesmo que a conversa esteja agradável, não se intime se te ofereceram qualquer psicotrópico.

Veja alguns meios de recusa e se afastar das pessoas:

- Diga “não, obrigada” ou “não é meu lance”.

- Diga que precisa cumprimentar alguém que acaba de chegar;

- Pegue o celular e diga que está tocando e você precisa atender.

- Na escola, fale que precisa ir ao banheiro ou use a desculpa do celular novamente.

Verdadeiros amigos e pessoas interessantes não o rejeitarão por que você não usa drogas como maconha, cerveja ou mesmo remédios para emagrecer sem receita médica. Ao contrário, valorizam sua escolha saudável e a coragem de viver de cara limpa.

Vida saudável é o melhor meio de evitar as drogas

Incentivar os amigos e filhos a terem uma vida saudável e produtiva é a melhor forma de manter-se longe do risco de usar drogas e de outras dependências como o consumo de remédios para emagrecimento ou depressão.

Passar noites inteiras jogando videogame é também um comportamento exagerado na adolescência e mesmo na vida adulta de acordo com médicos e psicólogos.

Suporte afetivo e cuidar da sua autoestima ou incentivar seu filho são os meios mais eficazes para evitar as drogas, além de ajudar você a criar adultos corajosos e conscientes para o futuro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir no caso de lhe ser oferecido drogas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Diga “Não” quando lhe oferecem drogas e instrua seus filhos desde cedo a lidar com o problema. Não é preciso ter medo. Se criminosos rondam a escola e o ameaçarem, o melhor é denunciar à polícia e transferir o aluno. Não há nada que compense viver com medo, submetido à pessoas ou uma dependência que só traz infelicidade e problemas.

Escrever comentário sobre Como agir no caso de lhe ser oferecido drogas

O que lhe pareceu o artigo?

Como agir no caso de lhe ser oferecido drogas
Imagem: Cubasi
Como agir no caso de lhe ser oferecido drogas

Voltar ao topo da página