Partilhar

Como tratar câncer no sangue ou leucemia

Como tratar câncer no sangue ou leucemia

O tratamento habitual que existe para a leucemia é o tratamento médico que começa com a quimioterapia e pode levar a um transplante da medula, sempre que o primeiro passo não cause nenhum efeito secundário. Neste artigo de umComo vamos contar para você como tratar câncer no sangue ou leucemia explicando-lhe os tratamentos mais tradicionais e explicando os métodos alternativos que agora se estão popularizando.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da leucemia
Passos a seguir:
1

É importante saber o que é a leucemia para entender a doença e poder tratá-la. A alteração das células ocorre durante o processo de maturação de uma célula grande a um glóbulo branco, neste momento ocorre um erro que faz com que aconteça uma alteração cromossômica fazendo com que as células se tornem cancerosas e se multipliquem de forma incontrolada.

Devido à grande quantidade de células cancerígenas que começa a existir neste processo, acabam por se colar na medula óssea substituindo as células sanguíneas normais. As que estão infetadas espalham-se pelo sangue, fato que faz com que possa chegar a outros órgãos vitais como o fígado, o baço, os rins ou o cérebro.

2

O tratamento da leucemia está focado para destruir por completo as células cancerígenas e que as células normais possam ser restituídas na medula óssea. O primeiro passo para tratar o câncer consiste na quimioterapia, um tratamento farmacológico que dependerá sempre das condições do paciente (idade, sexo, etc.) como do tipo de câncer no sangue que tiver desenvolvido.

A quimioterapia consiste em tomar diferentes combinações de fármacos que trabalharão para lutar contra o câncer. Existem diferentes tipos de quimioterapia que se podem administrar ao paciente tanto por via intravenosa como por via oral. No entanto, este tratamento tem muitos efeitos secundários que afetam a saúde das pessoas:

  • Problemas intestinais (vômitos, mudanças no apetite, etc)
  • Queda de cabelo
  • Cansaço generalizado
  • Sistema imunológico muito fraco
Como tratar câncer no sangue ou leucemia - Passo 2
3

É habitual que durante o tratamento da quimioterapia se façam ao paciente de leucemia transfusões de sangue. Isto é feito para corrigir o aparecimento de doenças como a anemia e evitar as hemorragia, é normal irem-se fazendo estes tratamentos colaterais enquanto se está com a quimioterapia.

4

No caso do tratamento com a quimioterapia não ser satisfatório, ou seja, não ter sido capaz de eliminar as células cancerígenas do organismo, recorre-se ao transplante da medula óssea. Este tratamento é delicado mas não é a melhor alternativa para poder curar o câncer no sangue.

Para o poder fazer, é preciso um doador compatível com o doente, costuma-se encontrar um em membros da mesma família que terão de dar o seu consentimento para se submeter à doação. No caso de não existir nenhuma compatibilidade familiar terá que se procurar por algum doador que seja compatível com o paciente, embora este processo seja lento e complicado, pode ser favorável.

Como tratar câncer no sangue ou leucemia - Passo 4
5

Existe outra possibilidade para tratar a leucemia e, é que o mesmo paciente faça o que se conhece como um "autotransplante". Isto apenas é possível quando no laboratório se vir que um paciente esteja em remissão do câncer, então neste caso pode-se recorrer à medula do doente e tirar-lhe as células mãe. No laboratório irão extrair qualquer rastro cancerígeno que possa existir nas células e farão o transplante da sua própria medula mas regenerada.

6

As causas da leucemia continuam sendo desconhecidas, esse "erro" que tem lugar na maturação das células não se sabe porque motivo é originado nem, por isso como se pode preveni-lo. No entanto, sabe-se que levar a cabo hábitos de vida saudáveis garantirá que o seu organismo esteja mais saudável e que possa estar mais protegido contra o câncer.

Práticas como seguir uma alimentação saudável, praticar exercício, deixar de fumar e de beber e se proteger do sol são alguns dos mais recomendáveis.

Como tratar câncer no sangue ou leucemia - Passo 6
7

A leucemia é um tipo de câncer que se pode detetar ao passar por uma série de sintomas no seu corpo e o seu estado de saúde revelar que alguma coisa de errado está acontecendo no interior. Entre os sintomas da leucemia mais comuns destacamos os seguintes:

  • A descida das plaquetas provocada por este câncer faz com que o doente esteja mais cansado.
  • A fome também desaparece e pode se observar uma grande perda de peso repentina.
  • Aparecimento de anemia.
  • Na pele podem aparecer hematomas sem motivo aparente.
  • Hemorragias nas zonas como o nariz e o reto.
  • Dor de ossos e de órgãos vitais como o estômago.

Sugestão: O que é anisocitose - Causas e valores

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar câncer no sangue ou leucemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Diana
Faz 4 dias que levei meu filho pra fazer alguns exames, ele tem 6 anos...Bom ao abrir o exame fiquei apreensiva com o valores aumentados de leucócitos, confesso que estou angustiada já pensando no pior já que é de costume pensamos assim! Veio logo em mente meu Deus meu filho será, será ....Leucemia Não?

Como tratar câncer no sangue ou leucemia
1 de 4
Como tratar câncer no sangue ou leucemia

Voltar ao topo da página