Partilhar

Como usar meia de compressão para varizes

 
Por Diana Oliveira. Atualizado: 11 julho 2017
Como usar meia de compressão para varizes

As meias de compressão são ideais para quem tem problemas vasculares e obrigatórias no tratamento de varizes. Esta doença está ligada a causas genéticas e hormonais, mas ela também é comum em pessoas sedentárias ou que ficam muito tempo em pé. Se sente inchaço e dor nas suas pernas devia consultar um especialista. As meias de compressão ajudam na prevenção de varizes e de outros problemas de circulação vascular. Mas é importante saber como usar meias de compressão para varizes, para que elas façam o efeito desejado. Em umComo ensinamos-lhe a usar meias de compressão e ainda lhe damos algumas dicas extra.

Também lhe pode interessar: O que é um medicamento imunossupressor

Para que servem as meias de compressão

Estas meias reforçam as veias e consequentemente reduzem a pressão sanguínea, normalizando a circulação do sangue. Elas ajudam a que o sangue seja bombeado para cima, aumentando também a velocidade da sua circulação. As meias de compressão ajudam a combater as varizes e o inchaço nas pernas. Use estas meias diariamente e vai ver que nota diferença nas suas pernas. Aquela sensação chata de cansaço e peso extra vai acabar por atenuar, ou mesmo desaparecer.

Quem deve usar meias de compressão

As meias de compressão são recomendadas a quem tem problemas venosos e tem de lidar com isso todos os dias. Pessoas com problemas arteriais nas pernas, disfunções cardíacas e diabéticos com problemas acentuados, entre outras doenças não as devem usar. É muito importante que consulte um especialista que lhe receite as meias adequadas para si. Existem vários formatos, várias espessuras e é essencial que use as meias de compressão ideais para o seu problema.

Como usar meia de compressão para varizes - Quem deve usar meias de compressão

Tipos de meias de compressão

Existem vários tipos de meias de compressão. Em formato elas variam entre meia calça, meias até à batata da perna, dois dedos abaixo do joelho ou até meio da coxa. As mais receitadas são as meias de três quartos, uma vez que as varizes estão mais concentradas na parte de baixo das pernas. O seu médico é essencial na escolha das meias de compressão ideais para si, uma vez que elas devem corresponder ao tipo de insuficiência vascular que você tem. Tecido, formato da meia, classe de compressão, aspecto estético, durabilidade e forma de compressão são alguns fatores variáveis consoante o tipo de meia. No início é normal que se sinta desconfortável, uma vez que as pernas não estão acostumadas com a pressão que as meias exercem.

Mas as meias de compressão não são recomendadas apenas a quem tem varizes. Elas podem ser usadas para prevenir vários problemas de circulação sanguínea. O tipo de compressão é adequado ao tipo de estágio do problema. As meias de suave compressão são indicadas para prevenir varizes e evitar o cansaço nas pernas. Elas são indicadas para quem usa pílulas anticoncepcionais, quem tem propensão hereditária e para quem passa ou muito tempo sentado ou muito tempo em pé.

Quem sente dores acentuadas ao final do dia, inchaços, e já tem varizes deve usar meias de compressão média. Elas servem para casos mais acentuados, além de serem ideais para grávidas ou pessoas quem tenham sido operadas. Para casos mais graves e intensos são recomendadas meias de alta e extra-alta compressão. Consulte um médico que lhe recomende a compressão ideal para si.

Como usar meia de compressão para varizes - Tipos de meias de compressão

Como medir meias de compressão

Quando for levantar a sua receita à farmácia vai ter de levar as medidas das suas pernas para que as meias receitadas sejam adequadas para si. Essa medicação tem de ser feita ao acordar, antes de se levantar da cama, para que as suas veias não estejam já dilatas. Para escolher o tamanho ideal das suas meias de compressão vai ter de medir a meia-coxa, a panturrilha e a zona do tornozelo. Se o seu médico tiver receitado meia calça convém medir também a zona da cintura.

Como vestir e conservar meias de compressão

Vista as meias de compressão logo pela manhã. Deve estar deitada na hora das vestir, evitando a dilatação das meias. Coloque a meia no pé e vá puxando uniformemente. Na hora de puxar tenha cuidado para não danificar as meias. Tente puxar evitando força com a zona das unhas, pois podem furar. Ao final do dia, antes de deitar, deve retirar as meias. Meias de compressão apenas são recomendadas durante o dia. É essencial que a meia fique bem justa à perna e é normal que ela custe a vestir. Caso isso não aconteça é porque está na hora de trocar.

Meias de compressão são muito úteis para quem tem problemas vasculares, mas elas não são propriamente baratas por isso conserve-as. Não lave as meias na máquina. Elas devem ser lavadas à mão e apenas com sabão. Não torça, nem estenda meias de compressão. Elas devem secar naturalmente, sobre uma superfície que as suporte. É importante que siga estas dicas para que as propriedades das meias de compressão se mantenham intactas.

Sugestão: É normal aparecer caroços após cirurgia de varizes?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar meia de compressão para varizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como usar meia de compressão para varizes

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar meia de compressão para varizes
1 de 3
Como usar meia de compressão para varizes

Voltar ao topo da página