Outros O corpo humano

Dormir de meia faz mal?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 10 março 2023
Dormir de meia faz mal?

É uma dúvida muito frequente, pois, quando o frio aperta, na hora de tirar as meias antes de dormir, pode ser um tanto complicada. Nesse sentido, as meias podem fazer com que colocar os pés sob os lençóis, geralmente bastante frios ao toque se não tiverem sido aquecidos, não seja tão 'duro' nesses primeiros minutos. Alguns acham a ideia de ir para a cama de meias pouco atraente e nada sexy, enquanto outros podem achar anti-higiênico ou até mesmo insalubre. Dormir de meia faz mal?... embora existam opiniões diferentes, neste artigo do umCOMO te mostraremos todas as respostas possíveis.

Índice

  1. Dormir de meia faz mal?
  2. Vantagens de dormir de meias
  3. Desvantagens de dormir de meias

Dormir de meia faz mal?

Em princípio, dormir com meias não faz mal, embora existam diversos fatores que devem ser levados em consideração. Em geral, devido às baixas temperaturas, ir para a cama de meias nos ajuda a adormecer mais facilmente por dois motivos.

Por um lado, manter os pés quentes ajuda a relaxar, algo essencial para um sono reparador e, por outro, o calor das meias nos pés tem um efeito vasodilatador, que favorece uma ligeira diminuição da temperatura corporal em geral, situação que também contribui para que adormeçamos lentamente.

Por esse duplo motivo, dormir de meia não faz mal à saúde. Além disso, para algumas pessoas particularmente sensíveis ao frio ou que sofrem de uma doença que envolve má circulação na zona dos pés, sofrem de pé diabético ou síndrome de Raynaud, dormir de meias pode ser uma medida ideal para promover um bom descanso.

Embora não haja nada de errado em ir para a cama de meias, é preciso deixar claro que é importante que essas meias sejam as corretas. Algumas que comprimem excessivamente o pé, que têm elásticos que apertam a ponto de impedir o bom retorno da circulação ou algumas feitas de tecido inadequado, talvez muito grosso ou pouco respirável, seriam totalmente desaconselháveis ​​e dormir com elas não seria saudável. Claro que sempre falamos em dormir com as meias limpas, porque ir para cama com as meias usadas ao longo do dia não é higiênico.

Descubra Quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem dormir.

Vantagens de dormir de meias

Embora a questão de saber se faz bem ou mal dormir de meias sempre cause polêmica, principalmente entre os mais “friorentos” e os menos, a verdade é que essa prática, em geral, tem mais vantagens do que desvantagens, então podemos considerar que dormir de meia faz bem. Vamos pontuar algumas dos benefícios de dormir com meia:

  • O calor nos pés favorece um relaxamento agradável e progressivo que convida ao sono. Além disso, e conforme apontado pela americana National Sleep Foundation (NFS)[1], a vasodilatação causada pelo calor nos pés faz com que a temperatura do corpo diminua, fazendo com que o cérebro 'se desconecte' e caminhe para um sono reparador.
  • Dormir de meias também pode ser uma vantagem importante para prolongar as horas de descanso, principalmente no caso de idosos que podem acordar à noite sentindo frio, muitas vezes acompanhado de vontade de urinar. Em muitos casos, as meias melhoram a qualidade do sono.
  • A nível estético, as meias podem ser boas aliadas na hora de aplicar, por exemplo, um creme hidratante nos pés ou um creme específico para calcanhares rachados conseguindo retê-los (e não passar para os lençóis) e assim, obtendo uma maior eficácia no tratamento.
  • Embora muitos pensem que usar meias na cama não são muito sexy, alguns estudos inconclusivos desmentem mitos e sugerem que o calor agradável e a vasodilatação gerada pelas meias, que facilitam a chegada do sangue às zonas erógenas, as tornam boas aliadas das relações sexuais.
Dormir de meia faz mal? - Vantagens de dormir de meias

Desvantagens de dormir de meias

As desvantagens de dormir de meias decorrem principalmente do tipo de meia utilizada. Claro, há pessoas que simplesmente não suportam dormir de meias, porque o calor que geram é excessivo para elas e, longe de promover o relaxamento e o descanso, as impede de adormecer. Nesse sentido, é preciso lembrar que a sensação de frio ou calor é sempre subjetiva.

Um inconveniente real e provavelmente o mais grave é o que vem de meias muito apertadas, que podem causar problemas de má circulação. Para as pessoas que sofrem de problemas relacionados com a circulação do retorno venoso, como as varizes, é um ponto negativo que devem levar em conta.

Além disso, para evitar outros inconvenientes como a baixa transpiração ou a proliferação de bactérias que podem acabar causando uma infecção ou doença nos pés, é claro que as meias de dormir devem estar limpas e preferencialmente de tecidos naturais como algodão ou lã e não ser de fibras sintéticas.

Agora que você já sabe se dormir de meia faz mal, recomendamos que leia O que fazer para dormir bem ou Truques para dormir de uma vez.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dormir de meia faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. National Sleep Foundation. (s. f.). Fundação Nacional do Sono. https://www.thensf.org/

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Dormir de meia faz mal?