Outros O corpo humano

Tampão de ouvido para dormir: faz bem ou faz mal?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 3 maio 2023
Tampão de ouvido para dormir: faz bem ou faz mal?

Por vezes, quando existe dificuldade em adormecer ou é complicado pelo barulho ambiente excessivo ou mesmo pelo ressonar do parceiro, é comum recorrer a dormir com tampão de ouvido.

Embora sejam feitos de materiais diferentes, ao colocar qualquer um deles os sons são abafados ou desaparecem, facilitando o relaxamento para que, finalmente, possamos dormir. A princípio parece ser vantajoso, mas também há dúvidas sobre os possíveis riscos ou consequências desse uso frequente de tampão de ouvido.

Se você os coloca todas as noites, pode estar querendo saber se tampão de ouvido para dormir: faz bem ou faz mal? Por isso, neste artigo do umCOMO, analisamos os prós e contras dessa prática comum.

Também lhe pode interessar: Dormir de meia faz mal?

Índice

  1. Faz mal ou não dormir com tampão de ouvido?
  2. Riscos de usar tampão de ouvido para dormir contra barulho
  3. Cuidados no uso de tampão de ouvido para dormir

Faz mal ou não dormir com tampão de ouvido?

Não se pode dizer abertamente que usar protetor de ouvido para dormir é ruim, porque não há evidências ou estudos científicos para apoiar tal afirmação. Ainda assim, deve-se esclarecer que o mau uso, a colocação incorreta do tampão de ouvido, ou o não cumprimento das medidas preventivas de higiene e manutenção necessárias, podem fazer com que esses protetores auriculares causem algum desconforto ou risco à saúde auditiva e aos nossos ouvidos.

Tendo em conta os problemas de saúde que o repouso insuficiente pode causar, tais como: cansaço, fadiga, estresse, dificuldade de concentração, irritabilidade... em princípio, não há nada de errado em usar o tampão de ouvido para conseguir um sono reparador saudável, a menos que haja alguma patologia que desestimule seu uso, por exemplo, uma infecção ou otite.

Além disso, para evitar riscos, será sempre necessário usar os tampões de ouvido adequados e levar em conta os cuidados necessários tanto com o ouvido quanto com os próprios protetores auriculares.

Você tem dificuldade para dormir? Veja alguns Truques para dormir de uma só vez.

Tampão de ouvido para dormir: faz bem ou faz mal? - Faz mal ou não dormir com tampão de ouvido?

Riscos de usar tampão de ouvido para dormir contra barulho

Como indicamos, em certos casos em que você precisa descansar e é impossível devido ao ruído externo, pode ser bom dormir com tampões de ouvido. Não foi comprovado que seu uso envolva riscos à saúde em geral ou especificamente à saúde auditiva, mas desde que você use da maneira correta.

No ouvido, deve-se colocar apenas tampões de cera para dormir ou de espuma macia ou de silicone, ou seja, aqueles criados exclusivamente para esse fim. Todos eles são tampões feitos de materiais macios e maleáveis, para que possam ser adaptados ao canal auditivo externo evitando o risco de causar pequenas lesões.

Um tampão muito duro ou de tamanho inadequado pode não só incomodar, mas acabar causando dor ou até mesmo uma lesão por pressionar excessivamente ou irritar o canal.

Em princípio, o uso de protetores para dormir não implica aumento da geração de cera normal e habitual no ouvido, mas é verdade que se esta substância estiver presente em excesso (mesmo formando um tampão) os tampões para dormir não são aconselháveis, devido ao risco de piorar a situação empurrando o tampão de cera mais para dentro do canal.

Embora não tenha sido estabelecida uma relação direta, acredita-se que o uso prolongado de abafador de ouvido para dormir (por mais de 8 horas seguidas) possa estar relacionado a dores de cabeça frequentes.

Cuidados no uso de tampão de ouvido para dormir

O tampão de ouvido para dormir, em geral, é seguro e pode ser de grande ajuda nos problemas relacionados ao sono, mas vale ressaltar que, caso seja detectado algum desconforto, é importante suspender o uso e consultar um médico especialista para descartar que o tampão de ouvido que estiver usando possa estar causando efeitos indesejados.

Obviamente, se você sentir dor ou sofrer de uma patologia como um simples tampão devido ao acúmulo de cera, uma infecção ou uma mudança repentina na audição para a qual não haja explicação, seu uso também deve ser interrompido imediatamente até que seja feita um exame médico.

Em relação aos cuidados que devem ser seguidos para o uso seguro do tampão de ouvido para dormir, são bem básicos e referem-se à sua correta manutenção. Algumas dicas importantes são:

  • Embora muitos dos tampões de ouvido para dormir sejam bons para vários usos, eles devem ser trocados com frequência e descartados se houver sinais de deterioração.
  • Aqueles que podem ser lavados (silicone ou espuma moldável) não devem ser lavados apenas seguindo as instruções do fabricante, mas também devem ser secos cuidadosamente para evitar que fiquem úmidos, e assim, haja a proliferação de bactérias.
  • Você sempre deve escolher um tampão de ouvido com as dimensões adequadas para o seu canal auditivo.
  • O uso de tampões de ouvido para dormir exige extrema limpeza dos próprios ouvidos para evitar o acúmulo de cera.
  • Ao acordar e retirar os tampões de ouvido, proceda à sua limpeza e guarde-os sempre em local apropriado, limpo e seco, por exemplo em uma caixinha própria destinada exclusivamente para esse fim.

Agora que você sabe sobre tampão de ouvido para dormir: faz bem ou faz mal?, recomendamos que leia:

Tampão de ouvido para dormir: faz bem ou faz mal? - Cuidados no uso de tampão de ouvido para dormir

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tampão de ouvido para dormir: faz bem ou faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tampão de ouvido para dormir: faz bem ou faz mal?