Outros O corpo humano

Como sentir menos frio

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 7 março 2023
Como sentir menos frio

Às vezes, quando as temperaturas do inverno são muito baixas, o frio parece se instalar dentro de nós e, por mais que nos agasalhemos, é difícil nos aquecermos. Acontece sobretudo quando os termômetros caem abaixo de zero, quando uma onda de ar polar nos deixa congelados e também quando nos encontramos em ambientes frios e com alta umidade ambiental.

Em dias assim, sentir um pouco de frio e ter que se vestir adequadamente para combatê-lo é normal, mas às vezes esse frio parece penetrar até os ossos. Se isso acontece com você e quer saber como sentir menos frio, tome nota de alguns bons conselhos que reunimos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Dormir de meia faz mal?

Índice

  1. Bebidas quentes
  2. Comida energética
  3. Banho ou ducha com água morna
  4. Evite umidade
  5. Aposte na pimenta!
  6. Proteja mãos, pés e cabeça
  7. Em movimento
  8. Roupa íntima apropriada
  9. Aproveite cada raio de sol
  10. Descanse e durma o suficiente
Ver mais >>

1. Bebidas quentes

As bebidas quentes são provavelmente o remédio mais eficaz para combater o frio interior que, por mais camadas de roupa que você possa usar, não desaparece. Caldos de legumes ou de carne, leite, café ou um rico chocolate quente... qualquer bebida deste tipo servirá não só para hidratar o corpo, mas também para aumentar a temperatura corporal.

De todas as bebidas possíveis, as infusões: tomilho, camomila, gengibre, canela, sálvia... são ideais porque aos benefícios descritos devemos somar os fornecidos pelas plantas, muitas delas medicinais, com as quais são feitas. Um detalhe importante que devemos deixar claro é que bebidas quentes são ideais contra o frio, mas cuidado! Elas não devem conter álcool.

2. Comida energética

Não só o que bebemos influencia ajudando a manter a temperatura corporal evitando a perda de calor nos dias mais frios, mas também o que comemos é de vital importância.

Além das sopas, para tirar o frio do corpo no inverno, recorra a alimentos que forneçam uma boa quantidade de energia para combatê-lo. Por exemplo, um punhado de frutas secas, uma barra energética de cereais, uma colher de chá de mel (você pode adicioná-lo à sua infusão) ou alguns gramas de chocolate o ajudarão a combater o frio.

3. Banho ou ducha com água morna

São muitos os benefícios que um banho relaxante pode trazer, principalmente quando você chega em casa depois de um dia intenso em que, durante o tempo que ficou na rua, passou bastante frio. Se estiver com frio ao chegar, uma ducha ou banheira com água morna será mais reconfortante mas é importante que, mesmo que se sinta tentado a colocar a água muito quente, não o faça. É melhor água morna, que fornece calor suficiente ao corpo, mas sem produzir uma vasodilatação que, ao sair da água, causaria uma sensação maior de frio.

Como sentir menos frio - 3. Banho ou ducha com água morna

4. Evite umidade

Às vezes, o frio no corpo não depende tanto da temperatura predominante em nosso ambiente, mas de outros fatores climáticos que o aumentam e que podem ser combatidos para tentar reduzir a sensação de frio.

Um deles é a umidade. Para evitar esse frio interior, tire o mais rápido possível qualquer peça de roupa molhada ou úmida (por exemplo, se você se molhou na chuva ou caiu na neve). Além disso, seque muito bem o cabelo ao sair do banho (não deixe secar szoinho, faça com secador de cabelo). Colocar desumidificadores nos cômodos, para reter a umidade ambiente, também é uma boa medida.

Uma boa forma de sentir menos frio em casa é comprar um radiador, veja como limpar o seu neste outro artigo.

5. Aposte na pimenta!

Com certeza você já percebeu isso ao comer uma receita bem temperada com pimentão, alho ou pimenta... o apimentado causa uma sensação de calor no corpo que até deixa as bochechas rosadas. A responsável por esse aumento da temperatura corporal é a capsaicina, um composto químico natural presente nesses alimentos e que, em quantidades moderadas, pode ajudar a tirar o frio do corpo.

6. Proteja mãos, pés e cabeça

Não importa quantas roupas quentes você use, você não conseguirá manter seu corpo aquecido sem a proteção de boas luvas, um gorro e um par de meias. São vestimentas essenciais porque as mãos, os pés e a cabeça são as vias de escape pelas quais o corpo perde mais facilmente o próprio calor.

São partes do corpo onde praticamente não temos gordura corporal para protegê-las e, ainda, no caso das mãos e dos pés, são as extremidades, ou seja, as áreas mais afastadas do coração. Se os tivermos resfriados, o coração bombeará mais sangue para tentar manter sua temperatura, causando uma queda, imperceptível, mas generalizada, no corpo como um todo. Três peças tão simples quanto as descritas podem ajudar muito a evitar a perda de calor do corpo.

Como sentir menos frio - 6. Proteja mãos, pés e cabeça

Em movimento

Não descobrimos nada de novo, mas é preciso lembrar que quando nos movimentamos ou nos exercitamos, o corpo consome energia própria, queimando calorias e fazendo com que sua temperatura interna suba. Por vezes, a sensação de frio nos faz tender a mexer-nos menos (nada melhor do que estarmos enrolados no sofá) mas fazer um pouco de esforço e praticar alguma atividade física, mesmo que por alguns minutos, não só nos trará todos os benefícios do exercício, mas ajudará o frio a desaparecer.

8. Roupa íntima apropriada

Como sentir menos frio? A roupa íntima pode contribuir! Se você não entende como pode sentir tanto frio em seu corpo com todas as roupas que está vestindo, talvez a razão seja que você não está usando as roupas certas. Nesse sentido, a roupa íntima que você veste é especialmente importante, tão quanto aquele super casaco que você pode usar.

O ideal é optar por roupas térmicas, principalmente camisetas e meias ou leggings que você possa usar por baixo da calça. Deve ser uma roupa que retenha o calor, mas permita uma transpiração adequada, porque, caso contrário, o próprio suor retido faria com que você sentisse frio, apesar de estar muito encasacada.

9. Aproveite cada raio de sol

É uma medida tão simples quanto eficaz. Por mais frio que esteja, o sol nasce todos os dias e aproveitar sua energia e calor é essencial para nos manter aquecidos no inverno. Se tiver oportunidade, coloque-se sob seus raios por alguns minutos por dia (10-15) porque você não só obterá a vitamina D que seu corpo precisa, mas também poderá acumular aquele calor que é tão bom para você. Lembre-se de que nem sempre você terá que sair para aproveitar o sol. Com alguns minutos em uma grande janela de vidro em sua casa você conseguirá o mesmo resultado.

Como sentir menos frio - 9. Aproveite cada raio de sol

10. Descanse e durma o suficiente

Dormir o suficiente, claro, quentinho na cama, é importante não só para se sentir bem e ter mais força para enfrentar as baixas temperaturas e sentir menos frio, mas também porque durante o sono nosso corpo se encarrega de autorregular a temperatura de todo o organismo fazendo que sem perceber, aquele frio, tão típico do inverno mais rigoroso, vá diminuindo e ser afastado, pelo menos em parte.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sentir menos frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como sentir menos frio