menu
Partilhar

Enjoo no carro (cinetose): dicas para evitá-lo

 
Por Juliana Ribeiro. 29 novembro 2022
Enjoo no carro (cinetose): dicas para evitá-lo

Você provavelmente conhece mais de uma pessoa que fica enjoada em longas viagens de carro. Por exemplo, muitas crianças sofrem de algum tipo de enjoo quando se deslocam em meios de transporte, mas não é um fator exclusivo dos pequenos, pois também há um número considerável de adultos que sofrem com esse problema. Portanto, é importante saber a que se devem esses enjoos e como evitá-los. Da mesma forma, a tontura devido ao deslocamento, principalmente de carro, é explicada pela resposta fisiológica do sistema de equilíbrio, localizado exatamente no ouvido interno.

Para saber sobre enjoo no carro (cinetose), por que ocorre esse tipo de situação e dicas para evitá-lo, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Dicas para acabar com a dor de cabeça

Por que acontece o enjoo de movimento?

O equilíbrio do corpo humano depende das informações recebidas pelo cérebro procedente do olho, do ouvido interno e das articulações do quadril e do tornozelo. Durante uma viagem por qualquer meio de transporte, ocorre uma alteração nas informações recebidas pelo cérebro.

Nesse caso, o cérebro percebe que seu corpo está parado, mas seu ambiente visual está se movendo rapidamente. Devido a essa incongruência, o cérebro processa a informação muito mal e tenta se defender produzindo os sintomas habituais que acompanham o enjoo, como vertigem, suores frios, náuseas e vômitos.

O que é cinetose?

O nome técnico do enjoo de movimento é cinetose e ocorre com frequência em pessoas que viajam em diferentes meios de transporte:

  • De carro, já que é utilizado principalmente por grande parte da população.
  • Meio de transporte no qual se desloca em posição oposta ao sentido de deslocamento do movimento.
  • De barco. É um enjoo mais frequente e intenso produzido pelo conflito visual, que se soma aos movimentos de balanço para os lados e também para cima e para baixo devido às ondas.

Além disso, se você quiser saber mais, a seguir conheça os truques para evitar enjoos.

Enjoo no carro (cinetose): dicas para evitá-lo - Por que acontece o enjoo de movimento?

1. Limpe e ventile o carro

Você quer saber o que fazer para evitar o enjoo no carro? Bem, primeiro verifique se o interior do carro está completamente limpo. Da mesma forma, ventile o veículo antes de iniciar a viagem e, durante o percurso, procure manter uma temperatura média entre 21 e 23 graus, ou seja, sem excesso de calor ou frio.

Enjoo no carro (cinetose): dicas para evitá-lo - 1. Limpe e ventile o carro

2. Abaixe a janela ao primeiro sinal de enjoo

Ao sentir algum sintoma típico do enjoo de movimento ou a qualquer aviso do seu organismo, no umCOMO recomendamos que você baixe o vidro para que o ar fresco entre no carro, chegando ao seu rosto. É importante que a pessoa que começa a sentir enjoo feche os olhos e relaxe. E se cair no sono, melhor ainda para não enjoar no carro e não aumentar o desconforto. Em casos extremos, seu médico pode prescrever remédios para enjoo de movimento.

Enjoo no carro (cinetose): dicas para evitá-lo - 2. Abaixe a janela ao primeiro sinal de enjoo

3. Sente-se no banco traseiro central

O assento mais seguro para viajar em um carro é o traseiro central. É também o assento mais recomendado para crianças que tendem a sentir enjoos, pois assim podem fixar os olhos na paisagem evitando os sintomas que causam esse desconforto.

É importante que as crianças com altura igual ou inferior a 1,36 metros viajem com os respectivos sistemas de retenção aprovados na parte de trás do carro. Em caso de indisposição, pare o automóvel sem desapertar os cintos de fixação ou baixar a cadeira de criança, a menos que estacione o veículo em uma zona totalmente segura.

4. Faça refeições leves

Antes de iniciar a viagem, certifique-se de comer algo leve e em pequenas quantidades, assim como o restante de seus acompanhantes. As crianças também devem comer alguma coisa, pois com o estômago vazio a probabilidade de enjoo no carro é maior. Além disso, durante a viagem é importante se hidratar. Beber muita água é essencial para evitar enjoos.

5. Faça paradas frequentes

Valorize fazer paradas com mais frequência para se refrescar com água e tomar ar fresco, principalmente em viagens de longa distância. Todos os membros acharão gratificante.

6. Leve uma sacola plástica

Leve sempre um saquinho plástico guardado na mochila ou uma sacola para usar em caso de necessidade, principalmente se a criança ou qualquer adulto sentir vontade de vomitar. Leve também lenços umedecidos e uma toalha: nunca se sabe quando pode precisar deles, principalmente em viagens muito longas.

7. Viaje de madrugada

O que mais você pode fazer quando tem enjoo de movimento? Bom, viajar de madrugada é uma opção bem interessante quando se viaja com crianças ou bebês que enjoam com facilidade. Partindo de madrugada, será mais fácil para eles dormirem durante todo o trajeto ou, pelo menos, em grande parte.

Além disso, se você é o motorista do carro, deve dirigir pensando nos ocupantes que ficam enjoados com frequência. Respeite todas as regras, vá a uma velocidade responsável e desfrute de uma viagem tranquila e segura. É a melhor maneira de evitar a cinetose.

O que você acha desses truques para enjoo de carro? Se você quiser saber mais sobre enjoo, pode ler aqui sobre Como passar a vontade de vomitar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Enjoo no carro (cinetose): dicas para evitá-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Enjoo no carro (cinetose): dicas para evitá-lo
1 de 4
Enjoo no carro (cinetose): dicas para evitá-lo

Voltar ao topo da página