Partilhar

O que causa urina ácida

O que causa urina ácida

A urina é um líquido expelido pelo corpo composto majoritariamente por água, mas que também contém ureia e resíduos tóxicos que o corpo precisa eliminar, além de composto necessários para o corpo que foram absorvidos em excesso e não terão utilidade. Por ser a urina composta por resíduos danosos ao corpo, sua alteração em cor, cheiro e acidez pode significar que algo de errado está acontecendo em nosso corpo. Se você está tendo problemas em relação à acidez e quer saber o que pode causar urina ácida, leia este artigo do umCOMO para entender as causas e soluções para o problema.

Também lhe pode interessar: Por que tenho sangue na urina

O que é pH?

O pH signifca "potencial hidrogeniônico" e indica concentração de íons de hidrogênio (H+) em uma solução, o que serve para medir o quão ácida a solução é, o que inclui a urina.

O pH pode ser medido de 0 até 14, sendo que de 0 até 7 a solução é considerada ácida de acima de 7 até 14 a solução é considerada básica, ou seja, alcalina. Para o pH da urina estar normal, ele deve ter valores entre 4,5 e 8, isso significa que a urina naturalmente é ácida, o que é normal, desde que não esteja ácida nem alcalina em excesso. Existem muitas causas para o pH da urina estar descontrolado, inclusive, relacionadas aos alimentos que são ingeridos.

O que causa urina ácida - O que é pH?

Urina ácida: o que pode ser?

As causas mais comuns da urina ácida são:

Alto consumo de sódio ou proteína

Comer comidas pouco saudáveis e muito salgadas podem aumentar o pH da sua urina e também sua pressão arterial e não é algo recomendável. Urina ácida e cristais podem estar conectados principalmente em casos de alto consumo dos alimentos citados.

Desidratação

A desidratação pode ser consequência da diarreia e causa acidez na urina pois, como se tem pouca água para ser eliminada, o ácido que será expelido fica mais concentrado e a urina fica mais ácida.

Diabetes

Quando se tem diabetes e não se utiliza a insulina de forma correta o corpo sofre com o aumento de açúcar no sangue e a energia acaba não chegando às células do corpo devidamente, fazendo com que o corpo use a gordura reserva para obter forças, nesse processo há grande produção de cetonas, que são ácidos que acabam sendo expelidos na urina, esse processo é chamado de cetoacidose diabética.

Diarreia

Pode causar a redução da concentração de bicarbonato no sangue, substância essencial para que o tecido se mantenha próximo ao neutro, além disso, a diarreia pode causar desidratação, que, como visto acima, aumenta a concentração de ácido na urina.

Uso de medicamentos

Existem alguns medicamentos que têm como efeito colateral o aumento de ácido no sangue ou na urina, se você está tomando algum medicamento e sentiu esse sintoma, procure a bula do seu remédio e veja se ele se enquadra nessa categoria.

Problemas renais

Problemas renais fazem com que os rins não funcionem perfeitamente, o que pode fazer com que deixem de processar ácidos, que irão diretamente para a urina. Problemas renais também podem causar complicações mais sérias como sangue na urina, se você está passando por isso veja causas de sangue na urina.

Sintomas de urina ácida

Os sintomas de urina ácida costumam ser ardência ao urinar e, em casos mais graves, feridas, visto que a acidez pode machucar a pele das genitais. De forma geral, se o pH da urina se mostra ácido pode significar que a pessoa tem mais propensão a desenvolver problemas como a chamada popularmente pedras nos rins, também conhecido como cálculo renal e apresentar o ácido úrico alto, o que também traz consequência maléficas para a saúde do organismo. Vale dizer que a urina pela manhã costuma ser mais ácida, uma vez que muitos ácidos são processados pelo organismo à noite, sendo assim, se você sentir ardência apenas ao urinar pela manhã, não se preocupe pois é normal.

O que significa urina alcalina?

Um diagnóstico de urina alcalina pode estar relacionado com as seguintes causas:

Acidose tubular renal

Ocorre em pessoas com problemas renais pois seus rins não são capazes filtar toda substância ácida que deveria ser elininada pela urina, o que aumenta o nível de acidez do sangue.

Alimentação com pouco sal ou proteína

Da mesma forma que se alimentar com produtos com altos níveis de sódio e pouca proteína podem aumentar o pH da urina, o oposto também ocorre. O ideal é manter uma dieta equilibrada, afinal, sódio e proteína são compostos necessários na alimentação humana.

O que causa urina ácida - O que significa urina alcalina?

Como tratar acidez na urina

Existem diversas formas de diminuir o pH da urina, ao identificar o pH alterado da urina, é fundamental saber qual é sua causa consultando um médico especialista. Enquanto você não consulta um médico, existem hábitos que podem te ajudar:

Mantenha uma dieta equilibrada e variada

Comer alimentos que só promovem a acidez ou só ajudam a deixar a urina alcalina não vai colaborar para o equilíbrio do seu pH e, por consequência, da sua saúde. Quem estiver com a urina muito ácida pode reduzir o consumo de carnes vermelhas e peixe temporariamente, bem como de cereais, milho, feijão, ameixas e café, pois são alimentos que colaboram com a diminuição do pH, ou seja, com a acidez da urina.

Os alimentos que ajudam a aumentar o pH, por outro lado, deixando a urina mais alcalina, são alimentos como leite, frutas, legumes, verduras, fígado e ovos. No entanto, após equilibrar o pH é importante apostar em um cardápio variado, tanto com alimentos mais ácidos quanto mais alcalinos. Para saber o pH da urina, o mais comum é fazer o exame de urina, que também apresenta outros parâmetros, os quais devem ser avaliados em conjunto para diagnosticar problemas de saúde.

Confira a possibilidade de diabetes

Como visto acima, a diabetes é uma das causadoras da acidez na urina, para saber mais sobre a doença e se é possível que ela esteja te afetando, veja como diagnosticar diabetes.

Beba bastante água

O ideal é que em média se beba 2 litros de água por dia, assim o ácido expelido ao urinar ficará menos concentrado e, por consequência, a acidez de sua urina diminuirá.

Urine sempre que tiver vontade

Quando se prende a urina, além de aumentar a quantidade de ácidos no líquido expelido, também se aumenta as chances de pedras nos rins.

Por que a urina tem um cheiro forte?

A urina tem um cheiro característico determinado por uma substância chamada ureia e, em função da concentração desta, seu cheiro será mais ou menos forte. É importante destacar que a urina não deve ter um cheiro muito intenso nem desagradável, pois neste caso pode ser sintoma de determinados maus hábitos de vida ou de um problema de saúde mais sério. Existem algumas causas que podem explicar o cheiro forte da urina:

Alimentação e medicamentos

Muitas vezes o cheiro forte da urina é apenas temporário, devido ao consumo de alguns medicamentos ou alimentos que podem provocar sua alteração. Certos ingredientes como os aspargos ou a beterraba, bem como o uso de fármacos da família da penicilina costumam causar o cheiro mais intenso da urina.

Desidratação e problemas renais

Uma urina que cheira mal é indício de uma urina pouco diluída, algo que se manifesta em pessoas que não ingerem a quantidade de líquidos suficiente. Por isso, quando se sofre de desidratação ou não se bebe água de forma frequente é normal que a urina libere um cheiro mais forte. Isto é bastante importante porque uma urina diluída e com uma cor quase transparente impede a formação de cálculos renais, conhecidos popularmente como pedras no rim.

Infecções bacterianas

As infecções bacterianas que afetam a bexiga ou as vias urinárias, como a cistite, também são uma causa frequente da urina cheirar mais forte do que o normal. E a este sintoma unem-se outros como dor e ardor ao urinar, a necessidade urgente de urinar de forma contínua, dores nos rins e febre.

Infecções no trato urinário

Assim, outras infecções que afetam a uretra e algumas Doenças de Transmissão Sexual (DSTs) como a gonorreia ou a clamídia, que provocam o inchaço e irritação do conduto que transporta a urina no corpo, também podem ser causadoras do mau cheiro.

Diabetes

Destaca-se que a diabetes mal controlada pode provocar alteração no cheiro da urina, adquirindo um aroma afrutado ou mais doce. Isto se deve a uma enorme presença de cetonas ou açúcar na micção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que causa urina ácida, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que causa urina ácida

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luziane
Boa noite tem uns tres meses que to sentindo fortes dores no ovário esquerdo o que pode causar isso..
Editor umComo.com.br
Oi Luziane! Descubra o que pode causar dores nos ovários aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/porque-tenho-dor-nos-ovarios-5278.html

O que causa urina ácida
1 de 3
O que causa urina ácida

Voltar ao topo da página