A infeção bacteriana

O que é a Cervicite crônica

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é a Cervicite crônica
Imagem: enfermeiropsf.blogspot.com

A Cervicite crônica é uma irritação que perdura no colo do útero, surgindo principalmente em mulheres mais jovens, diagnosticada por um ginecologista na maioria das vezes. A Cervicite provoca um escorrimento esverdeado ou amarelado que pode ser causado pelas lesões no colo do útero, por DST's ou alergia à métodos contraceptivos, gonorreias e até HPV's.

Se for por causa de algum tipo de DST, a Cervicite crônica pode se tornar contagiosa e por isso deve se procurar um tratamento assim que notificada. Neste artigo, umComo te explica o que é a Cervicite crônica.

Também lhe pode interessar: Como tratar cervicite crônica

Índice

  1. Cervicite crônica tem cura?
  2. Tratamento da Cervicite
  3. Sintomas da Cervicite

Cervicite crônica tem cura?

Sim, a Cervicite crônica possui uma cura, quando possível, deve ser tratada para evitar o problema que causa a Cervicite, como a inflamação no colo do útero por exemplo.

Tratamento da Cervicite

O tratamento consistirá de forma equivalente ao problema que causa a doença, mas no geral são usados remédios ou pomadas antibióticas que agem reduzindo a inflamação no útero. Caso esse tratamento não resulte de forma eficiente, o ginecologista pode chegar a indicar uma cirurgia para a remoção da área infectada, a cirurgia, pode ser feita em ambulatório sob anestesia local, sem necessidades de deixar a paciente inconsciente. Após a cirurgia, a paciente pode voltar pra casa no mesmo dia, sem outras complicações.

Assim que a doença seja notificada e mesmo durante e após o tratamento é recomendado que a mulher mantenha uma boa higiene íntima, assim como evitar o contato íntimo com outras pessoas pela possibilidade da doença ser contagiosa. A doença pode voltar caso o parceiro seja infectado.

Veja também nosso artigo somente sobre como tratar a cervicite crônica.

Sintomas da Cervicite

Entre os sintomas da Cervicite crônica, os mais fáceis de se identificar são:

  • Sangramento fora da menstruação;
  • Dor na parte inferior da barriga;
  • Infertilidade.
  • Corrimento amarelado ou esverdeado;
  • Inflamação frequente do colo do útero;

A Cervicite crônica pode, na maioria dos casos, pode não apresentar todos estes sintomas e também demorar para se manifestar. Não só no caso desta DST mas a maioria delas pode resultar em maiores complicações por falta de cuidado com a região íntima, tanto para o homem quanto para a mulher e por isso é necessário sempre se manter higienizado, além de ao menos uma consulta por ano no ginecologista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a Cervicite crônica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vanilza
Cervicite é provocada pela bactéria. Gardnerella? Não consigo me livrar desta bactéria! Já cansei de procurar minha ginecogista, fazer tratamentos e quando passa um tempinho começo a perceber que voltou tudo novamente. corrimento amarelo, coceira e um cheiro terrível. Fico com vergonha de ter relação com meu marido devido ao odor. Como posso acabar com essa infecção? Obrigada
Imagem: enfermeiropsf.blogspot.com
O que é a Cervicite crônica