Primeiros socorros em casa

O que fazer quando se queima

 
Nathália Oliveira
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 2 março 2020
O que fazer quando se queima

As queimaduras são lesões na pele ou tecidos mais profundos que podem ser provocadas por fontes de frio ou calor, correntes elétricas, radiação, produtos químicos e até mesmo algumas plantas e animais (como urtiga e água-viva). A dor da queimadura é agoniante, mas pode ser ainda mais dolorosa se os primeiros socorros não procederem da maneira correta. Cada situação ou produto que causa uma queimadura precisa receber os cuidados específicos para não tornar a lesão ainda mais grave. No artigo de hoje em umCOMO, elaboramos um guia do que fazer quando se queima e o que NÃO FAZER de jeito nenhum para lhe ajudar a proceder da melhor forma em situações como esta. Continue lendo para saber mais!

Índice

  1. O que fazer na queimadura
  2. O que fazer em casos de queimaduras de primeiro grau
  3. Remédios caseiros para as queimaduras do sol
  4. O que fazer em casos de queimadura de segundo grau
  5. O que fazer em casos de queimaduras de terceiro grau
  6. O que passar em queimaduras
  7. O que NÃO se deve fazer em caso de queimadura de jeito nenhum

O que fazer na queimadura

As queimaduras são divididas em três graus, e cada grau possui aspectos diferentes. Dessa forma, identificar que tipo de queimadura o acidentado sofreu e o que fazer nos primeiros socorros torna-se mais fácil.

  • 1º grau: atinge as camadas mais superficiais da pele. A área atingida apresenta vermelhidão, dor e inchaço.
  • 2º grau: pode chegar às camadas mais profundas da pele (a derme). Apresenta pele avermelhada e manchada, dor, inchaço, bolhas e até mesmo desprendimento de camadas da pele.
  • 3º grau: a mais grave de todas, pode atingir todas as camadas da pele, chegando à hipoderme ou até mesmo aos ossos. A pele fica branca ou carbonizada, e apresenta pouca dor.

O Ministério da Saúde estima que cerca de um milhão de pessoas sofram queimaduras todos os anos no Brasil. Mesmo assim, ainda há muita desinformação e falta de conhecimento, e muitas pessoas ainda não sabem o que fazer ao se queimar.

Em casos de lesões graves que atingiram uma área extensa do corpo, o acidentado precisa ir com urgência ao hospital receber os cuidados necessários. Queimaduras desse tipo oferecem risco de vida ao acidentado: no caso das crianças, se a lesão atingir 10% do corpo, o risco já existe. Para os adultos, esse número sobe para apenas 15%. Queimaduras no rosto, nos pés, nas mãos e nas genitálias são consideradas graves e o acidentado precisa ser levado ao hospital imediatamente.

O que fazer em casos de queimaduras de primeiro grau

Esse tipo de queimadura é mais comum em casos de exposição ao sol por muito tempo ou contato rápido com uma chama ou um objeto muito quente. Caso você queira saber o que fazer quando se queima no sol, siga os passos abaixo:

  • Coloque a região afetada debaixo de água fria por no mínimo 15 minutos. Caso seja uma torneira, por exemplo, regule para um jato fraco para não lesionar ainda mais;
  • Mantenha um pano umedecido em água fria na região do ferimento nas primeiras 24 horas. Troque o pano sempre que a água aquecer;
  • Converse com o seu médico e veja a possibilidade de ministrar pomadas para queimadura, como Nebacetin.

Remédios caseiros para as queimaduras do sol

Tomar sol em excesso ou se bronzear sem a proteção adequada para cada tipo de pele pode provocar o aparecimento de graves queimaduras em algumas partes do corpo. É muito importante se proteger dos efeitos nocivos dos raios solares e aplicar um bom bloqueador solar com frequência. Se você presentar queimaduras solares, para aliviar o ardor e as incomodidades que produzem é possível recorrer a produtos naturais:

Aloe vera

O aloe vera, ou babosa, é um dos ingredientes mais usados para aliviar o ardor provocado pelas queimaduras de sol. Além de acalmar a pele, ajuda a regenerá-la e a acelerar o processo de recuperação. Para experimentar este remédio caseiro para as queimaduras do sol, pode aplicar a polpa diretamente extraída de uma folha de babosa, ou colocar sobre a pele queimada um gel com alta concentração de aloe vera, como preferir. Em poucos minutos, sua pele ficará mais fresca e sentirá um grande alívio.

Compressas de leite frio

Outro remédio caseiro ótimo para aliviar as queimaduras solares é aplicar compressas embebidas em leite frio. O leite integral contém ácidos graxos e ácido láctico, que possuem excelentes propriedades calmantes para tratar a pele queimada. Coloque uma gaze embebida em leite frio sobre a área afetada durante 20 minutos, depois retire e enxágue com água fresca.

Banho com aveia

A aveia é um cereal com importantes benefícios para a pele e, entre eles, encontramos que é ideal para acalmá-la e diminuir os danos produzidos pelas queimaduras do sol. Além disso, é ótima pois ajuda a evitar a desidratação da pele. Só tem que adicionar duas xícaras de aveia bem moída na água da banheira e permanecer de molho durante pelo menos 30 minutos.

Compressas de chá de camomila gelado

O chá de camomila é um dos melhores remédios caseiros que existem para as queimaduras do sol. Ajuda a reduzir a irritação, as dores e o ardor da pele danificada. Prepare um chá de camomila, deixe esfriar completamente na geladeira, depois empape uma gaze nele e coloque sobre a parte queimada.

Rodelas de pepino ou batata

Colocar umas rodelas de pepino ou batata bem frias também é uma forma de aliviar a dor e reduzir a inflamação da pele causada pelas queimaduras de sol. Você só tem que cortar umas rodelas destes alimentos e aplicar sobre a pele queimada por 15 minutos para notar um alívio instantâneo.

Além de experimentar estes remédios caseiros para queimaduras solares, não se esqueça de aumentar o consumo de água e líquidos, já que sua pele desidratada precisa se recuperar para voltar ao seu estado habitual.

O que fazer quando se queima - Remédios caseiros para as queimaduras do sol

O que fazer em casos de queimadura de segundo grau

Esse é o tipo de queimadura que produz bolhas, e é mais comum quando o calor fica algum tempo em contato com a pele. Se você está procurando saber o que fazer quando se queima com água quente, o que fazer quando se queima com óleo ou simplesmente o que fazer quando se queima e faz bolhas, siga os passos abaixo:

  • Coloque a área afetada debaixo de água fria por cerca de 15 minutos;
  • Lave a queimadura cuidadosamente com água fria e sabão de pH neutro. Não esfregue a região com força;
  • Em hipótese alguma fure as bolhas. Elas protegem a pele que irá se formar e diminuem o risco de infecções;
  • Cubra a região com um pano úmido em água fria nas primeiras 48 horas e troque sempre que a água esquentar.

O que fazer em casos de queimaduras de terceiro grau

Essas queimaduras atingem as camadas mais profundas da pele e são extremamente perigosas, podendo afetar vários órgãos e causar até mesmo uma parada cardíaca. Nesses casos, o máximo que se pode fazer é cobrir a região afetada com uma gaze esterilizada e chamar ajuda médica o mais rápido possível.

Se você não tem certeza do tipo de queimadura, sugerimos a leitura do artigo sobre Como saber se uma queimadura é de terceiro grau.

O que passar em queimaduras

  • Pomadas como Nebacetin ou Unguento, desde que tenham sido recomendadas por um médico;
  • Soro fisiológico para lavar os ferimentos (no lugar de água fria, por exemplo);
  • Sabonetes neutros ou antissépticos para lavar a região afetada;
  • Gel de babosa, quando a queimadura já estiver em processo cicatrizante.

O que NÃO se deve fazer em caso de queimadura de jeito nenhum

  • Jamais aplique gelo sob a queimadura, pois também pode complicar ainda mais o ferimento;
  • Em caso de roupas grudadas na região da queimadura, não tente remover e leve o acidentado ao hospital mais próximo;
  • Jamais fure as bolhas de queimadura;
  • Não cubra a queimadura com algodão nem toque a área afetada;
  • Em caso de incêndio, não respire a fumaça, pois pode causar queimaduras nos pulmões e nos brônquios.

Sugestão: Como cuidar das bolhas para que elas curem mais rápido

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando se queima, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que fazer quando se queima