Outras ervas medicinais

Quais as propriedades do Jatobá

Samanta Fluture
Por Samanta Fluture. Atualizado: 6 março 2020
Quais as propriedades do Jatobá
Imagem: cerratinga.org.br

O Jatobá é uma árvore também usada como planta medicinal. Suas propriedades são indicadas para tratamentos de problemas gastrointestinais e respiratórios.

O nome científico da planta é Hymenaea courbaril e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e medicina alternativa, em forma de sementes, cascas e folhas.

Neste artigo, o umComo.com.br vai mostrar a você quais as propriedades do Jatobá e como usá-las para tratamentos de problemas, sintomas e doenças.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do picão

Índice

  1. Usos do Jatobá
  2. Propriedades do jatobá
  3. Como consumir jatobá
  4. Chá de Jatobá

Usos do Jatobá

Os usos mais comuns do jatobá é na cicatrização de feridas e tratamentos de doenças como: asma, cólica, gastrite, vermes, problemas de respiração, problemas de estômago (dores, feridas e bactérias), problemas no intestino (prisão de ventre, disenteria e má digestão), coqueluche, problemas de próstata, tosse e dores de garganta (principalmente laringite).

Propriedades do jatobá

Entre as propriedades do jatobá estão: antiespasmódica, antibacteriana, antifúngica, ação adstringente, anti-inflamatória, antioxidante, balsâmica, diurética, descongestionante, estimulante, fortificante, hepatoprotetora, expectorante, laxante, vermífuga e tônica.

A lista de usos, funções e atributos é grande! Por isso, o jatobá é indicado para variados tipos de doenças e problemas de saúde.

Como consumir jatobá

Para que o jatobá seja consumido de forma a aproveitar suas propriedades, é preciso que as folhas e cascas da planta sejam secadas ao sol, em um local que não seja úmido. Além disso, por serem frágeis, é necessário cuidados de armazenamento, como colocar o jatobá em sacos de plástico ou papel para fazer chás, e seus frutos serem guardados em vidros bem tampados. Tais frutos, no entanto, só devem ser consumidos quando maduros.

A polpa da fruta pode ser consumida de forma natural. Em caso de consumo através de geleias, bebidas ou farinhas, lembre-se que algumas das propriedades se perdem no processo de industrialização. Po isso, a polpa da fruta, quando cozida, é uma das mais indicadas para tratamentos.

Chá de Jatobá

O consumo feito por chá é uma das formas mais fáceis, simples e usuais da planta medicinal. O preparo é simples: basta usar uma proporção de três colheres de sopa de cascas ou sementes do jatobá para cada litro de água fervido. Deve-se levar ao fogo a água junto destes elementos e, então, deixar cozinhar por aproximadamente dez minutos. Deixe tampado após esse período, enquanto o chá repousa por mais dez minutos. Logo em seguida, já pode ser consumido.

Apesar dos muitos benefícios do chá, evite tomar mais de três xícaras por dia do chá de jatobá, pois ele é forte e pode causar irritações no estômago.

Quais as propriedades do Jatobá - Chá de Jatobá
Imagem: universojatoba.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as propriedades do Jatobá, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cerratinga.org.br
Imagem: universojatoba.com.br
1 de 2
Quais as propriedades do Jatobá