menu
Partilhar

Quais são as possíveis causas da dislexia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Quais são as possíveis causas da dislexia

São muitas as pessoas que sofreram e que sofrem de dislexia na nossa sociedade, tendo grandes dificuldades para ler e escrever corretamente. Nem todo o mundo entende o que é e o importante que é conhecê-la para poder trabalhar de forma correta com as pessoas que sofrem de dislexia. Para poder entender a dislexia, também é importante saber quais são as suas causas, por isso neste artigo do umCOMO vamos falar sobre as quais são as possíveis causas da dislexia.

Passos a seguir:
1

As possíveis causas ainda não estão de todo claras, visto que para poder decifrar a dislexia tem que se estudar de forma exaustiva o cérebro, um órgão muito complexo para poder ser decifrado, pois o seu funcionamento continua sendo um desafio para a medicina atual.

De qualquer forma, sabe-se que existem alguns fatores que podem causar esta disfunção e, alguns estão relacionados com a genética, com causas emotivas, com problemas na hora de associar conceitos, etc. De seguida, vamos lhe explicar as causas da dislexia que são mais prováveis embora, como referimos, não são 100% viáveis.

2

Vamos começar por analisar as possíveis causas da dislexia que a comunidade científica e médica determinou depois de inúmeros estudos relacionados com esta condição. Podemos distinguir os seguintes fatores:

Causas neurológicas

Ou seja, existe uma pequena disfunção no cérebro que causa esta condição. Foi analisado que pessoas que sofrem desta disfunção têm uma menor atividade cerebral em algumas zonas do órgão e que, inclusive, usam outras partes que as outras pessoas não costumam usar.

Causas emotivas

A dislexia também pode ocorrer por motivos emocionais, pelo que uma criança quando deteta os primeiros sintomas da doença, pode se sentir atrasado ou diferente dos outros, e isto pode agravar o seu problema. Por isso, é importante tratar o quanto antes o disléxico para evitar qualquer situação que possa piorar o seu estado de saúde.

Causas associativas

Um dos sintomas mais identificativos de que uma pessoa sofre de dislexia é que lhe custa associar um conceito com uma palavra, um som com uma letra, um texto, etc. Este problema provém do cérebro pois as conexões que permitem esta capacidade associativa trabalha com menor atividade dentro do organismo de um paciente com dislexia.

Causas metodológicas

Também pode acontecer aparecer dislexia porque a criança não obtém um correto ensinamento em relação ao que é um som e uma letra, por isso esta incompreensão pode fazer com que, a longo prazo, o cérebro da criança não se desenvolva como deveria e, por isso acabe sofrendo de dislexia.

Neste outro artigo mostramos-lhe os diferentes tipos de dislexia que existem para aprender mais sobre esta condição.

Quais são as possíveis causas da dislexia - Passo 2
3

Como já referimos, dentro das possíveis causas da dislexia também se fala de motivos genéticos, pois muitos pesquisadores descobriram que esta condição pode se repetir em membros da mesma família. Por isso, se alguém da sua família sofre de dislexia há mais chances do seu filho sofrer dela. De fato, aproximadamente 40% das crianças cujo irmão tem dislexia também sofrem de dificuldades em relação à leitura, escrita e compreensão.

Estima-se que a dislexia tem 60% de componente genético e identificou-se diferentes regiões cromossomáticas que incidem no desenvolvimento desta condição, sobretudo o gene no cromossoma 15 e que participa na formação de ectopias.

Quais são as possíveis causas da dislexia - Passo 3
4

É importante detetar o quanto antes a doença para poder adaptar o método de ensino à criança com dislexia. Esta disfunção costuma tornar-se evidente em crianças de entre 6 a 11 anos, momento em que estão na escola e começam a aprender a ler, escrever e compreender os textos.

Desta forma, deverá estar atento a alguns dos sintomas da dislexia para poder ajudar o seu filho, no caso de precisar:

  • Leitura muito lenta: é um dos sinais mais evidentes, pois o pequeno não tem muito bem construída a associação entre letra e som, por isso vai ler de forma mais lenta que os restantes companheiros.
  • Não usa pontuações nem pausas: nem para escrever nem para ler, um disléxico não usa as pausas porque a sua orientação espacial é diferente. Além disso, também é comum que mude sílabas, palavras ou números de ordem.
  • Pouca habilidade física: além dos aspetos relacionados com a leitura, uma pessoa disléxica também se reconhece porque fisicamente é desajeitado, algo que se nota sobretudo na hora de realizar esporte de fazer trabalhos manuais com as mãos.
  • Não distingue a direita da esquerda: também é um claro sintoma de que uma pessoa tem dislexia.
  • Falta de orientação no geral: não só lhe custa saber onde se encontra, como também lhe custa aprender as horas, os meses do ano, os dias da semana, etc, porque a sua concepção espacial é diferente.

Neste outro artigo do umCOMO ajudamos você a detetar a dislexia dependendo da idade do seu filho. É importante que, se observar algum destes comportamentos na criança, consulte um especialista para poder tratá-lo de forma personalizada. Lembre-se que o diagnóstico precoce é fundamental para ajudar a criança a aprender e desenvolver o seu intelecto.

5

Tendo ainda em conta os últimos estudos, não se sabe com certeza as causas exatas da dislexia. Mas pode-se dizer que a dislexia pode ter uma origem neurobiológica, com possíveis causas genéticas, tendo em conta as possíveis causas do déficit neurológico, dando lugar assim às dificuldades de leitura. Sendo então plausível uma disfunção de alguma região cerebral implicando a execução da leitura e escrita.

É muito importante consultar um profissional para poder ser diagnosticado caso seja necessário, para poder estabelecer uma intervenção adequada para cada caso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as possíveis causas da dislexia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são as possíveis causas da dislexia
1 de 3
Quais são as possíveis causas da dislexia

Voltar ao topo da página