Partilhar
Partilhar em:

Quais são os valores normais de glicose no sangue? Todas as informações!

A glicemia é a concentração de glicose que circula pela corrente sanguínea. Para o bom funcionamento do organismo e para o equilíbrio de um organismo saudável, é necessário que os seus níveis estejam estáveis. O valor é determinado através de uma amostra de sangue que pode ser coletada através de uma pequena punção na polpa de um dedo da mão ou através de uma colheita de sangue venoso em laboratório de análises. A glicose deve ser medida em jejum e o seu valor é medido em mg/dL. Se você está tentando saber a quantidade normal desta substância no organismo, confira quais são os valores normais de glicose no sangue nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como medir o nível de glicose no sangue

O que é normoglicemia?

Normoglicemia é o nome dado aos parâmetros resultantes da medição da glicose que se encontram entre valores de normalidade.

Glicemia normal em jejum

Os valores normais de glicose no sangue devem mostrar valores entre 80 e 110 mg/dL nos testes, quando você está em jejum. Valores inferiores a 70 ou superiores a 110 mg/dL, respectivamente, hipo e hiperglicemia poderão indicar problemas como a diabetes mellitus.

Glicemia normal depois de comer

Depois de uma refeição, o nível normal é entre 70 e 140 mg/dL. Depois de comer, os pacientes com diabetes não controlada apresentam valores superiores. Isto ocorre porque o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue para dentro das células - insulina - existe em pouca quantidade, ou porque existe diminuição da sensibilidade à insulina normal.

Este valor varia, não só de pessoa para pessoa, como com o alimentos incluídos na refeição e outras variantes como o estresse emocional ou estado de doença.

O que é Hiperglicemia?

A hiperglicemia ocorre quando os valores de glicose no sangue em jejum superam a quantidade de 110mg/dL. Existem várias formas de diagnosticar uma hiperglicemia que ocorre, na maioria das vezes, na presença de Diabetes Mellitus:

  • Quando os parâmetros de glicose no sangue, em jejum, são iguais ou superiores a 126mg/dL em duas provas de medição de glicose em diferentes ocasiões.
  • Quando uma glicemia ocasional (não em jejum) tem valores superiores a 200mg/dL associados a sintomatologia de hiperglicemia (sede constante e intensa, visão turva, fraqueza, sensação de precisar de urinar constantemente, fome constante e difícil de saciar).
  • Quando, na prova de tolerância à glicose oral, os valores são iguais ou superiores a 200 mg/dl duas horas após a ingestão da solução de teste.
  • Quando a medição da Hemoglobina Glicada tipo A1c (HbA1c), é igual ou superior a 6.5%.

Estas duas últimas medições são pedidas exclusivamente por um profissional de saúde e realizadas em laboratório de análises.

O que é Hipoglicemia?

A hipoglicemia define-se como o nível de glicose no sangue abaixo de 70mg/dL. Embora possa ser assintomática, na maioria das vezes esta condição provoca visão dupla, sudação, tremores, batimentos cardíacos rápidos ou fortes, sensação de tontura, entre outros (confira esse artigo para saber quais são os sintomas de hipoglicemia com mais detalhe).

Para detectar a hipoglicemia, é necessário fazer uma medição de glicose com resultados que indicam valores inferiores a 70mg/dl. Se não for detectada a tempo, esta condição pode provocar perda de consciência e até mesmo a morte.

Recomendações de acordo com o seu nível de glicose

Em caso de normoglicemia, você deve insistir na alimentação correta, evitar uma vida sedentária, manter o corpo hidratado e fazer revisões anuais para verificar se a glicose no sangue está entre os valores normais.

Para os pacientes diagnosticados com diabetes mellitus, é recomendada uma alimentação com poucos carboidratos e nenhum açúcar processado, rica em verduras e peixe e carne magros, exercício físico e avaliação frequente dos valores de glicemia. O seu médico recomendará quando você deve fazer o controle de seu nível de glicose no sangue. Confira esse artigo para saber como deve ser a alimentação de diabéticos.

Nos casos de pacientes com tendência para ter hipoglicemia (geralmente, os diabéticos insulinodependentes), o ideal é ter sempre sachês de açúcar por perto para poder ingerir via oral. Quando a pessoa perde a consciência e a hipoglicemia é evidente, deve ser administrada uma seringa pré-carregada de glucagon (todo paciente diabético tratado com insulina deve ter uma em sua geladeira) por via subcutânea. Confira esse artigo para saber como prevenir a hipoglicemia com mais detalhe.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de glicose no sangue? Todas as informações!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os valores normais de glicose no sangue? Todas as informações!

226 comentários
Delfina
Fiz um teste outro dia de glicose com este aparelho de medir de farmácia e já tinha tomado café da manhã inclusive o café era muito doce, comi banana etc. e deu 117, o moço que mediu falou que eu era pré diabética. Isto é verdade?
AMARO SALVADOR GOMES DE AZEVEDO
BOM DIA, NA MINHA FAMÍLIA NINGUÉM É DIABETES MELLITUS, NENHUM TIPO 1 E NEM 2, VENHO ME APARECER APÓS AOS 50 ANOS. SOU MUITO ESTRESSADO, POR NATUREZA, COM MUITOS PROBLEMAS, ( TEM HAVER OU NÃO ), ME CUIDO DE MAIS, O MAXIMO QUE MOSTRA O TESTE PELA MANHÃ É DE 85 A 100, MEDICAÇÕES, USADA METIFORMINA DE 1 G DE AÇÃO PROLONGADA 3 X AO DIA MANHÃ TARDE E NOITE, E GLIBICLAMIDA JUNTO.FAÇO UMA DIETA EM CIMA. TEM DIA QUE ESTAR EM 45. A 65, MESMO APÓS ALIMENTAÇÃO. QUE EXPLICAÇÃO POSSO TER. SOU ENFERMEIRO A 30 ANOS COM PÓS EM UTIS. ENTRE OUTRAS, E EXERÇO AINDA A FUNÇÃO. GOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO MAS CLARA E OBJETIVAS SE POSSÍVEL . AGUARDO.
]
sandra cardoso
gostaria de saber se todas as pessoas que sao diabeticas um ferimento demora para uma cicatrizaçao?
ANA
TIVE ALGO QUE NÃO SEI EXPLICAR, NA QUARTA FEIRA PASSADA NO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2017 LEVEI MEU NAMORADO NA PARADA DE ÔNIBUS PERTO AQUI DE CASA MAIS OU MENOS 17 HORAS ELE PEGOU O ÔNIBUS E VIM DIRETO PARA CASA, AÍ NÃO LEMBRO DE NADA MINHA AMIGA ME DISSE QUE LIGOU ÀS 18:30 VÁRIAS VEZES E EU NÃO ATENDIA FICANDO ASSIM PREOCUPADA, MEU NAMORADO ME DISSE DEPOIS TAMBÉM QUE AS 19 HORAS ELE ME LIGOU COMO SEMPRE QUANDO CHEGOU EM CASA POIS MORO EM PORTO ALEGRE E ELE EM CANOAS PASSOU A NOITE INTEIRA ME LIGANDO E NADA, TENHO VISÕES DE ALGUMAS COISAS TIPO QUE TENTAVA LEVANTAR E NÃO CONSEGUIA MINHA VISÃO ESTAVA MUITO BORRADA E NÃO SABIA QUEM EU ERA NEM QUE CASA ERA ESTA FIQUEI MUITO CONFUSA SEM SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO ATÉ NO OUTRO DIA O ALTAIR CONSEGUIU O TELEFONE DE UMA VIZINHA AQUI PERTO QUE DE IMEDIATO VEIO AQUI ELA ME CONTOU TAMBÉM QUE TENTOU VÁRIAS VEZES E EU NÃO ATENDIA ELES FICARAM PREOCUPADOS MAS COMO A VIVO NÃO PEGA DIREITO AQUI, TINHAM A ESPERANÇA QUE FOSSE ISTO, AÍ ERA 9 HORAS DA MANHÃ A PEDIDO DO MEU NAMORADO NÃO TIVE CONDIÇÕES DE LIGAR E DE NÃO FALAR MINHAS PERNAS ESTAVAM SEM FORÇA ENTÃO A MINHA VIZINHA ME DEU CAFÉ COM AÇÚCAR E AOS POUCOS COMECEI A ENTENDER QUE EU ERA E QUE ESTAVA NA MINHA CASA NÃO SEI COMO, MAS ARRANQUEI A PORTINHA DO ANTIGO GÁS QUE ESTAVA NO MOMENTO DE MINHA QUEDA, ACHO MEUS CALÇADOS QUE ESTAVA NO LOCAL TODOS ESPALHADOS PELA CASA NA SALA PAPEI PELO CHÃO QUADROS PELO CHÃO E FOMOS VER EU ESTAVA COM O ROSTO INCHADO MEUS BRAÇOS TODOS ROXO MINHAS PERNAS E NA MINHA CERVICAL FEZ UMA BOLA QUE A MARA FEZ MASSAGEM POIS DOÍA MUITO E SENTIA MINHAS PERNAS SEM FORÇA DE POIS DESTE EPISÓDIO A MARA ME LEVOU NA FARMÁCIA E MEDIRAM MINHA GLICOSE QUE ESTAVA 50, MINHA PRESSÃO ESTAVA 75/44 E MEU PULSO ESTAVA 37 ME DERAM MAIS UM CAFEZINHO COM AÇÚCAR E UMA BALA DE GENGIBRE LÁ NA FARMÁCIA POIS MEU POSTO RECUSOU ME ATENDER AÍ PASSOU A 50 DEPOIS DE EU ACHO 35 MINUTOS FIZERAM MAIS UMA VERIFICAÇÃO E AINDA ESTAVA 58 LÁ ME DERAM UMA BALA ESPEREI UM POUCO POIS A FARMACÊUTICA QUE TAMBÉM ERA ENFERMEIRA PADRÃO NÃO DEIXOU EU SAIR DALI MEDIRAM DE NOVO E ESTAVA COM 140 DE GLICOSE PEDIU QUE FOSSE NO MÉDICO, COMO O POSTO NÃO ME ATENDEU E DEPENDO SOMENTE DO SUS NÃO CONSEGUI CONSULTAR MINHA CASA ESTAVA TUDO CAÍDO QUADROS, SAPATOS PAPEIS NUM VENTILADOR DE CABO ALTO QUE VAGAMENTE LEMBRO QUE ME ARRASTEI PARA SAIR DE BAIXO DO VENTILADOR E DE VEZ EM QUANDO LEMBRO PASSAGENS RÁPIDAS NO MOMENTO QUE DEVO TER ACORDADO, NÃO SEI SE É NORMAL MAS HOJE JÁ É DIA 7 DE NOVEMBRO E CONTINUO TODA ROXA MEU ROSTO ESTA INCHADO MAS SEM ROXO MEUS BRAÇOS E PERNAS VÁRIOS ROXOS QUE CONTINUA AINDA COMO DISSE ANTERIORMENTE.
A sua avaliação:
Ana Natália Portella
muito bom, minha glicose deu 80, então acho que ta bem.
Sara Viega (Editor de umComo)
Olá Ana Natália,

Parabéns. Continue valorizando uma alimentação equilibrada e exercício física com intensidade baixa a moderada.
Luiz Tertuliano da Silva
Tenho 54 anos minha glicose deu 118 que refere-se o resultado
Sara Viega (Editor de umComo)
Olá Luiz,

fez o exame com um mínimo de 8h jejuando?
Sugiro que repita o exame fazendo 8h de jejum (pode beber água, sem nada adicionado).

antonio evanildo
minha glicose deu 111 e alta
edmilson barcelos
ola boa noite, me tire uma duvidapor favor . fiz o exame de sangue e nele , udo deu dentro dos parametros dos testes sanguineos pedidos , so a glicose deu um pouco fora , constou 105, sou um cara alto de 1,83m e peso n faixa de 113 a 120 nao sei bem ao certo meu peso,.
isso significa q tenho a tendencia a diabetes ou ja sou , o q tenho q fazer fora emagrecer para me livrar disso,
obrigado. boa noite
Kleber Gomes
Boa noite. 105 não quer dizer que vc é diabético. está um pouco acima do limite que é 99. Ter hábitos saudáveis, praticando esportes e reduzindo o consumo de açúcar e carboidrato (pães, biscoitos, massas, etc) ajudarão a baixar a glicose e o peso, além de vc ficar mais disposto. Boa sorte.
Ricardo
Fiz o teste as 17 horas deu 75, nao comia desde o meio dia, ta muito baixo? Obrigado
kleber gomes
Excelente.
augusto luiz paulo de lima filho
Minha taxa subiu de 99 para 123. Estou preocupado. Quais alimentos devo evitar? Por favor,me oriente como devem ser as minhas refeições diárias.