Partilhar
Partilhar em:

Quais são os valores normais de glicose no sangue? Todas as informações!

A glicemia é a concentração de glicose que circula pela corrente sanguínea. Para o bom funcionamento do organismo e para o equilíbrio de um organismo saudável, é necessário que os seus níveis estejam estáveis. O valor é determinado através de uma amostra de sangue que pode ser coletada através de uma pequena punção na gema de um dedo da mão ou diretamente com um acesso venoso/analítica. A glicose costuma ser medida em jejum e o seu valor é medido com mg/dL. Se você está tentando saber a quantidade normal desta substância no organismo, confira quais são os valores normais de glicose no sangue nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como medir o nível de glicose no sangue

O que é normoglicemia?

Normoglicemia é o nome dado aos parâmetros resultantes da medição da glicose que se encontram entre valores de normalidade.

Glicemia normal em jejum

Os valores normais de glicose no sangue nos testes devem mostrar valores entre 80 e 100 mg/dL quando você está em jejum. Valores inferiores a 70 ou superiores a 110 mg/dL correspondem a problemas relacionados com a hipoglicemia ou, possivelmente, com a diabetes mellitus.

Glicemia normal depois de comer

Depois de uma refeição, o nível normal deve estar abaixo de 140 mg/dL. Depois de comer, os pacientes com diabetes tipo 2 apresentam valores superiores.

O que é Hiperglicemia?

A hiperglicemia ocorre quando os valores de glicose no sangue em jejum superam a quantidade de 100mg/dL. Existem várias formas de diagnosticar diabetes mellitus:

  • Quando os parâmetros de glicose no sangue são iguais ou superiores a 126mg/dL (7mm/mol) em duas provas de medição de glicose em diferentes ocasiões.
  • Quando uma glicemia tem como resultados níveis superiores a 200mg/dL (11.11mm/mol) e com sintomatologia clínica de hiperglicemia associada (sede, visão turva, fraqueza, sensação de precisar de urinar constantemente).
  • Quando, duas horas após o teste de tolerância da glicose oral, os valores são iguais ou superiores a 200 mg/dl (11.11 mm/mol) e pelo menos em duas ocasiões em um ano.

O que é Hipoglicemia?

A hipoglicemia define-se como o valor baixo do nível de glicose no sangue. Ao contrário da hiperglicemia, que é mais discreta e silenciosa nos sintomas, a hipoglicemia pode ser assintomática. Contudo, na maioria das vezes, esta condição provoca visão dupla, sudação, tremores, batimentos cardíacos rápidos ou fortes, sensação de tontura, entre outros (confira esse artigo para saber quais são os sintomas de hipoglicemia com mais detalhe). Para detetar a hipoglicemia, é necessário fazer uma medição de glicose com resultados que indicam valores inferiores a 60mg/dl. Se não for detetada a tempo, esta condição pode provocar perda de consciência e até mesmo a morte.

Recomendações de acordo com o seu nível de glicose

Em caso de normoglicemia, você deve insistir na alimentação correta, evitar uma vida sedentária, manter o corpo hidratado e, sobretudo, controlar ou fazer revisões anuais para verificar se a glicose no sangue está entre os valores normais.

Para os pacientes diagnosticados com diabetes, é recomendada uma alimentação com pouca ou nenhuma ingestão de carboidratos e açúcar, exercício físico e controle glicêmico de acordo com os valores normais. O seu médico recomendará quando você deve fazer o controle de seu nível de glicose no sangue. Confira esse artigo para saber como deve ser a alimentação de diabéticos.

Nos casos de pacientes com tendência para ter hipoglicemia (geralmente, os diabéticos insulinodependentes), o ideal é ter sempre sachês de açúcar por perto para poder ingerir via oral. Quando a pessoa perde a consciência e a hipoglicemia é evidente, deve ser administrada uma seringa pré-carregada de glucagon (todo paciente diabético tratado com insulina deve ter uma em sua geladeira) por via subcutânea. Confira esse artigo para saber como prevenir a hipoglicemia com mais detalhe.

Fonte: elblogdelasalud.info

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de glicose no sangue? Todas as informações!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (221)

Escrever comentário sobre Quais são os valores normais de glicose no sangue? Todas as informações!

221 comentários
antonio evanildo
minha glicose deu 111 e alta
edmilson barcelos
ola boa noite, me tire uma duvidapor favor . fiz o exame de sangue e nele , udo deu dentro dos parametros dos testes sanguineos pedidos , so a glicose deu um pouco fora , constou 105, sou um cara alto de 1,83m e peso n faixa de 113 a 120 nao sei bem ao certo meu peso,.
isso significa q tenho a tendencia a diabetes ou ja sou , o q tenho q fazer fora emagrecer para me livrar disso,
obrigado. boa noite
Ricardo
Fiz o teste as 17 horas deu 75, nao comia desde o meio dia, ta muito baixo? Obrigado
augusto luiz paulo de lima filho
Minha taxa subiu de 99 para 123. Estou preocupado. Quais alimentos devo evitar? Por favor,me oriente como devem ser as minhas refeições diárias.
José Antônio
Acabei de pegar meu resultado de Glicose deu 102 mg/dL sou considerado um diabético ? ,na minha família já tem três irmãos com diabete ?
Nirlei monte raso
tenho a glicose um pouco alterada , tomo metaformina e gira em torno de 120 , só que agora no frio tá medindo de 90 p baixo , posso dar um tempo no remédio ?
Francisco da Silva Lira
a medida da minha glicose foi 96; tenho 61 anos de idade.
AMELIA QUEIROZ
BOA NOITE, MINHA GLICOSE EM JEJUM DEU 127, JÁ SOU PRE DIABETICA, A UM ANO ATRAZ FIZ O MESMO EXAME DEU 87. NA MINHA FAMILIA TANTO DE PAI QUANTO DE MAE, NÃO REGISTRO DE DIABETE. TENHO 56 ANOS, PESO 74KG. AGUARDO UMA ORIENTAÇÃO AMELIA QUEIROZ
JOAO VITOR B GASQUE
O meu nível de glicose ano passado era de 66 agora ele de 120 deve te saido alguma coisa errada ou erro do laboratória
A sua avaliação:
Joaquim neves silva
fiz análises ao sangue à cerca seis meses e acusou 135 de glicose, voltei a fazer este mês e acusou 8.1% será que piorei.

Fonte: elblogdelasalud.info
1 de 3