Partilhar

Remédios caseiros para a catapora

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Remédios caseiros para a catapora
Imagem: noticias.r7.com

A catapora é uma doença do tipo viral muito comum entre crianças menores de 10 anos. O vírus que a provoca é o chamado "varicela-zóster vírus" (VZV) e costuma atacar durante a época do inverno e da primavera; no entanto, existe um número considerável de casos durante o resto do ano. Esta doença é muito contagiosa, já que pode ser contraída pelo contato direto e indireto. Por isso, a primeira medida que se deve tomar quando alguém está com catapora é isolar este alguém do resto das crianças. Se quer acelerar o processo de cura e complementar o tratamento médico, continue lendo este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros para a catapora.

Também lhe pode interessar: Como tratar a catapora
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer é identificar os sintomas da catapora para ter a certeza absoluta de que seu filho (ou você) está com a doença. Se for o caso, leve a criança ao pediatra, ou vá ao médico se o doente for você, para ser examinado e iniciar o tratamento. É importante que, apesar de usar remédios caseiros para aliviar a catapora, não deixe os medicamentos.

2

Para aliviar a sensação de coceira provocada pela catapora existe uma série de remédios caseiros muito eficazes. É importante evitar coçar as bolinhas que aparecem pelo vírus para prevenir o aparecimento de cicatrizes. Por suas propriedades cicatrizantes e calmantes, o leite de magnésio é ideal para reduzir a coceira. Ele é vendido em formato líquido e você só tem que agitar a embalagem, colocar um pouco de produto sobre um algodão e aplicar nas áreas infectadas.

Remédios caseiros para a catapora - Passo 2
Imagem: losrrxx.com
3

A aveia é outro remédio caseiro popular para aliviar a sensação de coceira. Para isso, você deverá moer duas xícaras de aveia até que os flocos fiquem completamente em pó. Se tiver uma banheira, o mais aconselhável é preparar um banho de água morna, jogar a aveia moída, misturar e introduzir a pessoa infectada por 15 minutos no máximo. Depois, a criança ou adulto com catapora pode tomar banho com água quente e sabão.

Se não tiver banheira, introduza a aveia moída em dois litros de água, misture bem, umedeça uma esponja macia e passe pelas partes infectadas.

Remédios caseiros para a catapora - Passo 3
Imagem: shine.yahoo.com
4

Para curar as bolhas e bolinhas produzidas pela catapora, o bicarbonato de sódio é um remédio muito eficaz. Você pode preparar um banho de água morna, misturar meia xícara de bicarbonato e tomar um banho por 15 minutos, ou diluir em um copo e aplicar com uma esponja macia. Para isso, acrescente meia colher de sopa de bicarbonato em um copo de água morna, mexa, umedeça a esponja e passe suavemente sobre as áreas infectadas. Este remédio também alivia a sensação de coceira.

Remédios caseiros para a catapora - Passo 4
Imagem: actitudfem.com
5

Outro remédio caseiro para aliviar a irritação e favorecer a cura são as ervilhas. Esquente 100g de ervilha seca em meio litro de água até ferver. Quando chegar ao ponto de ebulição, peneire e reserve a água, pois ela será usada para a catapora. Pegue um pano limpo, umedeça na água e esfregue com cuidado as partes infectadas. É importante que o pano não seja áspero.

Remédios caseiros para a catapora - Passo 5
Imagem: uncanastodelanas.com
6

Graças às suas propriedades antissépticas e cicatrizantes, o mel de abelha é um remédio natural ideal para curar bolhas e feridas da catapora, assim como para aliviar a vontade de coçar. Simplesmente, aplique um pouco de mel sobre as partes infectadas e deixe atuar durante alguns minutos. Você pode repetir este processo várias vezes ao dia.

Remédios caseiros para a catapora - Passo 6
Imagem: inkanat.com
7

Por último, o óleo de calêndula possui propriedades curativas muito eficazes para o tratamento da catapora. Você pode aplicar sobre as partes afetadas e deixar repousar durante alguns minutos para aliviar a coceira (o creme também serve). Além disso, o gengibre é outro remédio natural que favorece a cura rápida da doença. Misture meia xícara de gengibre em pó com água morna em uma banheira e entre dentro dela por 15 minutos. Lembre-se que também pode misturar meia colher de sopa em um copo de água e umedecer uma esponja macia.

Remédios caseiros para a catapora - Passo 7
Imagem: semionline.it
8

É fundamental que antes de aplicar estes remédios caseiros para a catapora em si mesmo ou em seu filho/a, você consulte o seu médico ou pediatra. Se tiver alergia a algum destes produtos os resultados podem ser opostos ao esperado. Lembre-se que não é aconselhável deixar de fazer o tratamento médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a catapora, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a catapora

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para a catapora
Imagem: noticias.r7.com
Imagem: losrrxx.com
Imagem: shine.yahoo.com
Imagem: actitudfem.com
Imagem: uncanastodelanas.com
Imagem: inkanat.com
Imagem: semionline.it
1 de 7
Remédios caseiros para a catapora

Voltar ao topo da página