Outros Infecções

Como tirar berne em humanos

Como tirar berne em humanos
Imagem: skymetweather.com

A berne ou dermatobiose é uma larva transmitida normalmente pela mosca varejeira para humanos e animais, principalmente cachorros. Esta larva insere-se no interior da pele, alimentando-se da carne do indivíduo e podendo sobreviver dentro da pele durante um mês ou mais. Quando identificada, a berne deverá ser devidamente tratada e retirada do interior da pele do indivíduo, pois poderá causar um agravamento dos sintomas, uma vez que sobrevive no interior da pele durante um longo período de tempo. Para saber como tirar berne em humanos, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de berne em Humanos

Índice

  1. Sintomas da berne em humanos
  2. Tratamento para berne em humanos
  3. Remédios caseiros para berne

Sintomas da berne em humanos

Os sintomas da berne em humanos podem surgir apenas após alguns dias de ter ocorrido a infecção pela larva berne. Estas larvas passam por diferentes estágios e possuem espinhos ao longo do corpo e se movimentam de forma retrátil, o que pode causar no indivíduo infetado feridas ou arranhões na pele que provocam dor, vermelhidão e inchaço no local. Outro dos sintomas da berne em humanos é a liberação de um líquido com sangue ou amarelado pelas feridas da pele. Dor e coceira no local também fazem parte dos sintomas da berne.

Perante a presença destes sintomas deverá consultar de imediato um clínico geral para que faça o diagnóstico apropriado e lhe indique o tratamento a seguir.

Como tirar berne em humanos - Sintomas da berne em humanos
Imagem: ra-bugio.blogspot.pt

Tratamento para berne em humanos

O tratamento para a berne em humanos consiste na retirada da larva do interior da pele e, isso deve ser feito sempre por um médico pois se tentar tirar a larva em casa corre o risco de não a conseguir tirar por completo. Além disso, medicamentos anti-parasitários, como a Ivermectina podem ser receitados para matar a berne.

Como tirar berne em humanos - Tratamento para berne em humanos
Imagem: caloxcentromerica.blogspot.pt

Remédios caseiros para berne

Para além do medicamento anti-parasitário que o seu médico lhe pode receitar, existem alguns remédios caseiros que você pode usar para asfixiar e matar a larva. O esmalte é um dos remédios caseiros que você poderá utilizar para matar a larva. Basta cobrir o orifício de entrada da berne com esmalte, tapar com um esparadrapo e deixar por 24 horas.

Também poderá optar por colocar apenas um esparadrapo no local do buraco e deixar o orifício tapado por 24 horas. Isso vai impedir a passagem de oxigênio e fazer com que a larva não consiga respirar, levando à sua morte.

Com vaselina também conseguirá impedir a passagem de ar até à larva e asfixiá-la. Coloque um pouco de vaselina no local do orifício, tape com um esparadrapo e deixe ficar por 24 horas.

Depois de asfixiar e matar a larva, deverá ir até um clínico geral para que lhe retire a berne morta do interior da pele com uma pinça. Não é recomendável fazer este procedimento em casa, uma vez que restos da larva poderão ficar no interior da sua pele e agravar os sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar berne em humanos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Em casos mais graves pode ser necessária a realização de uma pequena cirurgia para alargar o orifício que a larva criou e tirar a berne.
  • Nunca tente retirar a larva do interior da sua pele em casa.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
João Batista de Araujo
Para tirar a berne com fumo deve-se após colocar o fumo no buraco é necessário esquentar bem com um tição de fogo para que a parasita fique tonta e após este procedimento espremê-la.
José Paulo
Não expliquei no comentário anterior, após prender o berne com a pinça, ter muito cuidado ao puxá-lo, pois pode quebrar e voltar para o orificio, segure-o por um tempo, depois vá puxando para os lados devagar para que ele solte o dente de baixo, ao aproximar daquelas serrilhas do corpo dele, doi um pouco para sair, mas puxar para os lados aos poucos devagar, ele sairá facilmente.
José Paulo
Achei interessante compartilhar a maneira que consegui extrair 5 bernes na cabeça de meu filho de apenas 7 anos. Como exemplo do uso da vaselina, minha esposa teve a ideia de usar gel de cabelo normal. coloquei uma gota em cima do orifício (tente colocar a gota bem redondinha que ajuda com o grau na visualização do orifício e do bicho), daí só fiquei sempre observando, o berne sempre subia tentando perfurar a gota do gel para respirar, e com um pinça de ponta fina na posição horizontal para não machucar a pele com a ponta, tentava pegá-lo; em poucas tentativas conseguimos. Funciona muito bem, pois foram 5 acertos. Só é uma questão de paciência e persistência.
Editor umComo.com.br
Oi José! Valeu pela dica :) Continue seguindo o umCOMO!
jose oliveira pinto
como retirar berne em humanos
gilberto moreira de souza
depois da larva morta,e mais fácil sua retirada espremendo?
A sua avaliação:
willian
esse site me ajudou muito.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Willian! Ainda bem que as informações foram de ajuda para você! Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
walmir Garrido
Surgiu ao mesmo tempo duas lesões sendo uma na virilha e outra na bolsa escrotal formando nodulo provocando coceira intensa. Fui ao pronto socorro e a medica diagnosticou "doença venérea" (na presença da minha esposa!!!) que receitou antibiotico e uma pomada. Tomei o antibiotico, passei a pomada e o nodulo aumentou. Voltei ao medico e foi feito ultrasonografia(que foi feito depois de muita espera e por uma outra equipe) só detectou o nodulo indefinido. O medico encaminhou para o urologia, consulta que demorou mais uma semana. O urologista deu uma rápida olhada e diagnosticou: cisto sebácio. Examinou minha prostata e encaminhou para a dermatologista!!!!! pediu tamb exame de sangue.(Pelo menos levei a dedada!!!!) Cheguei em casa e a coceira insuportável decidi espremer o tal cisto sebácio. Surgiu um tubinho que reconheci como a ponta de um berne. Continuei espremendo e o berne saiu inteiro. Tirei até fotos!!!!
willian
oi meu nome e willian...estava lendo o seu comentario neste site e gostaria de saber se tem como me enviar as fts q voce tirou do berne
Luck
Olá tenho um berne à 13 anos e ele não morre já fiz de tudo e não adianta já fui no médico me deram remédio e fiz o tratamento e nada fui mas de cinco vezes no médico e sempre só me dão remédio isso já se passou 13 anos e estou sofrendo pois não tenho dinheiro se tivesse pagaria para retirada este berne está enorme eu acho que não existe berne maior no mundo se alguém puder me ajudar mais acho que não né infelizmente tenho que viver com isso!
willian
eu matei o meu com vaselina uma semana depois
daiane
va a uma unidade de saúde ( posto de saúde do sus) enfermeiras faz retirada, meu filho de 6 pegou e la foi retirada
Luck
Olá quantos anos vive um berne na pele de um humano? Dias ,meses,anos quanto tempo?
paty
depois de tirar um berne ficou um caroço.qto tempo sera q leva para sumir isso?isso é normal?
zuleide
Quando morava no interior era normal pegar berne minha mãe tirava com um pedaço de toucinho colocava em cima dele e passava um fita ele saia sozinho no toucinho
Evair
Tem uma técnica indolor VC pega álcool e aqueles fumos galo bem fididos e molha ele no álcool e coloca sobre o caroço e deixa por uns 20 minutos sempre bem encharcado depois só retirar e apertar o caroço q ele vais sair fácil fácil sem dor já fiz isso várias vezes e oriento aprendi isso com um velho índio
Janice
Que medicaçao tomar quando se tirar uma berne ??
silvana Rodrigues leite
Quando detectado na cabeça de uma criança o berne....é possível a ferida fechar com o bicho dentro? E quais os riscos que ocorre?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvana, quando o berne se aloja na pele, à partida o buraco não fecha pois é por onde ele precisa de respirar. De qualquer forma, se você detetou berne o melhor é ir ao médico e seguir o tratamento que lhe indicarem.
Imagem: skymetweather.com
Imagem: ra-bugio.blogspot.pt
Imagem: caloxcentromerica.blogspot.pt
1 de 3
Como tirar berne em humanos