Duodeno

Remédios caseiros para duodeno inflamado - os mais eficazes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 abril 2020
Remédios caseiros para duodeno inflamado - os mais eficazes

O duodeno é a primeira parte do intestino delgado, ou seja, o primeiro "tubo" depois do estômago. Precisamente pela sua localização tão próxima do estômago, é comum que os sucos gástricos e algumas enzimas produzidas neste órgão irritem esta zona do intestino delgado. Por esse e por outros motivos, a mucosa pode sofrer uma irritação e danos, causando o que conhecemos como duodenite ou inflamação desta parte do corpo.

Quando isto acontece, o paciente sente um incômodo muito grande e pode até sofrer de problemas digestivos por isso, sendo essencial tratar essa condição o quanto antes e evitar complicações. Além de seguir as orientações do sue médico, o umCOMo recomenda que você use alguns remédios caseiros para duodeno inflamado como reforço, seguindo as dicas desse artigo. Experimente e verá que funcionam!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a gastrite nervosa

Índice

  1. Duodeno inflamado - sintomas e causas
  2. Tratamento da duodenite
  3. Iogurte para a duodenite
  4. Mel e limão para o duodeno inflamado
  5. Suco de romã
  6. Água de coco
  7. Infusão de camomila e dente de leão
  8. Raiz de gengibre
  9. Duodeno inflamado: dieta

Duodeno inflamado - sintomas e causas

Como comentado antes, a inflamação do duodeno é o inchaço produzido pelo revestimento interno ou mucosa da primeira parte do intestino delgado. Pode ser provocada por diversas razões, mas as principais causas de duodeno inflamado são as seguintes:

  • Produção de ácidos gástricos ou estomacais elevada, ou seja, problemas de acidez estomacal.
  • Comer alimentos irritantes, como comidas ardidas, álcool, café e refrescos, entre outros.
  • Medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides-inflamatórios ).
  • Doença celíaca, uma vez que por vezes a duodenite crônica inespecífica está ligada à doença celíaca. Quando a inflamação do duodeno não aparenta ter uma origem clara, pode ser detectada a doença celíaca ou intolerância ao glúten.
  • Infecção pela bactéria helicobacter pylori no sistema digestivo, assim como outras bactérias.
  • Estresse e ansiedade.
  • Tabaquismo em longo prazo.
  • Cirurgias do aparelho digestivo.
  • Traumatismos na zona abdominal.

Mesmo assim, é necessário saber reconhecer se você está sofrendo deste problema digestivo com uma consulta especializada. Estes são os principais sintomas da duodenite:

  • Dor e ardência na zona abdominal
  • Inchaço abdominal
  • Indigestão
  • Gases
  • Sensação de saciedade constante
  • Náuseas e vômitos
  • Fezes escuras
Remédios caseiros para duodeno inflamado - os mais eficazes - Duodeno inflamado - sintomas e causas

Tratamento da duodenite

Se você acredita que pode estar sofrendo com este problema, o melhor é consultar o seu médico ou gastrenterólogo, o especialista do sistema digestivo. Assim, se você se está perguntando "como curar o duodeno inflamado?", saiba que o especialista receitará o melhor tratamento com medicamentos, assim como uma mudança alimentar que pode ser temporária ou permanente. Ele também oferecerá conselhos para você se cuidar a partir de agora, evitando que o problema aconteça de novo. Tudo isto será ajustado ao seu caso, já que as orientações, os medicamentos e até as doses podem variar de um paciente para o outro.

Entre os medicamentos que ele poderá receitar estão os anti-inflamatórios adequados para cada situação. Também é provável que ele inclua medicamentos adequados para tratar a acidez do estômago no seu tratamento. No entanto, entre todas as orientações, o médico também pode sugerir alguns remédios naturais ou caseiros.

Por esse motivo, em seguida explicamos quais são os melhores remédios caseiros para o duodeno inflamado ou duodenite.

Remédios caseiros para duodeno inflamado - os mais eficazes - Tratamento da duodenite

Iogurte para a duodenite

Se você quer saber como curar a duodenite naturalmente, gostará de saber que tem muitos remédios econômicos e eficazes que você pode preparar em casa que o médio pode recomendar como reforço do tratamento medicinal.

O iogurte é uma das melhores opções, já que possui propriedades antibacterianas muito potentes pois ajuda a regular a sua própria flora intestinal. Além disso, reduz o mal-estar pois alivia consideravelmente a dor e o inchaço em pouco tempo.

Para ver o seu efeito mais facilmente, aconselhamos que você tome um iogurte por dia ou, no máximo, dois. É possível notar o alívio desde o primeiro momento, mas é necessário consumi-lo durante uma semana seguida para notar uma grande melhoria. Em casos mais graves, é possível que seja necessário ingerir este remédio natural por mais tempo, prolongando de acordo com cada caso.

Mel e limão para o duodeno inflamado

Embora o limão seja um cítrico ácido, pode ajudar a aliviar a inflamação da primeira zona do intestino delgado, o que parece contraditório mas não é. Na verdade, o limão ajuda graças ao seu efeito antisséptico e depurativo que ajuda a limpar o aparelho digestivo de bactérias e toxinas em profundidade. A sua capacidade para regular o pH do estômago também ajuda, já que é um alcalinizante. O mel também é muito recomendado para este problema pois também possui propriedades antissépticas, calmantes e hidratantes, ajudando a reduzir alergias e intolerâncias.

Para usar mel e limão para tratar a inflamação do duodeno, você deve ingerir um copo de suco de limão acabado de espremer com uma colher de sopa de mel bem misturada, em jejum, todos os dias.

Suco de romã

O suco extraído das romãs contem altos níveis de antioxidantes e taninos, além da fibra que aporta, o que ajuda a reduzir a inflamação e o mal-estar, aliviando ainda sintomas como diarreia e vômitos. Na verdade, é um dos remédios caseiros para a duodenite mais usados em todo o mundo.

Recomendamos que você consuma o suco de romã acabado de espremer uma vez por dia em jejum. Você pode tomar um copo inteiro ou combinar a romã com mel e limão, misturando meio copo de suco de romã, 2 ou 3 colheres de sopa de mel natural e o suco de um limão.

Você pode tomar este suco ou a combinação anterior por vários dias até recuperar totalmente, mas sentirá alívio desde o princípio.

Água de coco

A água de coco é muito rica em fibras, minerais e vitaminas que são muito adequados para combater este tipo de inchaço no sistema digestivo. Por esse motivo, este remédio natural é cada vez mais utilizado por pessoas que sofrem de transtornos digestivos variados, desde indigestão até prisão de ventre. Assim, ajuda a regenerar a mucosa digestiva, desinflamando e fortalecendo a região e melhorando o problema, além de evitar o seu reaparecimento quando é incluída na dieta habitual.

Para tomar água de coco para curar duodeno inflamado, adquira uma orgânica ou ecolôgica, já que são as formais mais naturais e saudáveis que você encontra no mercado. Consuma entre 3 e 4 copos por dia para notar efeitos positivos na sua recuperação.

Remédios caseiros para duodeno inflamado - os mais eficazes - Água de coco

Infusão de camomila e dente de leão

Outra das melhores opções para aliviar este problema consiste em tomar plantas medicinais diuréticas e calmantes. Uma das combinações mais usadas é a infusão de camomila e dente de leão.

Para prepará-la, ferva um litro de água em uma panela e adicione 2 colheres de folhas e flores secas de camomila e 2 colheres de flores e folhas secas de dente de leão. Misture bem durante 10 minutos e retire do fogo. Deixe a panela repousar longe do fogo e tampada para que a infusão repouse durante 5 minutos, coe e está pronta a beber. Recomendamos que você consuma esta infusão 2 vezes por dia, antes do café da manhã e antes do jantar, durante os dias necessários até você se sentir melhor.

Raiz de gengibre

Outro remédio natural para curar a inflamação do duodeno é a raiz de gengibre. Esta planta medicinal é utilizada há vários séculos, sobretudo na medicina natural chinesa, uma vez que contem muitos benefícios para a saúde como vitaminas, fibras e minerais. Entre as propriedades do gengibre para tratar a duodenite, encontramos o seu poder anti-inflamatório, digestivo e calmante.

Você pode incluir o gengibre nos seus pratos de comida, mas o seu efeito é superior quando é ingerido como infusão, já que é mais direto. Consuma 2 infusões diários por, no mínimo, uma semana e, no máximo, duas semanas seguidas. Se você não tolera o sabor, recomendamos que você adicione um pouco de suco de limão fresco.

Remédios caseiros para duodeno inflamado - os mais eficazes - Raiz de gengibre

Duodeno inflamado: dieta

É vital que, além das medicações indicadas pelo médico, você também ajuste a sua alimentação. Os melhores alimentos em uma dieta para quem tem duodenite são os alimentos ricos em fibra e os alimentos que possuem altos níveis de vitamina A, já que são nutrientes essenciais para diminuir o inchaço e a irritação das mucosas digestivas. Entre estes alimentos, encontramos os seguintes:

  • Suco de uva
  • Morangos
  • Laranjas
  • Melão
  • Amoras
  • Pêssegos
  • Frutos vermelhos e bagas
  • Aipo
  • Lentilhas
  • Cenoura
  • Leite de soja
  • Abóbora
  • Repolho
  • Arroz
  • Aveia

Do mesmo jeito, você deve evitar alimentos que irritem o sistema digestivo e que promovam a produção de ácidos gástricos, como o álcool, os picantes, as especiarias, os embutidos, doces de padaria e frituras.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para duodeno inflamado - os mais eficazes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ivania Souza Silva
Boa noite eu tenho duodenite cronica sinto dores horriveis eu estava tomando o medicamento Gastrium mais não estava fazendo mais efeito gostaria de saber qual seria o melhor remédio caseiro?
antonio luiz rodrigues
Tenho duodenite cronica acompanhada de diarreia. Qual o melhor remédio caseiro que posso tomar?
1 de 5
Remédios caseiros para duodeno inflamado - os mais eficazes