Partilhar

Remédios para corrimento feminino

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 26 outubro 2017
Remédios para corrimento feminino

O aparecimento de corrimento vaginal, quando não tem cheiro ou cor, é algo perfeitamente normal. Contudo, quando o corrimento tem um consistência espessa, um cheiro desagradável ou uma cor forte, pode indicar que existe algo de errado na flora vaginal. Pode ser sinônimo de infecções, fungos ou doenças sexualmente transmissíveis, não devendo ser ignorado. Os sintomas que acompanham o corrimento vaginal são, na maioria dos casos, coceira, dor no baixo ventre e prurido. Para que você possa solucionar este problema em casa e de forma natural, o umCOMO reuniu alguns remédios para corrimento feminino. Saiba como solucionar este problema sem sair de sua casa, conferindo as dicas desse artigo!

Chás

Os chás são uma boa forma de aproveitar as propriedades medicinais das plantas e um dos melhores remédios para corrimento feminino. Confira essas soluções e saiba como prepará-las:

Pau d'arco: O pau d'arco é recomendado para tratar casos de corrimento, infecções urinárias, tricomoníase e candidíase. Coloque meio litro de água numa panela e junte 15 g de casca de pau d'arco. Deixe ferver por 15 minutos, espere que esfrie e coe. Beba três xícaras durante o dia.

Alfazema: A alfazema possui propriedades calmantes úteis no tratamento do corrimento vaginal. Ferva 20 g de folhas de alfazema em um litro de água e tome quatro xícaras por dia.

Aroeira: Numa panela, coloque 100 g de casca de aroeira e ferva com um litro de água por 10 minutos. Beba três xícaras ao longo do dia ou use a mistura para lavar a região genital.

Banho de assento ou lavagem

Para alívio local do corrimento vaginal, pode fazer lavagens íntimas ou banhos de assento com os seguintes ingredientes:

Folhas de goiabeira: As folhas de goiabeira funcionam bem no combate ao corrimento amarelo-esverdeado ou branco com mau odor. Ferva um litro de água e adicione 30 g de folhas de goiabeira. Abafe e deixe repousar por 5 minutos. Coe a mistura, deixe esfriar e faça um banho de assento duas ou três vezes por dia, usando-a para lavar toda a região.

Iogurte: O iogurte natural pode ser aplicado diretamente na vagina, com um absorvente interno, ou ingerido normalmente.

Vinagre de maçã: O vinagre é um tratamento eficaz para o corrimento vaginal. Misture partes iguais de água destilada e vinagre de maçã não filtrado. Use a mistura pata higienizar a zona íntima duas vezes por dia durante alguns dias.

Quiabo: O quiabo é um alimento naturalmente mucilaginoso, contribuindo para a remoção de muco do sistema. Lave 100 g de quiabos e corte em pequenos pedaços. Ferva os pedaços em meio litro de água por 20 minutos até que a água reduza para metade. Coe a mistura e acrescente um pouco de mel. Use-a para lavar a região íntima três vezes por dia até obter melhorias.

Alimentos e Sucos

Alguns alimentos e sucos podem ser utilizados como bons remédios para corrimento feminino. Confira as dicas:

Banana: A banana é um bom remédio caseiro para este problema, assim como para distúrbios digestivos. Coma uma ou duas banas diariamente para alívio dos sintomas.

Figos: Os figos possuem um bom efeito laxante, ajudando o organismo a expulsar toxinas nocivas e resíduos do corpo. Mergulhe dois ou três figos secos em um copo de água de um dia para o outro. De manhã, misture os figos embebidos em água e beba em jejum. A casca da figueira também pode ser moída e misturada com água para lavagens vaginais.

Açafrão: O açafrão possui propriedades anti-sépticas e antioxidantes, sendo útil no alívio do corrimento vaginal. Ferva uma colher de chá de açafrão com um quarto de xícara de água. Quando a água for reduzida a uma colher de sopa, divida a mistura em três e junte uma colher de sopa de água. Beba a solução três vezes por dia até obter resultados.

Recomendações adicionais para tratar corrimento feminino

  • Mude a roupa íntima várias vezes por dia até obter melhoria dos sintomas.
  • Use uma solução antibiótica para lavar a roupa interior e deixe secar ao sol.
  • Depois de usar o banheiro, limpe de frente para trás.
  • Evite café, bebidas alcoólicas ou gaseificadas, alimentos oleosos e alimentos secos.
  • Beba muita água para promover a libertação de toxinas.
  • Confira esse artigo que explica como manter uma boa higiene íntima feminina.

Descubra o que está provocando o problema

Agora que já sabe como fazer remédios para corrimento feminino sem sair de casa, confira esses artigos e descubra o que está provocando o seu problema:

Apesar de poder controlar os sintomas com esses remédios naturais para corrimento vaginal, é essencial que, em caso de persistência dos sintomas, você consulte o seu médico para que ele possa fazer um diagnóstico completo e recomendar um tratamento adequado. Rápidas melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios para corrimento feminino, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Remédios para corrimento feminino

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Emilin de Oliveira
Nossa ainda bem que vim pesquisar para me enformar mais muito obrigado

Remédios para corrimento feminino
Remédios para corrimento feminino

Voltar ao topo da página