Como tratar corrimento vaginal com remédio caseiro
O corrimento vaginal ocorre normalmente quando existe um problema ginecológico, o que causa alterações e aumento da secreção vaginal. Dependendo do problema, o corrimento pode vir acompanhado de coceira, mau cheiro, dor no baixo ventre, vermelhidão, dor ou ardor ao urinar e inchaço. Esta condição pode se dar em qualquer fase da vida da mulher, até mesma nas meninas, visto que durante a infância a higiene íntima pode ser deficiente. O corrimento pode ser um sinal da presença de infeções como a candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana ou feridas no colo do útero. Existem algumas receitas caseiras que podem ajudar a aliviar o problema e em umComo vamos lhe explicar como tratar corrimento vaginal com remédio caseiro.
Passos a seguir:
Um dos remédios caseiros que pode ajudar a aliviar os incômodos causados pelo corrimento branco ou corrimento esverdeado com mau cheiro é o banho de assento com folhas de goiabeira. Para o fazer, você vai precisar de:
- 30 g de folhas de goiabeira;
- 1 litro de água;
- 1 panela;
- 1 bacia.
Para fazer a infusão de goiabeira, deve começar por ferver a água. Depois desligue o fogo e adicione de imediato as folhas de goiabeira e deixe repousar por cerca de 5 minutos, com a panela tampada. Coe de forma a retirar as folhas e despeje para dentro da bacia. Quando a infusão estiver a uma temperatura que consiga suportar, sente-se na bacia sem roupa. Vá lavando com cuidado a área genital e deixe-se ficar até que o chá esfrie. Faça este banho de assento 2 a 3 vezes ao dia e confira os resultados.
Para além do banho de assento, existem chás que podem ser benéficos para o corrimento vaginal, como o chá de losna, alfazema e aroeira. Pode tomar 4 xícaras de chá de losna ou alfazema por dia e, se quiser pode fazer compressa quente com as folhas do chá de losna. O chá de aroeira tanto pode ser ingerido 3 vezes ao dia como pode ser utilizado para lavar a região genital.
Para complementar o tratamento para o corrimento vaginal você deve apostar numa alimentação saudável e equilibrada, à base de legumes e verduras, frutas, evitando os alimentos industrializados. Existem alguns alimentos que podem ser excelentes aliados para o corrimento com mau cheiro como o iogurte natural, a couve, o limão, a romã, a chicória e o melão.
Para evitar o corrimento vaginal deve ser ter algumas cuidados, como a forma como realiza a higiene íntima, que deve ser feita da frente para trás e nunca ao contrário, depois das relações sexuais é importante urinar para que bactérias não fiquem alojadas na uretra, para além disso deve evitar-se o uso de roupas apertadas e de materiais sintéticos e produtos que possam causar alergias, como os absorventes perfumados.
Veja também: Corrimento rosado antes da menstruação é normal?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar corrimento vaginal com remédio caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
Conselhos
- Durante o tratamento do corrimento vaginal a mulher deve evitar ter relações sexuais e, o homem deve ser igualmente tratada, de forma a erradicar a doença.